O set LEGO do dia: 6557 - Treasure Hunters, de 1997

 


Foi um dos meus temas (ou subtemas) favoritos dos anos 90, isto numa altura em que já estava a entrar numa dark age. Não tive nenhum na época, mas já como adulto, não descansei até completar a colecção. E hoje falo daquele que é dos mais raros e que foi o último a entrar lá em casa.

O set LEGO do dia é o 6557 - Treasure Hunters, de 1997, um dos 47 conjuntos LEGO Town lançados nesse ano, e um dos 13 da linha Divers (1997-1998), que abordava a exploração subaquática, tanto a nível animal como arqueológico. Foi uma espécie de antecessora da linha City Deep Sea Explorers, que foi vendida em 2015 e 2020.

Um tema sem qualquer conflito ( a não ser que os mergulhadores fossem perseguidos por mantas e tubarões), esta linha contava com muitos conjuntos com o mesmo conceito. Um barco, que servia de apoio a um veículo subaquático (ou apenas mergulhadores solitários) e uma pequena construção com rochas e vida marinha, ou destroços de embarcações.
E o 6557 não fugia à regra, com um barco com guincho, um mini submarino, e uma construção com restos do casco de um barco, com alguns artefactos espalhados pelo fundo do mar.
Este conjunto esteve apenas disponível no mercado Norte Americano, e apenas através da shop@home, conforme descrito nos catálogos sazonais da mesma. E o mesmo aconteceu com outros conjuntos, que além de serem exclusivos, possuíam caixas com formatos bastante originais. Mas sobre esses falarei em outros dias.

Segundo o Bricklink, continha 126 peças 3 figuras, e como acontece quase sempre em temas novos, muitos elementos eram novos também. Em relação às figuras, cabeças e torsos com impressões novas, mas o destaque vai para os novos visores e as botijas de oxigénio.
Já em relação às peças, e contando apenas com este set, temos:


Não é realmente um set fácil de encontrar, andei anos e anos atrás dele, até que consegui encomendar um do eBay americano, pagando 20$ mais portes, mas sem instruções nem caixa. Estava completo, e com os autocolantes todos, que era o mais importante para mim,  isto em 2019. Se calhar voltamos à discussão do dilema do outro dia, sobre o que era ou não um set completo.

E por aí, alguém teve ou tem este conjunto? O que acham dele e do tema?







Comentários