Review: LEGO® Speed Champions 77256 Time Machine from Back to the Future

 

Nº de peças: 357
Preço:27,99€ / £22.99/ $27.99
Preço p/ peça: 0,078c/ 0,064p/0,078c
Idade:9+
Video review in English: (Coming soon)
Vídeo com a análise em Português: (em breve)
Speed Build: https://youtu.be/8dt3HtjhlXE
Nº de sacos: 5, em papel, numerados
Livros de Instruções: 1
Tempo de construção: Cerca de 30 minutos
Disponibilidade: 01 de Janeiro de 2026
Figuras/personagens: Duas, Marty McFly e Doc Brown
Stickers - Sim, uma folha com (apenas) 7 stickers
QR Code para Insiders Points - Sim
Permite várias pessoas a construir em simultâneo? A caixa diz de 1 a 2 pessoas a montar, e é verdade que algumas partes são independentes e depois encaixadas no modelo principal... mas não me parece dar muito jeito.









Peças: 9.0 /10 - Ao contrário do set 77255 Lightning McQueen, quando vi este conjunto assustei-me porque pensei que iria ter muitas peças para colar. Mas na realidade, são "só" 7. Praticamente tudo o que vêm na imagem principal da caixa é impresso, à excepção dos stickers com a marca do carro, as laterais com a risca preta e o painel de controlo com o nível de plutónio. Além destas, algumas peças pela primeira vez em light bluish gray. Mas as tiles trans blue com as impressões estão lindas, assim como as matrículas, a tampa das rodas, os vidros impressos com o Flux Capacitor e os faróis dianteiros e claro, o Mr. Fusion!

Experiência de Construção: 9.0/10 - Se a carroçaria até é relativamente simples, os detalhes são fantásticos. As engrenagens das traseiras estão incríveis, assim como a utilização do cabo ao longo do carro. Passar de um modelo para o outro também é bastante fácil, além de alterar a posição das rodas, basta mudar 3/4 peças.

Figuras: 9.0/10 - Marty e Doc regressam e só pecam pelas pernas, que são simples e sem impressões. Doc tem um novo torso, mais detalhado que a versão do set Cuusoo/Ideas, nova impressão na cabeça, incluindo uma com um penso provocado pela ferida resultante da queda que deu quanto teve a visão do Flux Capacitor. 
Marty faz excelente uso da recente peça com um colete, para poder ter um novo torso. 

Jogabilidade e Display: É um Speed Champions! Se os mais velhos olham para eles como objectos de exposição, os mais novos querem é colocá-los no chão e empurrá-los em corridas...principalmente um carro que anda e voa? Que maravilha!. E por este motivo, será que fica ao lado de clássicos do desporto automóvel? Alguns podem não concordar, mas se o grupo LEGO continuar a fazer veículos inspirados em filmes...porque não? 
Honestamente, espero que sejam os "primeiros" de muitos clássicos inspirados em filmes (A-Team, KITT, Herbie...etc).

Valor para adultos vs Valor para crianças: Obviamente que os mais novos poderão não conhecer os filmes, mas um carro que voa é sempre interessante. Mas claro que o interesse maior é para os fãs mais velhos, principalmente aqueles que vibraram com as aventuras de Marty e Doc nos anos 80 e 90.



Pontos fortes: 
Peças impressas, poucos stickers
Excelentes técnicas de construção
Facilidade na passagem entre versão de 1955 e 2015
A segunda expressão de Doc
Uma nova variante dentro do tema
Excelente preço por peça


Pontos fracos:
A falha entre o capot e o windscreen
Falta de detalhes nas pernas


Nota final: 9,2 /10

Falta pouco mais de um mês para 2026 começar, e acho que já encontrei o meu set favorito para o ano todo! Sim, sou um grande fã de Back to the Future e das aventuras de Marty McFly e Doc Brown (até a série animada devorei), e por isso motivo a minha opinião pode ser um pouco enviesada. Mas a verdade é que o set tem tudo o que se pede: preço bastante acessível e justo, boas figuras, excelentes técnicas de construção, poucos stickers, e toca na nostalgia como poucos conjuntos o fazem.
Se é perfeito? Não. Mas na minha opinião, pouco falta.




