Dilemas de um AFOL - até que ponto temos um set LEGO?

 


Vou começar uma nova rúbrica, onde o objectivo é saber a vossa opinião sobre determinados temas que à partida podem parecer óbvios...mas que na realidade não sejam tanto assim. E vou começar por uma pergunta mais complicada, principalmente para os coleccionadores.

Para vocês, o que é um set LEGO? Claro que todos sabem que é um artigo vendido pela LEGO, normalmente dentro de uma caixa, e geralmente com peças de construção. Mas o que é que lhe acontece depois de aberta? Continua a ser um set?

Os colecionadores mais puristas apenas consideram sets como aqueles que estão fechados. Outros também consideram aqueles que estando com caixa aberta, mas que ainda têm os sacos fechados.
Outros não precisam de ter os sacos fechados, mas têm de ter caixa e instruções. Alguns só querem as instruções. Outros nem ligam a isso, bastam ter as peças originais.
Para outros, nem precisam de ter as peças originais, ate podem ser com peças de diferentes épocas, desde que com aspecto semelhante. E por aí fora - existem muitas versões - há até aqueles que montam os conjuntos, desmontam tudo e guaram religiosamente dentro da caia, incluindo as peças extra - sem nunca misturar nada com outros sets.


Sendo assim, gostaria de saber qual a vossa opinião. Por exemplo, um set que seja nosso desde criança, que já não tenhamos caixa e/ou instruções ainda é um set? E se uma peça tiver sido partida, e foi substituída por outra igual? E se foi substituída por uma com um molde novo?
Outra hipótese (ou não, de ser um set): Nunca tive um determinado conjunto, mas no meu inventário tenho as peças suficientes para o construir, com os moldes correctos. Não sei a origem dessas peças, nem tenho instruções nem caixa para esse conjunto. Se o construir, terei eu um set na minha posse?

Qual é a vossa opinião sobre isto?

Comentários