À conversa com... Rui Anacleto





Hoje o nosso convidado é Rui Anacleto, 39 anos e natural de Castelo Branco, que nos tem deliciado com excelentes construções originais de Star Wars


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

Olá! Chamo-me Rui Anacleto sou natural de Castelo Branco, tenho 39 anos, tenho formação em Design Gráfico e neste momento trabalho num Call Center

2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

As minhas primeiras recordações com LEGO datam provavelmente dos meus 3 anos sendo o meu 1º LEGO um Duplo 535 Táxi, mas foi provavelmente o set 6371 e o set 6074 que mais me marcaram a infância e com os quais mais brinquei e inventei.



3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Acho que todo o AFOL acaba por ter um dark age, comigo foi desde os 18-19 anos quando fui para Ensino Superior até recentemente à 4 anos que voltei a abraçar o hobby, apesar de ter sido um período de mais de 10 anos, acho que o bichinho sempre lá esteve e mesmo nesse período havia alturas que voltava a construir alguns dos poucos sets (completos) que sobraram da minha infância.

4 - És daqueles que planeia antecipadamente construindo primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

O meu processo construtivo acontece quando menos espero, por vezes vejo-me a olhar para objetos do dia a dia e a imaginar como poderia construir em LEGO. Sempre tive uma boa perceção visual a 3 dimensões, provavelmente influenciado em grande parte pelo começo muito cedo com o LEGO, portanto uma grande parte do processo começa apenas na imaginação, passando por uma segunda fase com algumas tentativas de transpor a construção em formato digital sobretudo no LEGO Digital Designer e numa fase final pela construção em peças reais.


(Algumas das construções de Rui)

5 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

Star Wars sem dúvida é o meu tema favorito, mas também sou fan de Technic e Creator Expert, quanto a outros temas não tenho nenhum em especial que gostasse de ver produzido mas gostava que de alguma maneira sobretudo nos temas mais direcionados para as crianças, tal como nos sets da minha infância surgissem de novo construções alternativas na parte de trás da caixa, porque foram essas alternativas que sempre me estimularam a minha criatividade.

6 - E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?

Não direi predileta, chamaria mais uma peça multifunções presente em muitas das minhas construções, apesar de ser uma peça relativamente recente a Bar 1L with 1 x 1 Round Plate with Hollow Stud (peça 32828 no bricklink)



7 -Tens algum construtor LEGO favorito?

Tenho alguns construtores que sigo com alguma frequência, mas tenho um gosto particularmente eclético e não direi que algum se destaque, embora como português gostaria de salientar o projeto fantástico do Tiago Reis Catarino com o seu canal de Youtube com uma nova construção por dia.

8 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

Estou neste momento numa fase muito embrionária a preparar uma página no Facebook, com algumas das minhas construções, e a preparar um projeto para o Lego IDEAS mas o dia a dia infelizmente não me permite abraçar estes projetos em exclusivo e portanto é algo que será feito no desenrolar de algum tempo.

9 – Como é a tua “oficina” LEGO?

Eu sou tudo menos organizado, as minhas peças quando tenho tempo lá as vou separando por cores o que já não é muito mau, mas também quando crio um MOC a fase de construção passa muitas vezes por simplesmente encomendar as peças necessárias sem na maioria das vezes verificar se as tenho já disponíveis, muitas vezes acontece é recorrer a elas quando no processo de construção necessito de modificar algo, o que acontece com bastante frequência.

(Mais uma "pequena" maravilha de Rui)


10 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções?

Tenho sobretudo uma conta Flickr (https://www.flickr.com/people/158265655@N08/ ) onde tento partilhar algumas das construções, e claro depois tenho as minhas contas pessoais de facebook e mais recentemente instagram onde também partilho algumas construções

11 – Fazes parte de alguma LUG?

É algo que ainda não tive capacidade de explorar, faço parte de alguns grupos de AFOL's no facebook mais proeminentemente no grupo Lego Star Wars Portugal e em alguns outros portugueses e estrangeiros.

12- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

É algo que não gosto muito de pensar, prefiro levar dia a dia sem pensar demasiado o que vou fazer daqui a 1 ano ou 10 anos, mas sei que nunca vou deixar de gostar de LEGO por isso vou continuar a construir um set ou um MOC de cada vez.

Um agradecimento à Play Well pela oportunidade de partilha da minha pequena história LEGO e espero que continuem o vosso excelente trabalho


Obrigado Rui, e continuação de boas construções.
Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com



Comentários