O LEGO® Speed Champions 77256 Time Machine from Back to the Future contém 
357 peças e terá um PVP de 27,99€ / £22.99/ $27.99, ficando disponível para compra a partir de 1 de Janeiro de 2026.

Contém duas minifiguras, Marty McFly e "Doc Emmet Brown" que só pecam pelas pernas, que são simples e sem impressões. Doc tem um novo torso, mais detalhado que a versão do set Cuusoo/Ideas, nova impressão na cabeça, incluindo uma com um penso provocado pela ferida resultante da queda que deu quanto teve a visão do Flux Capacitor. 
Marty faz excelente uso da recente peça com um colete, para poder ter um novo torso que deixa de ter o já referido colete impresso, passando a ter uma camisa apenas. 




Passando para o set, tenho de o dividir em dois aspectos. A 
carroçaria até é relativamente simples, também pelas linhas direitas do design do carro verdadeiro. A frente tem uns pormenores interessantes, mas o melhor está para trás. Os detalhes das engrenagens das traseiras estão incríveis, assim como a utilização do cabo ao longo do carro, passando pela utilização das tiles em trans blue impressas (!) ao longo de uma secção do veículo. E, ao contrário de muitos conjuntos desta linha... é quase tudo impresso!






Ao contrário do set 77255 Lightning McQueen, quando vi este conjunto assustei-me porque pensei que iria ter muitas peças para colar. Mas na realidade, são "só" 7. Praticamente tudo o que vêm na imagem principal da caixa é impresso, à excepção dos stickers com a marca do carro, as laterais com a risca preta e o painel de controlo com o nível de plutónio. Além destas, algumas peças pela primeira vez em light bluish gray. Mas as tiles trans blue com as impressões estão lindas, assim como as matrículas, as tampas das rodas, os vidros impressos com o Flux Capacitor e os faróis dianteiros, e claro, o Mr. Fusion! Só faltou uma casca de banana como acessório!




Passar de um modelo para o outro também é bastante fácil, além de alterar a posição das rodas, basta mudar 3/4 peças.

Peças que sobram após a montagem da versão 1



Peças que sobram após a montagem da versão 2






Comparativamente com o modelo Ideas/Cuusoo de 2013, na minha opinião esta nova versão ganha em praticamente todos os aspectos. Primeiro, as minifiguras não têm que se preocupar com correntes de ar, já que o veículo traz um windscreen. E de resto, tem um aspecto mais limpo, mais aprumado e menos "bulky", bem mais próximo do modelo real do filme.

Sim, a versão mais antiga permitia "criar" as versões dos três filmes", mas por exemplo, entra a versão do segundo e terceiro, pouca coisa mudava, além das rodas. Aqui só faltou umas peças transparentes para colocar a versão voadora "no ar".




Posto isto, parece ser uma nova abordagem para a linha Speed Champions! Se os mais velhos olham para eles como objectos de exposição, os mais novos querem é colocá-los no chão e empurrá-los em corridas...principalmente um carro que anda e voa? Que maravilha!. E por este motivo, será que fica bem ao lado de clássicos do desporto automóvel? Alguns podem não concordar, mas se o grupo LEGO continuar a fazer veículos inspirados em filmes...porque não? 
Honestamente, espero que sejam os "primeiros" de muitos clássicos inspirados em filmes (A-Team, KITT, Herbie...etc).


Obviamente que os mais novos poderão não conhecer os filmes, mas um carro que voa é sempre incrível. Mas claro que o interesse maior é para os fãs mais velhos, principalmente aqueles que vibraram com as aventuras de Marty e Doc nos anos 80 e 90.




(as peças extra)


Mas esta é a minha opinião, por isso quero saber a vossa. Vão comprar? Deixem os vossos comentários mais abaixo.


Obrigado à LEGO e à LAN pelo envio do conjunto, as opiniões sobre o mesmo são da minha inteira responsabilidade.

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar gosto, partilhar e subscrever o canal, para não perder nos próximos dias mais reviews e speed builds com novidades de 2025 e 2026, ou mesmo de conjuntos já retirados.

Speed Build









Video review in English: Coming Soon

Vídeo com a análise em português: Em breve

Comentários