Os melhores modulares da LEGO - os 5 primeiros!


No seguimento do inquérito que a Oficina dos Baixinhos e a Play Well Portugal têm feitos aos seus leitores, vamos continuar a dar a nossa opinião sobre os edifícios modulares que a LEGO tem feito desde 2007.Não se esqueçam de aceder a este link para darem a vossa opinião.

falamos de 10 conjuntos, aqui e aqui, e hoje vamos falar sobre os que para nós, são os 5 melhores modulares que a LEGO produziu.
Aqui fica a lista:


5º – Brick Bank, 10251 (2016)


Já há muito tempo que os fãs pediam um banco para este tema, e eis que finalmente chegou em 2016. E foi sem dúvida um dos conjuntos mais apetecíveis dentro deste segmento. Este edifício de esquina de dois andares replicava uma instituição bancária, com tudo a que tem direito (balcão, cofre, gabinete do gerente), e continha também uma pequena lavandaria fulcral na história deste set, pois permitia aplicar verdadeiramente o conceito de “lavagem de dinheiro”.







Pontos fortes:

Este conjunto beneficiou com o aparecimento de algumas peças novas que possibilitaram aprimorar alguns pormenores, como os lingotes na fachada, o chão ornamentado da zona de balcões do banco, as fences. Destaque também para os pormenores da fachada no telhado, os vidros decorados, tanto do banco como da lavandaria, as janelas (e a janela em arco) em sand green…e claro, a maneira como o cofre foi feito e o mecanismo que permite passar as notas para a Lavandaria.

Pontos fracos:
O facto de ter estado pouco tempo à venda.

  

4º – Green Grocer 10185 (2008)



Esta pequena maravilha já tem 12 anos e continua a ser um marco em termos de modulares, não só a nível estético como também técnico. É a par do 10182 Café Corner o modular mais procurado e desejado pelos fãs, já que muitos começaram a investir nesta linha quando estes dois conjuntos já não eram produzidos.
A grande novidade neste set foi a preocupação dada aos interiores, pela primeira vez neste tipo de conjuntos cada andar continha alguns elementos decorativos.
Se os andares habitacionais cumpriam serviços mínimos, a pequena loja do piso inferior era relativamente bem detalhada e até fazia “inveja” a um modular mais actual








Pontos fortes:
A fachada do edifício, muito ornamentada e distinta. O set até é bastante alto e “rectangular”, mas não aquele aspecto mais “bulky” como o 10197 Fire Brigade ou o 10224 Town Hall. Os interiores também merecem destaque, assim como as traseiras do edifício, com uma escada que liga diversos pisos.
Destaque também para as imensas peças em sand green, em especial a raríssima Brick, Modified 1 x 2 with Groove, que só aparece em mais um conjunto.

Pontos fracos:
Bem…se para 2008 este era um set quase perfeito, agora já está um bocado ultrapassado. Mas ainda apresenta grandes técnicas de construção. Na nossa opinião, só os pisos habitacionais mereciam mais alguns detalhes, estão muito vazios.

  

3º – Café Corner, 10182 (2007)



Será sempre o modular mais icónico desta linha. No dia em que surgiram as primeiras imagens lembramo-nos perfeitamente de passar longos e longos períodos a olhar para ele e admirar todos os pequenos pormenores. O letreiro em SNOT a dizer hotel, o telhado, a estrutura ornamental por cima da porta do Café feita com skis…este conjunto foi uma verdadeira revolução arquitectónica para a época e foi responsável pelo fim da Dark Age de muitos fãs de LEGO.
Vale a pena ler a abordagem que Luis Baixinho fala no seu blog (este que para ele é o melhor modular de sempre) para se perceber mais a importância deste set.







Pontos fortes:
Foi o primeiro e resultou tão bem que foi o responsável por uma linha que já dura há 13 anos e que tem tudo para continuar.
Em termos estéticos é muito agradável à vista, as cores estão bem equilibradas. Destaque para os pormenores acima referidos (letreiro, estrutura da porta, telhado, mas também as letras no chão, formando a palavra “Café”, a torre ou mesmo os toldos. A possibilidade de, com várias cópias do set, construir um edifício bem mais alto (chegámos a ver um café corner com 12 andares), também é uma característica positiva deste enormíssimo set.

Pontos fracos:
Falta de interiores e traseiras muito obras… mas tudo se perdoa neste set.



2º – Assembly Square, 10255 (2017)



Para comemorar o 10º aniversário desta linha, tinha mesmo de ser um grande set. Foi e literalmente rebentou com tudo. Este Assembly Square não só é o modular com mais peças ( 4002 vs as 2766 do 10224 Town Hall), como também é o maior em tamanho, sendo o único que ocupa baseplate e meia (32 x 48 studs). É grande em pormenores e técnicas espetaculares (a decoração interior e exterior das diversas lojas, nomeadamente a flor e o café – uma pequena referência ao Café Corner, set que deu origem a isto tudo), o consultório do dentista com a cadeira toda apetrechada, os “martelos” do Thor, embutidos na fachada, as pás de uma escavadora a fazer de telhado, o estúdio de fotografia, o de dança, e a micro referência a vários conjuntos míticos da LEGO, entre eles os primeiros 3 modulares.








Pontos fortes:
Tudo. Este conjunto é absolutamente perfeito e um must have para quem gosta deste tema. Aprende-se mesmo muito a construir este set. Uma referencia especial para alguns conjuntos representado em micro-escala: Café Corner, Market Street, Green Grocer, VW Van, Eiffel Tower e o Horizon Express com um pequeno display de comboios. Tudo isto representado numa cena entre mãe e filho a brincarem com os conjuntos. Quase que deixa uma lágrima no canto do olho.

Pontos fracos:
Apenas um…ter sido o último (até ver) modular do Jamie Berard.

  

1º – Parisian Restaurant, 10243(2014)

  

Bem… por onde começar.
Este conjunto traz-nos de volta Jamie Berard ao design de novos modulares, e a mudança é notória. Voltam as técnicas deslumbrantes e inovadores, seja em termos estéticos ou mesmo a utilização de peças em posições que não as habituais. O edifício, habitacional mas com um restaurante tipicamente francês no piso inferior, leva-nos imediatamente para os ambientes de Paris, retratando na perfeição a arquitectura local. Os adornos ornamentais, principalmente no telhado (a utilização da concha e croissant em branco são icónicas neste set), o interior e exterior do restaurante, a cozinha totalmente equipada, os cortinados, o telhado, e a maneira como se abre revelando o estúdio do pintor… tornam este modular quase num play set. Até porque a juntar a isto tudo, temos uma história de amor pelo meio, com um pedido de casamento entre duas personagens.
Por fim, este foi o conjunto que revelou ao mundo a scooter LEGO. Apesar de ter sido uma peça desenhada e pensada para o tema Friends, foi neste set que a scooter vermelha (hoje em dia já existe em mais cores), fez a sua primeira aparição.









Pontos fortes:
Desde a primeira até à última peça a ser colocada neste conjunto, este set mostra tudo aquilo que os fãs esperam nas construções deste tema. Cores bonitas, técnicas arrojadas, peças novas, seja em molde ou cor. E até uma história a complementar o set. Destaque para o telhado e respectivos ornamentos, para a scooter, cozinha, e as peças decoradas do menu e “Chez Albert”, que dão um toque mais especial ao edifício.


Pontos fracos:
Nada, nicles, zero. Tudo “magnifique”

Comentários