Sondagem LEGO Ideas - os melhores sete conjuntos para a Play Well Portugal






Nas últimas semanas a Play WellPortugal e a Oficina dos Baixinhos têm feito aos seus leitores uma pequena sondagem (não se esqueçam de aceder a este link para votarem nos melhores conjuntos), para tentarmos descobrir quais os sets LEGO Ideas favoritos dos nossos seguidores.

Até agora já revelámos 24 da nossa lista de preferências e hoje iremos revelar aqueles que para nós são os melhores conjuntos LEGO Ideas
Relembramos que a nossa opinião é… lá está, uma opinião. São imensas as variáveis que iremos usar para avaliar os diversos sets, desde disponibilidade, tipos de peças usadas, construção, jogabilidade, nostalgia, para aquele que é provavelmente o tema mais diverso que a LEGO tem.


Sendo assim, aqui fica a lista da Play Well com os melhores sete conjuntos:


Numa altura em começaram a surgir os veículos Creator Expert, este conjunto era um must have para qualquer coleccionador deste tema. O modelo original (da autoriade bricktrix_Carl) sofreu algumas alterações até à sua versão final, mas permitiu a introdução de algumas peças novas muito utilizadas nos dias de hoje, como por exemplo o brick round em cotovelo (peça 25214). Uma experiência de construção fantástica e que fica bem em qualquer prateleira lá por casa.




E quem é que consegue resistir a estes "olhos"? 
Para quem é fã da Disney, era imperativo adquirir este fantástico conjunto, ideia original do AFOL MacLane. A versão final sofreu algumas alterações, mas que todos consideraram melhor e foi um sucesso de vendas. Teve no entanto um problema de construção, em que a LEGO foi obrigada a corrigir, parando a produção e elaborar um novo modelo com uma alteração no "pescoço", que tombava muito facilmente, e disponibilizou as peças necessárias a quem já tinha adquirido o modelo.






Esta é daquelas "como é que ninguém pensou nisto"?

Tal como o set anterior, este é outro caso de um conjunto que foi adquirido por muitos que nem eram fãs de LEGO propriamente dito, mas que se renderam à ideia. A ideia original pertenceu  JakeSadovich77 e conseguiu atingir 10.000 apoiantes em menos de 2 meses. A versão final pertenceu ao português LEGO Designer Tiago Catarino que apesar de ter de reduzir o tamanho do barco e garrafa, incutiu alguns pormenores muito interessantes no projecto, incluindo os ornamentos na base e gargalo da garrafa, e o detalhe fantástico da bandeira de Portugal no barco.




Muitos podem achar que este conjunto se encontra numa posição demasiado elevada na nossa lista em detrimento de outros, mas a verdade é que este conjunto para nós revela-os algumas das melhores essências deste brinquedo, versatilidade, criar histórias, 1001 maneiras de brincar e muita imaginação. O conceito é fantástico, através de um livro que se abre, é possível criar as nossas histórias e brincar com elas. O projecto original é do AFOL JKBrickworks, conhecido pelos seus trabalhos de motorização e do qual já falamos algumas vezes no nosso blog, e permitia recriar cenários como o capuchinho vermelho, ou algo mais ligado ao mundo LEGO, com temas de piratas, medieval ou mesmo western. O projecto final manteve o capuchinho vermelho, mas só acrescentou mais um conto, o de "Jack e o Caçador de Gigantes". O livro em si foi "forrado" numa cor mais bonite, a tile impressa 8 x 16 é fantástica, e este torna-se um excelente conjunto para mostrar às visitas quando forem lá a casa.



Qualquer um dos próximos três conjuntos podia ser considerado o melhor para nós. Todos eles são excelentes, uns com pontos mais fortes que outros mas temos que fazer a distribuição de alguma maneira. O Old Fishing Store foi uma relativa surpresa pois apesar de muitos quererem que a ideia passasse a set oficial, a LEGO nunca tinha escolhido projectos semelhantes (nomeadamente modulares ou construções citadinas - e até hoje não o voltou a fazer). A ideia original é de RobenAnne que submeteu mais alguns projectos similares na plataforma (vale a pena vê-los) mas infelizmente, e apesar de mais alguns terem atingido os 10.000 apoiantes, só este é que passou a set oficial...e é um dos melhores conjuntos LEGO dos últimos anos. O modelo final ficou muito fiel ao projecto original e contem muitos pormenores fantásticos, peças muito úteis para MOCs em cores não muito comuns e o processo de montagem é muito gratificante.




O maior conjunto da linha LEGO Ideas só não está em primeiro...por um mero pormenor que iremos revelar de seguida. Este set de 3036 peças foi um projecto original de KevinTreeHouse e demorou cerca de quatro meses a atingir os 10.000 apoiantes. Consistia naquele que é o sonho de muitas crianças (e adultos) de ter uma casa na árvore, repleto de pormenores e brincadeiras.
O conjunto oficial teve o dedo de César Soares e na nossa opinião foi sem dúvida a melhor escolha para o projecto, dando-lhe o seu toque pessoal que tão bem conhecemos das construções que faz (como por exemplo o display da Flores Encantada) e inclui as novas peças LEGO provenientes de material sustentável.
Podem saber mais sobre este conjunto na entrevista que fizemos ao César Soares.




Este conjunto foi mesmo amor à primeira vista. Assim que o projecto de Bricky_Brick (vejam as restantes construções dele, nomeadamente a de Lisboa, principalmente se forem fãs de modulares) foi colocado na plataforma Ideas, o burburinho dos fãs foi enorme e atingiu os 10.000 apoiantes em menos de dois meses. Como muitos sabem, piratas é um tema muito amado pelos fãs de LEGO (dizem que é o segundo tema favorito de todos) e a expectativa de ver relançado este tema, ainda que fosse só com um set, era grande.A ideia original consistia numa baía, com o que parecia ser uma "fortaleza" pirata construída a partir de diversos destroços de embarcações. Continha muitos pormenores interessantes, tesouros e segredos, e de facto prometia muito.
Quando foi oficializado que iria passar a set oficial, foi uma festa nas redes sociais junto dos fãs de LEGO. E em quando em Março desde ano a versão final foi apresentada, foi o verdadeiro delírio. A equipa responsável "distorceu" um pouco a ideia original, mas inclui um pormenor icónico que foi muito bem recebido junto dos fãs, tornando num set 2-1 em, em que permitia construir o tal esconderijo, mas também um barco pirata, nada mais nada menos que uma nova versão do icónico 6285 Black Seas Barracuda, set que fez 30 anos em 2019 e fez parte da primeira "fornada" que a LEGO fez de piratas.
A juntar a isto tudo, a marca realizou uma campanha de marketing fantástica, com uma caixa com um design muito similar aos conjuntos dos anos 80, ou mesmo este vídeo, que nosso caso particular, por sermos jovens adolescentes quando o tema clássico saiu e por estarmos neste momento a incutir o brinquedo LEGO aos nossos filhos, tocou-nos mesmo no coração ao máximo.
Em relação ao set, os detalhes são muitos, as novas versões das personagens são fantásticas, o easter egg da estátua da ilha dos islanders é muito bem conseguido, e estamos ansiosos por deitar as mãos a um (ou dois) sets destes.



E pronto, esta é a nossa lista. Não se esqueçam de ver também o blog Oficina dos Baixinhos para lerem outras opiniões sobre os sets deste tema. Nos próximos dias iremos avançar com os resultados da sondagem.


Comentários