À conversa com... Rita Caré



Hoje a nossa convidada é Rita Caré, 44 anos , uma talentosa AFOL multifacetada e com muita imaginação. Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com


1 - Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

Sou uma “jovem” de espírito, com 44 anos, que adora aprender, principalmente como autodidacta, e construir num sentido muito abrangente: desenhar e pintar, construir em Lego, moldar em plasticina, escrever textos, tirar fotos, produzir vídeos, fazer crescer um blog ou uma rede social…

Tenho formação em biologia e especializei-me em comunicação de ciência e cultura, e em gestão de eventos, porque adoro partilhar histórias através dos materiais que estiverem disponíveis.


2 - Qual é a tua primeira memória com LEGO?

Um set “Castle” do início dos anos 1980. Era amarelo e tinha cavalos (a presença de animais é fundamental nas minhas melhores memórias). Eu e o meu irmão éramos muito miúdos, a minha mãe ofereceu-nos o set mas, como era complexo, divertiu-se a construí-lo! Desculpas… :) 

(Set 375 - Castle, de 1978)


3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Tive uma “dark age” que durou mais de 30 anos. Em 2017-18, estive gravemente doente e passei muitas semanas deitada, a poder apenas explorar a Internet e a ver TV. Vi dezenas de horas de vídeos produzidos por alguns dos mais conhecidos YouTubers que montam e comentam sets de Lego. Entretanto, brinquei com Lego Duplo da minha sobrinha e comecei a sentir aquelas “cócegas” a mexer comigo.

A minha paixão intensificou-se quando comprei uma revista que incluía o polybag 911730 “Star Wars Y-wing – Mini”, que tentei construir sem instruções. Foi esse desafio de “desenhar” em 3 dimensões que me levou a comprar mais e mais Lego. Além disso, apaixonei-me pelas minifiguras acompanhadas por animais da série 71022 “Harry Potter and Fantastic Beasts”! Um dos meus heróis preferidos é o Newt Scamander.


4 - És coleccionadora ou construtora? Se também constróis, podes falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

Colecciono algumas minifiguras. Por exemplo, sou mega fã da Edna Mode, designer de roupa tecnológica e da JB, cientista anti-fantasmas. Faço colecção de microfiguras, de estatuetas e de mergulhadores com os seus fatos todos diferentes.

Tenho alguns sets expostos, mas a maioria desmonto, porque não tenho espaço e quero reutilizar as peças em construções que, geralmente, começam apenas por uma ideia ou por uma única peça. É desafiante olhar para uma peça específica e construir a partir daí. Fascina-me o uso inesperado das peças. Por exemplo, usar armas de cores verdes ou castanhas para representar árvores ou outras plantas.

Também me interessa criar construções abstractas, tal como gosto de pintar aguarela abstracta.  Organizo encontros de desenho há muitos anos. Recentemente passaram a ser todos online, utilizando plataformas de videoconferência e um browser para explorar locais pré-definidos. Em vez de desenhar e pintar em papel, agora também “desenho” os locais que visitamos com Lego.

exemplo mais recente é a construção da Casa das Histórias e o Museu do Mar – Rei D. Carlos, em Cascais - desmontei dois sets Minecraft com lava para ter peças cor-de-laranja! 

(Casa das Histórias e Museu do Mar – Rei D. Carlos, uma criação original de Rita)


5 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

Os sets “Creator 3in1” são fabulosos, porque muitos deles são mais acessíveis (em preço e disponibilidade, por exemplo, em supermercados) e nos mostram a todos (crianças e adultos) o potencial infindável que as peças Lego têm para construirmos as ideias que nos surgem.

Espero que o tema “Ideas” e o tema “+18” (anterior “Creator Expert”) nos tragam bonsais e outras árvores enormes e complexas, parques florestais detalhados, flores e animais.


6 - E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?

Todas as peças que facilitem construir para os lados. Por exemplo, as peças: Brick Modified 1 x 1 with Stud on 1 Side (87087); Bracket 1 x 2 - 2 x 2 (99207 ou 44728).

(Exemplo de utilização das peças 99207 e 87087 no Museu)

7 -Tens algum construtor LEGO favorito?

Três!

O Designer da Lego Marcos Bessa. O seu set “Star Wars - Ewok Village” (10236) e o “Harry Potter - Diagon Alley” (75978) são sonhos que quero tornar realidade. 

O AFOL (Adult Fan Of Lego - Adulto Fã de Lego) Rui Anacleto com as suas construções mais recentes que me emocionaram muito! Serem enquadradas no tema Star Wars não é relevante. O que me interessa é a beleza estética que consegue criar. O que nos emociona é Arte!

Também sou fã do antigo Designer da Lego Tiago Catarino que, além das suas construções diárias, com as quais nos brindou ao longo de quase um ano, conseguiu 100.000 subscritores no seu canal de YouTube num curto espaço de tempo. Sendo formada em comunicação, foi muito interessante seguir esse trabalho incrível.


8 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

Sim, sinto-me actualmente uma espécie de Batman! Tenho uma vida dupla! De dia tenho a minha vida profissional regular e à noite construo Lego e vendo peças. A minha construção preferida é o Museu e Laboratório de História Natural e SobreNatural. A sua estrutura teve como base os sets “Jurassic World” 75930 e 75939 e o “Hidden Side” 70418.

(Museu & Laboratório de História Natural e Sobrenatural, criação de Rita)


(Edna Mode faz visita guiada ao Museu e entusiasma os visitantes para as maravilhas das tecnologias de ponta)

(Laboratório da JB)

No final de Abril de 2020, aventurei-me na criação de uma loja online e internacional de peças Lego.

É a BricksByTheRiver - https://linktr.ee/bricksbytheriver -, nas plataformas BrickLink e BrickOwl. Esta experiência é mesmo para continuar, porque apesar de ser um trabalho de “loucos” (as horas que se passa a separar e a contar peças são infindáveis), mas ajuda-me a descontrair, a interagir com outros AFOL e a comprar mais Lego para os meus MOCs (My Own Creations – Minhas Próprias Criações). 


9 – Como é o teu “espaço” LEGO?

O espaço de construção é uma mesa no meu quarto. A loja está instalada naquela que foi a minha sala de estar. É hoje o meu escritório e tem pilhas de gavetas e mais gavetas e caixas e mais caixas de peças por todo o lado (ainda está muito desorganizado).


10 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções?

Na secção Lego do blog Papiro papirus - https://papiropapirus.wordpress.com/category/lego - e no Instagram, YouTube e Facebook do projecto BricksByTheRiver - https://linktr.ee/bricksbytheriver -.


11 – Fazes parte de algum grupo de fãs de LEGO? (LUG)

Não.


12- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

Gostaria de conhecer tão bem as peças Lego, que conseguiria desenhar com agilidade as minhas construções directamente no software Stud.io, ou noutro equivalente, sem ter que fazer experiências prévias com peças. Se bem que eu não quero deixar de construir com peças!

Muito Obrigado Rita, e continuação de boas construções!

Comentários