Sondagem LEGO Ideas - segunda parte!






Continuamos as mostrar as nossas preferências em relação aos conjuntos da linha LEGO Ideas, a propósito do inquérito que a Play WellPortugal e a Oficina dos Baixinhos têm feitos aos seus leitores (não se esqueçam de aceder a este link para darem a vossa opinião).

Na semana passada revelámos os primeiros (que neste caso são os últimos) das nossa lista de preferência, e agora iremos falar sobre mais 8 conjuntos.
Relembramos que a nossa opinião é… lá está, uma opinião. São imensas as variáveis que iremos usar para avaliar os diversos sets, desde disponibilidade, tipos de peças usadas, construção, jogabilidade, nostalgia, para aquele que é provavelmente o tema mais diverso que a LEGO tem.
Algum conjunto tem que ficar para o fim da lista, e isso não quer dizer que sejam maus…mas sim que preferimos outros. 


Sendo assim, aqui fica a lista da Play Well com mais 8 conjuntos:


O filme que deu origem a este projecto é de 2010, mas no entanto só 8 anos depois é que este conjunto viu a luz do dia, perdendo assim uma oportunidade de aproveitar a euforia causada pela película.
Se Tron: Legacy como filme não convenceu o público, este conjunto também não entrou nos nossos favoritos, até porque em 2015 surgiu um conjunto algo parecido na linha Agents, o 70167- Invizable Gold Getaway.
Relativamente ao set em questão, apresenta as três personagens centrais da história, e dois veículos característicos do filme.




O 5º conjunto da plataforma LEGO Ideas a ser aprovado replicava o Rover Curiosity, um veículo desenhado e construído para explorar a superfície do planeta Marte.
O modelo é bastante fiel ao veículo original, contendo muitos detalhes como as 6 rodas com suspensão, o braço robótico e tem a particularidade de ter sido submetido por um engenheiro envolvido no projecto original da NASA, o engenheiro Stephen Pakbaz



Apesar de reconhecermos que este conjunto tem sido um grande sucesso de vendas, a verdade é que é um pouco penalizado na nossa classificação por não o termos construído ainda e por considerarmos que é apenas “mais um” conjunto de uma serie televisiva (como tantas que têm aparecido na plataforma LEGO Ideas). Também é verdade que apesar de termos gostado de ver e rever a série, não nos criou ainda aquele sentimento de nostalgia como outros conjuntos desta linha.
Relativamente ao set, o mesmo recria uma cena icónica da serie televisiva F.R.I.E.N.D.S, o café Central Perk, e inclui as 6 personagens e o dono do café. Inclui algumas peças interessantes como as minifiguras, os postes de candeeiro em dark green e algumas peças printed.




O oitavo conjunto da linha Ideas foi uma engraçada surpresa, até por ser o primeiro conjunto “original”, não tentado replicar nenhum veículo ou jogo. (O 21109 Exo suit apesar de ter um número anterior, foi lançado posteriormente).
É também um dos conjuntos mais pequenos desta linha mas que até tem alguns pormenores interessantes. Três cientistas mulheres, cada uma perita na sua área, e uma pequena vignette para cada. Destaque para a peça a servir de quadro com diversas constelações e para o pequeno esqueleto de dinossauro brick-built.



Um conjunto um tanto ou quanto similar ao 21319 – Central Perk, na medida em que é inspirado numa sitcom de sucesso, neste caso o “The Big Bang Theory”, uma série em que as personagens principais são verdadeiros “geeks” e até LEGO é muitas vezes mencionado em episódios. O conjunto contém 7 figuras e apesar de ter uma construção relativamente simples, revela muitos pormenores e peças interessantes, nomeadamente as próprias figuras e as peças impressas.



Há muitos anos que não existe nenhum tema dedicado à exploração espacial (tirando talvez alguns conjuntos LEGO City), mas na linha Ideas é de longe uma das temáticas mas representadas.
Este conjunto de 2020 representa a famosa International Space Station e está muito muito detalhado. A construção é rica em pormenores e proporciona algumas horas à volta deste projecto.
Destaque ainda para as diversas construções em micro-escala, nomeadamente o Space Shuttle.




A partir daqui um dos factores de desempate é o da nostalgia e este tema, tendo marcado a nossa infância, subiu uns pontos na lista graça a isso. O LEGO designer que ficou responsável por este set foi o português António Ricardo Silva que face aos requisitos da LEGO, teve de fazer algumas alterações ao projecto original, nomeadamente reduzir algumas personagens (não ficaram os filhos nem o Dino – ainda que este fez uma aparição especial na TV do set), e a mítica placa de Bedrock também foi riscada do projecto final.
No entanto tanto o veículo como a casa tiveram um upgrade e o conjunto acaba por ser um digno representante destes míticos desenhos animados.



Já tinham surgido alguns projectos ligados a dinossauros na plataforma Ideas, mas nenhum tinha sido aprovado (tirando o 21110 Research institute que tinha um pequeno esqueleto). 
Muitos fãs ficaram contentes com este projecto, especialmente aqueles que começaram logo a imaginar construir um museu à volta deste conjunto. Quando a versão final foi apresentada, regra geral foi “aprovado” pelos fãs, mas também houve algum desapontamento por terem sido “retirados” dois esqueletos ao modelo original (continha 5) e por outros terem sido substituídos por dinossauros diferentes.
Em relação ao set em si, o conjunto está muito bem conseguido, os dinossauros são perfeitamente identificáveis e é uma óptima experiência de montagem.




E amanhã seguem mais 8 conjuntos!

Comentários