César Soares é um conhecido AFOL Português, e desde há 4 anos atrás, LEGO Designer a residir em Billund, Dinamarca. Da suas mãos foram produzidos alguns conjuntos emblemáticos como a 75244 Tantive IV e a 21318 Tree House. Recentemente foram revelados novos conjuntos Star Wars, nomeadamente o 75274 TIE Fighter Pilot Helmet e o 75276 Stormtrooper Helmet que são da sua autoria, e vão dar o mote para esta pequena entrevista que César aceitou dar-nos, onde fala também de outros conjuntos em que trabalhou, do seu background como AFOL antes de ser LEGO Designer, e da sua vida na Dinamarca.
1-Foi recentemente revelada uma nova linha dentro do tema LEGO Star Wars, nomeadamente uma colecção de capacetes icónicos desta saga. Pelo que sabemos, foste o responsável por dois, o 75274 TIE Fighter Pilot Helmet e o 75276 Stormtrooper Helmet. Fala-nos um pouco sobre a tua experiencia com estes 2 conjuntos.
Eu estive envolvido desde o inicio na criação deste novo conceito e fui responsável pelo design de alguns modelos iniciais com os quais fizemos alguns testes dento do publico alvo. Assim, foi com alguma naturalidade que estive também envolvido na fase de desenvolvimento até ao produto final dos sets 75274 e 75276. Foi um enorme prazer e ao mesmo tempo um desafio muito grande desenvolver estes capacetes. São extremamente orgânicos e sobretudo o Stormtrooper mostrou-se particularmente difícil de traduzir para LEGO. No entanto, na minha opinião, acho que serão populares, para fans de LEGO e de Star Wars e ficarão muito bem numa qualquer prateleira ou secretária de trabalho.
(75276 Stormtropper Helmet, 75277 Boba Fett Helmet e 75274 - Tie Fighter Pilot Helmet) |
2-Tens estado envolvido maioritariamente no processo criativo de conjuntos do universo LEGO Star Wars. És fã da saga? Tendo em conta que estão sempre a sair filmes e séries novas, deves ter acesso antecipadamente a muita informação de forma a que os conjuntos estejam prontos nas estreias dos novos filmes. Com que antecedência começas a trabalhar nelas e como se desenrola esse processo?
Sim, sou um grande fan da Saga. Aliás, desde criança que vejo e revejo os filmes e algumas das series. Ainda assim, a trilogia original é a que mais me cativa e me traz nostalgia. A informação a que temos acesso vem antecipadamente, sim, muitas vezes ainda com o processo criativo da própria Disney a decorrer. Não há um tempo certo, e varia muito com esse nível de desenvolvimento do processo criativo da Disney e com o grau de confidencialidade necessário (o The Mandalorian, por exemplo estava envolvido em muito secretismo). Mas por norma, recebemos a informação cera de 1 ano a um ano e meio antes da estreia. Da mesma forma, um set Star Wars fica em média finalizado cerca de um ano antes da data de lançamento. O processo de design e desenvolvimento depende da complexidade e do tamanho do set, mas pode ser de 3 ou 4 meses até 2 anos ou mais. O nosso trabalho diário é muito baseado em “loops”. Construímos, desfazemos, re-construímos com melhorias, desfazemos novamente, etc etc. É importante referir que há muitas pessoas envolvidas neste processo e que são fundamentais, desde o Líder Criativo até aos responsáveis pelas instruções.
3-Como tem sido o processo criativo dentro deste tema? Muitos conjuntos são reedições de reedições de outros já feitos anteriormente… por vezes deve ser difícil introduzir algo novo num conjunto que já foi feito diversas vezes. Sentes essa dificuldade extra? Como foi desenhar o 75244 Tantive IV?
Para mim que ainda só estou há pouco mais de 4 anos na LEGO ainda é divertido fazer o que quer que seja, embora eu prefira trabalhar em sets da trilogia original. Isto significa que estou envolvido bastantes vezes em sets que já foram feitos antes. E para mim isso não é problema nenhum. Antes pelo contrário! É um desafio extra tentar melhorar e fazer algo diferente. A primeira coisa que faço sempre é construir o set anterior e pesquisar na nossa base de dados se houve reclamações sobre algum aspecto do set. Depois disso, habitualmente não olho mais pro set (salvo se este tiver partes que funcionam tão bem que faz sentido voltar a usar) e começo o meu processo de design do zero. No caso da Tantive 4 foi exactamente assim. E embora haja um ou outro pormenor que mantive, 95% da construção é nova e/ou diferente. É sempre um desafio extra, sim, mas para mim é apenas mais um incentivo para tentar fazer o melhor que consigo.
(75244 Tantive IV) |
4-Apesar de estares ligado ao Star Wars, o teu maior conjunto acaba por ser um conjunto LEGO Ideas – 21318 Tree House: que para nós (e para muitos fãs), foi o set do ano! Como foi a tua experiência a desenhar este set? Foi-te atribuído ou foste tu que te ofereceste para o construir? Durante a construção do set, apercebeste-te que poderias ter em mãos um conjunto que iria ser adorado por todos?
