Os melhores modulares da LEGO - 10º ao 6º



No seguimento do inquérito que a Oficina dos Baixinhos e a Play Well Portugal têm feitos aos seus leitores, vamos continuar a dar a nossa opinião sobre os edifícios modulares que a LEGO tem feito desde 2007.Não se esqueçam de aceder a este link para darem a vossa opinião.

Ontem falámos dos primeiros 5, ou melhor, dos 5 que gostamos menos, hoje iremos falar dos que estão a meio da tabela, e não foi fácil visto que para nós, o 10º, 9º e 8º estão muito perto entre si, pelo que qualquer um poderia ocupar o lugar de um dos outros na classificação.
Mas aqui fica a lista:


10º – Pet Shop, 10218 (2011)


Este conjunto de 2011 traz-nos não um, mas dois edifícios modulares. Por um lado temos uma pequena loja de animais, com um emblemático letreiro que muitos fãs ainda hoje personalizam nas suas construções, usando outro nome em vez de "pets", e no outro um pequeno edifícios habitacional.

Esse era realmente o ponto forte deste conjunto de Jamie Berard, o facto de termos edifícios que podiam-se destacar entre si e colocar noutra posição com outros modulares, de forma a quebrar a monotonia.

Edifícios muito bonitos esteticamente, com excelentes peças em cores não muito comuns (como por exemplo o sand blue) e com alguns pormenores muito interessantes.




Pontos fortes:
Na realidade temos 2 modulares. Isso é sempre um ponto a favor. O letreiro "pets" está simplesmente perfeito.
Edifícios bonitos e habitacionais, que fazem sempre falta a uma cidade onde quase tudo é loja ou serviço.

Pontos fracos:
Apesar de se notar uma grande melhoria em relação aos seus antecessores, os interiores contêm bons pormenores mas ainda estão um pouco..."vazios"





9º – Palace Cinema, 10232 (2013)



Como grandes fãs de cinema, assim que este conjunto foi anunciado, foi a loucura cá em casa. A construção é muito bonita, a fazer lembrar o icónico TLC Chinese Theatre em Hollywood, a esquina com o letreiro vertical (com a inscrição palace) e a horizontal estão muito bem conseguidas, assim como telhado. Os interiores é que ficam um pouco...aquém do esperado. Os cartazes dos filmes estão hilariantes, só é pena serem stickers.

Aliás, se não estamos em erro, é o único modular que contém autocolantes.



Pontos fortes:
A fachada do edifício está perfeita. Se por um lado até é bastante simples em algumas partes, na verdade recria perfeitamente o glamour de um cinema clássico. Os cartazes dos filmes estão muito engraçados. Alguns pormenores como os holofotes, a máquina que passa a fita ou os telhados, estão fantásticos também.

Pontos fracos:
Interiores muito vazios... os "andares" são muito altos o que contribui para esta sensação. A sala de cinema propriamente dita, mais parece uma sessão de filmes no sofá lá de casa.
O conjunto traz também um veículo... mas ainda não percebemos bem o que é aquilo.


8º – Grand Emporium, 10211 (2010)


Este imponente modular de 10210 representava um "pequeno" shopping, muito ao estilo El Corte Inglés, com vários pisos com diferentes tipos de artigos. Apesar de ser muito "quadrado", a verdade é que representa muito bem este tipo de estabelecimento. Contém grande pormenores, como a escada rolante, o placard no topo do edifício, o limpa janelas com elevador, o candelabro de tecto,e com duas ou três unidades deste conjunto, era possível construir um enorme armazém.


Pontos fortes:
Uma fachada simples, mas bonita. Tal como indicámos anteriormente, tem excelentes pormenores como a escada rolante, o placard no topo do edifício, o limpa janelas com elevador, o candelabro de tecto, o provador de roupa. Possibilidade de empilhar vários andares de modo a fazer um verdadeiro armazém

Pontos fracos:
Interiores com bons pormenores...mas muito vazios. Parece um shopping depois dos saldos, onde tudo foi limpo.


7º – Corner Garage, 10264 (2019)


Ainda não tivemos oportunidade de montar este conjunto, nem de o poder observar com as "mãos", mas somos grandes fãs dele. O facto de ser um modular de esquina e de conter tanto pormenor também joga a seu favor. Os interiores estão fantásticos, com um pequeno consultório veterinário, um "T0" habitacional no último piso, e claro está, a garagem por baixo, com uma pequena bomba de combustível.





Pontos fortes:
Esteticamente bonito, destaque para as janelas em Sand Blue. Interiores bem detalhados, T0 com tudo o que precisa, consultório bem apetrechado e uma oficina com tudo o que é necessário. Um dos melhores veículos deste tema.

Pontos fracos:
Nada a assinalar, possivelmente depois de o construir iremos encontrar alguma coisa.


6º – Detective's Office, 10246 (2015)

A partir deste ponto... os conjuntos praticamente roçam a perfeição.
Este Detective's Office é uma pequena maravilha cheia de pormenores fantásticos. São muitos os pormenores a destacar, desde o pequeno cabeleireiro, o salão de jogos (com a mesa de bilhar e a ventoinha de tecto), o próprio escritório de detective, e a utilização de peças em situações nada habituais (vejam bem o telhado do edifício do lado esquerdo). Mas um grande pormenor é o mistério das bolachas roubadas!





Pontos fortes:
Praticamente tudo. Os pormenores que já indicámos anteriormente, desde o pequeno cabeleireiro, o salão de jogos (com a mesa de bilhar e a ventoinha de tecto), o próprio escritório de detective, o letreiro a dizer "pool" e os diversos esconderijos. Mais uma vez o letreiro em SNOT, tal como o existente no 10218 Pet Shop com a inscrição Al's (cabeleireiro) . Algumas peças que simplesmente adoramos, nomeadamente os vidros impressos do salão de jogos e do escritório do detective, a peça (vidro) que faz de espelho e finalmente... uma baseplate em redish brown, único conjunto que contém uma.


Pontos fracos:
Alguns fãs mencionaram o facto do edifício da esquerda ser muito baixo, mas a nossa opinião é que até fica bem existir algum desnível entre eles, principalmente se inseridos junto com outros modulares.

Comentários