Review - LEGO® NINJAGO® 71861 The Old Town 15th Anniversary - Parte 1 de 4!



Foi hoje apresentado aquele que poderá ser o grande set de Ninjago para 2026: Trata-se do LEGO® NINJAGO® 71861 The Old Town 15th Anniversary, um set que como o nome indica, serve para homenagear os 15 anos deste tema no Universo LEGO.

O  conjunto contém 4851 peças e um PVP de 299,99€ e contém 23 minifiguras. E como há tanto para analisar, vou dividir esta review em 4 fases, uma por cada livro de instruções.
Sim, o conjunto está dividido em 4 livros e 44 sacos. Na primeira fase vamos usar 10 saquetas para construir a entrada. E se pensarem como pode estar aqui tanta peça, a verdade é que as paredes são muito muito detalhadas, como poderão ver à frente.

Primeira nota, os stickers. Sim, são mesmo muitos. Se não estou em erro, são 63 colocados em 3 folhas, muitos deles com importantes referências e easter eggs.



Nesta primeira fase temos também 7 minifiguras (8 se contarmos com a estátua do primeiro mestre Spinjitzu). Temos Kai, Nya e Jay, que traz um planador muito engraçado, os clássicos Master Wu, Garmadon e Mystake, e por fim, além da estátua, temos Chuck, o carpinteiro, que aparece nas séries.




A primeira construção é um carrinho de chá, muito bem executado por sinal, onde destaco o ar "liso" do mesmo. Praticamente não se vê studs.





De seguida, uma carpintaria. Todas as placas do set estão escritas em Ninjargon, a língua oficial de Ninjago. O letreiro em cima diz "Chuck's", enquanto o branco diz "Open".
Dois detalhes curiosos, uma tile 2 x 3 com as plantas da carroça do mestre Wu, uma referência aos primeiros episódios, e o windscreen dark green, pela primeira vez em Dark Green. Este é uma espécie de imagem de marca do designer do set, já que costuma usar esta peça, dando-lhe sempre uma cor nova.

Uma nota do set: tem muitas poucas peças em cores novas. A explicação para isso, segundo o Designer, era para gastar poucas slots em peças novas, para poder apostar nas minifiguras.



Terceira mini-construção, a estatua do primeiro mestre Ninjago, onde estão projectadas as 4 armas douradas (armas da criação). Estão incluídas em vários segmentos que podem ser removidos, e usados posteriormente para personalizar a forma da aldeia. Mas sobre isso falarei melhor na parte 4 desta review.



Por fim, o portão. Tem uma espessura bastante significativa, e alia perfeitamente a natureza com a construção humana.
Tem algumas árvores com flores em bright pink e em tons amarelos, vegetação a crescer nas paredes, incluindo uma árvore que cresce por fora de uma das paredes (tanto de um lado como do outro).

O portão está em tons vermelho, com telhado em preto, e ornamentos em pearl gold e sand green. A plate curva é outra das peças numa cor nova (sand green), enquanto que a outra são os icónicos sapos, em preto, que aparecem nos cantos dos telhados, em grande número deste set.



Nota para alguns stickers, como outra referência à série, com um pergaminho com o retrato de Zane e a inscrição "He's alive", uma alusão ao período em que se pensava que ele tinha morrido.








Existe também um esconderijo no telhado, por dentro, onde estão escondidas duas tiles, uma com o pergaminho da profecia do ninja verde, e outra com a motherboard do Ninjago Prime Empire, que servia de "chave para abrir um portal, outra referência a histórias passadas.





E aqui fica a primeira parte concluída.






Estou de facto bastante... "encantado" com esta construção, já tinha dito anteriormente que apesar de Ninjago não ser o meu tema de eleição (muito antes pelo contrário), existem sets incríveis e não apenas aqueles relacionados com Ninjago City. E este irá tornar-se certamente um marco pela sua importância e referências a sets e séries.
Para já, como ponto negativo apenas a quantidade enorme de sets, mas é algo que acontece com outros do género (Arkham Asylum e Welcome to Apocalypsburg por exemplo).

Para já, qual a vossa opinião sobre o set? Nos próximos dias partilharei a segunda parte desta review! :)






Comentários