Trabalhar no 21318 - Tree House foi muito bom! A equipa do IDEAS não tem por norma uma equipa de designers fixa porque a ideia é ter alguém que realmente tenha paixão e goste do set em questão a desenvolve-lo. No meu caso, quando a submissão estava perto de atingir os 10.000 votos, e sem ter a minima ideia se iria ser transformado num set oficial ou não, resolvi fazer um “sketch model” e mostra-lo ao Diretor Criativo do IDEAS. Basicamente eu estava a dizer: “Sou grande fan do conceito e se for escolhido eu gostava de o fazer!”. E assim, foi passados uns meses o set foi selecionado e eu fiquei com a tarefa de o tornar num set oficial. Apesar de ser baseado numa submissão do IDEAS, o set sofreu uma revolução quase total a nível de construção e técnicas, cores utilizadas e jogabilidade. O original era bastante frágil e as cores um pouco escuras para os objetivos da LEGO que era apelar ao máximo de fans possível. No final a ideia era manter o conceito, torna-lo numa experiência de construção interessante e envolvente e que fosse visualmente apelativo. Eu tinha um pressentimento que o set iria ser popular por ser algo muito diferente do que normalmente a LEGO faz nesta área e pelas razões que mencionei em cima, mas confesso que me surpreendeu bastante o fato de ser considerado em alguns sites, o set do ano!
21318 - Tree House |
5-Alguns colegas teus costumam deixar algumas…”marcas” pessoais nos conjuntos que desenham. Bandeiras, iniciais, temos até o Marcos Bessa com um sticker com uma caricatura sua no 70922 - The Joker Manor. Tens deixado as tuas assinaturas nos conjuntos que fazes?
Infelizmente não tenho tido oportunidade para fazer isso. Quando trabalhas num IP torna-se ainda mais difícil. Então se for um que não utilize matriculas ainda pior! No 21318 deixei a minha marca num dos quartos, com uma mini casa medieval a representar um brinquedo.
6-Fez agora 4 anos que estás na Dinamarca a trabalhar na LEGO. O que podes dizer desta experiência? Se trabalhar na LEGO é um sonho para muitos, a experiência de vida na Dinamarca pode ser mais complicada, devido às barreiras linguísticas e ao próprio clima. Como foi essa adaptação, principalmente com a tua família?
Trabalhar na LEGO, em si, é fantástico. A empresa é fantástica e a função em si, para alguém como eu que é fan de LEGO, não podia ser melhor. Claro que viver noutro país vem sempre com desafios e algumas perdas. A minha família veio comigo pouco tempo depois e até à data tem corrido bem. O país ainda é bastante diferente do nosso mas de uma forma geral as condições de vida e de trabalho são superiores. A língua raramente é uma barreira uma vez que a língua oficial na LEGO é o inglês e fora disso, qualquer pessoa fala pelo menos um pouco de inglês na Dinamarca. O clima, esse sim, é o principal problema. Os invernos são longos e rigorosos. Mas com um pouco de “Hygge” e boa vontade lá se vão passando.
7-Já vimos alguns MOCs teus já enquanto funcionário da LEGO. Consegues arranjar tempo e vontade para construir em casa, não te apetece desligar o “chip” assim que sais do trabalho?
Neste momento estou numa fase em que é muito difícil de construir fora do trabalho devido à falta de tempo e também pelo fato de não querer chegar a casa e mexer em LEGO outra vez sob pena de algum nível de saturação ser atingido. Nos primeiros 3 anos ainda construí bastante, mas com o passar do tempo fui deixando de o fazer. Ainda tenho alguma vontade mas faço um esforço consciente para chegar a casa e não pensar tanto em LEGO (embora ainda visite blogs, sites, etc) e para isso ajudou ter arranjado outros hobbies.
8- Começaste a ser mais “conhecido”, através de construções tuas que foram surgindo em actividades e eventos da comunidade 0937 (O teu display da Floresta Encantada ainda é e vai ser durante muitos anos um marco dentro do panorama português, e mesmo internacional, no que toca a LEGO).De facto, cada vez são mais os LEGO Designers com um “background” AFOL. Consideras que foi uma vantagem para ti a integração inicial numa comunidade AFOL? Aconselhas o mesmo para quem está a iniciar o seu percurso no mundo LEGO ?
Sim, sem dúvida. Apesar de a transição ser difícil pois trabalhamos com muitas mais restrições e condicionantes, considero que foi uma vantagem crucial. Conheces bem o sistema LEGO, como funciona, como as peças interagem e isso é uma vantagem. Ter feito parte da Comunidade 0937 foi e é um dos maiores orgulhos que tenho no Universo LEGO. Conheci pessoas que se tornaram verdadeiros amigos e, ao mesmo tempo, permitiu-me entrar mais facilmente neste mundo. E sim, definitivamente aconselho qualquer pessoa que está a iniciar a juntar-se a uma LUG: so traz vantagens!
(uma pequena parte desse display) |
9- Que conselhos deixarias a quem está a começar a dar os seus primeiros passos na construção de MOCs, ou mesmo a quem almeja um dia trabalhar na LEGO como tu?
Construir, construir, construir. Sets oficiais, sim, mas muito importante: construir MOCs e de preferência algo que seja uma paixão. O meu conselho para quem quer um dia ser LEGO Designer é sempre este: construir o mais possível, sets oficiais e MOCs, conhecer bem o sistema LEGO e nunca desistir. Eu consegui o meu emprego de sonho quase com 40 anos! Nunca é tarde para se conseguir o que queremos. Ter uma licenciatura em Design ou similar ajuda mas não é essencial para se ser LEGO Designer. Paixão por LEGO, trabalhar bem em equipa, ter bom sentido critico, saber o que torna um brinquedo interessante para crianças e conhecer bem o sistema LEGO. Estes são os aspectos mais importantes.
Muito obrigado César, e mais uma vez muitos parabéns pelo teu excelente trabalho
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