Os melhores modulares da LEGO - 15º ao 11º


A propósito do inquérito que a Play Well Portugal e a Oficina dos Baixinhos têm feitos aos seus leitores, e à semelhança do que Luis Baixinho fez, vamos também revelar as nossas preferências sobre os edifícios modulares que a LEGO tem feito desde 2007.
Não se esqueçam de aceder a este link para darem a vossa opinião.

Tendo em conta que são 15 conjuntos, iremos dividir o artigo em 3, começando pelos 5 menos favoritos. Por estarem no fundo da lista, não estamos a dizer que são maus. Apenas que preferimos outros. De realçar que os sets 10264 – Corner Garage e 10270 Bookshop poderão ser um pouco prejudicados em relação aos outros porque ainda não tivemos a oportunidade de os montar.

15 – Town Hall



Aquele que foi durante muito tempo o modular com mais peças (apenas o 10255 Assembly Square tem mais), foi também uma das maiores desilusões para os fãs desta temática.
Coincidência ou não, este também foi o primeiro modular que não teve o dedo de Jamie Berard.




Pontes fortes:
A entrada, com os imponentes pilares, as clarabóias no telhado, o elevador (apesar de ser muito simples) e as imensas peças em dark orange

Pontos fracos:
A monotonia do edifício, uma fachada grande e simples, interiores muito vazios.


14- Market Street


Talvez o conjunto mais "modular" de todos, pois permitia trocar os andares de posição, de lado ou até de edifício (com algumas alterações), este conjunto é um dos mais desejados pelos fãs visto ter sido o segundo modular a ser comercializado.
Na realidade, o Market Street pertencia a outra linha, o Factory ( O 10183 Hobby Trains e o 10200 Custom Car Garage são outros exemplos) e foi desenhado por um fã, Erik Brook (que infelizmente faleceu pouco tempo depois do seu conjunto ter chegado às prateleiras), em parceria com Jamie Berard. À semelhança com o 10182 - Cafe Corner também não tinha interiores, mas tinha exteriores, nomeadamente umas bancas com legumes e fruta nas arcadas à esquerda.



Pontos fortes:
As cores (muito medium blue e dark blue, que na altura não eram muito comuns). A modularidade, os pormenores e as técnicas usadas, tendo em conta a limitação de peças naquela época.

Pontos fracos:
Falta de interiores


13 - Downtown Diner



A partir daqui começa a ser muito difícil fazermos a selecção.  Este modular marca por algumas alterações do que tem sido feito até agora. Há uma nova alteração do LEGO Designer responsável, sai novamente Jamie Berard e entra Mike Psiaki (LEGO Designer do 10252 Volkswagen Beetle por exemplo). Isso nota-se claramente no estilo do edifício, completamente diferente do que se tem feito até agora, com cores vibrantes contrastando com as mais sóbrias das construções de Jamie. A própria estética é também diferente dos habituais edifícios mais "rectangulares.


Outra alteração são as mudanças nas minifigs heads. Até esta altura, eram usadas as clássicas, com os pontinhos a fazer de olhos e o sorriso básico. A partir deste conjunto, são incorporadas expressões o que dá outro efeito a este conjunto.




Pontos fortes:
Os interiores.O diner está divinal: A jukebox, o balcão, a cozinha... gostamos também do pequeno ginásio no piso acima e do estúdio de gravações no último andar. As escadas em caracol nas traseiras também estão muito bem feitas. O Cadillac Rosa é também um clássico.

Pontos fracos:
Não combina bem com outros modulares. A fachada em Tan, construída em SNOT, está muito simples e podia ser mais adornada.


12º - 10270 Bookshop


Este conjunto marca a estreia de Wes Talbott como Designer de edifícios modulares, notando-se claramente uma influencia holandesa (a sua nacionalidade) na construção. E esse é realmente um dos pontos fortes do conjunto, a estética exterior das fachadas frontais.






Ainda não tivemos oportunidade de o podes construir, por isso a nossa visão sobre este conjunto poderá ser alterada quando tal acontecer.

Pontos fortes:
Edifícios muito bonitos, com um bom contraste entre cores mais sóbrias e garridas. Adornos no passeio, telhado, interiores qb., Janelas do edifício habitacional. Alguns pormenores como a árvore e o pequeno avião.


Pontos fracos:
As traseiras muito básicas e praticamente inexistentes.


11º - 10197 - Fire Brigade

Corria o ano de 2009, a linha ganhava cada vez mais fãs, entusiasmados com o modular anterior, o 10185 Green Grocer. E este Fire Brigade não desiludiu.
Mais uma vez foi Jamie Berard o responsável pelo design do set, com muitos pormenores e técnicas completamente novas do que se tinha visto até então.



Pontos fortes: A fachada do edifício, em especial a data inscrita em SNOT, os interiores (principalmente a zona de lazer e cozinha, a introdução do primeiro veiculo neste tema.

Pontos fracos:
O aspecto mais "quadrado" do conjunto e o facto de no meio de tanto tipo de edifício, foram fazer "mais um" quartel de bombeiros.

Amanhã saem os próximos 5. Não se esqueçam de aceder a este link para darem a vossa opinião.

Comentários