Review: LEGO® Icons 10351 Sherlock Holmes: Book Nook

 


Nº de peças: 1359
Preço:119,99€ / £109.99/ $129.99
Preço p/ peça: 0,088c/ 0,081p/0,096c
Idade:18+
Video review in English: (coming soon)
Vídeo com a análise em Português: (em breve)
Speed Build:
Nº de sacos: 10, em plástico, numerados
Livros de Instruções: 1
Tempo de construção: Cerca de 120 minutos
Disponibilidade: 01 de Junho de 2025
Figuras/personagens: 5 - Sherlock Holmes, Dr. Watson, Irene Adler, Page e Prof. Moriarty 
Stickers - Sim, uma folha com 10 stickers 
QR Code para Insiders Points - Sim
Permite várias pessoas a construir em simultâneo? Tecnicamente não, mas com instruções digitais é possível dividir o processo em duas metades (mais as "capas" do livro)



Peças: 8,5 /10 - Três peças impressas novas (Baker, Street, e o jornal) e um sortido de peças que apesar de não ter nada de novo (excepto algumas cores raras em elementos como a porta (preto) ou o brick 1 x 1 with stud on side (dark tan), são muito úteis e em boas quantidades para quem gosta de fazer "casinhas". Tanto que quero comprar um segundo set...se aparecer com desconto.

Experiência de Construção: 8.5/10 - Gostei bastante, das muitas referências aos livros (infelizmente, quase tudo em sticker), dos vários esconderijos, e mesmo de algumas técnicas.
Apesar de não ser um modular, pode ser uma fonte de aprendizagem para quem quer introduzir ângulos diferentes nos seus edifícios


Figuras: 8/10: Para mim, têm um sentimento agridoce. Por um lado creio que torsos e headgear estão bem adequados, e são perfeitos para quem gosta de fazer MOCs com figuras na época Vitoriana, por outro lado, sendo um tema licenciado (e presumo que por esse motivo não tenha figuras amarelas), não encontro nenhuma referência às mesmas nas obras de ficção. Com um terceiro filme de Robert Donwey Jr. na calha, teria sido muito giro incluir estas.

Jogabilidade e Display: Nota quase máxima! É um playset e um ótimo set para expor (tal como pretendido). Algumas funções, muitos easter eggs às obras literárias e fica lindamente numa prateleira com livros. Melhor, só se fosse iluminado.


Valor para adultos vs Valor para crianças:  Dá para ambos! Mesmo crendo que muitas crianças não conheçam a fundo as obras, podem brincar com o set e fazer as suas histórias misteriosas. Para os adultos, é mais um motivo para entreter as visitas lá em casa (e convertê-las para o LEGO)






Pontos fortes: 
Esconderijos e easter eggs
Fachadas não sendo muito detalhadas, são bem bonitas.
Obviamente que ninguém quer stickers, mas o número (10) não é exagerado
Elementos e minifiguras...

Pontos fracos:
... minifiguras que podiam fazer referência ao filme (ou série) mais recentes
O preço não é completamente exagerado (não tem um mau preço por peça), mas 10 euros a menos seria mais adequado. 


Nota:8.5/10


Depois do Book Nook de Harry Potter, o grupo LEGO lançou outro, dedicado ao público mais adulto, com um tema novo: Sherlock Holmes!
E no meu caso, foi recebido com grande surpresa e muita satisfação, pois sou um grande fã.


(10 stickers)



Este LEGO® Icons 10351 Sherlock Holmes: Book Nook contém 1359 peças e um PVP de 119,99€, estando disponível desde o dia 1 de Junho. Representa Baker Street, rua onde vive o detective mais famoso de sempre, Sherlock Holmes, no número 221B (que na época não existia, mas hoje sim).



O set contém Sherlock Holmes, recuperando o icónico chapéu da série 5 das Collectible Minifiguras (mas sem impressões), e tem também um torso exclusivo com colete e um relógio de algibeira. 



A acompanhá-lo está também Dr. Watson, com chapéu de coco em cor nova, cabeça nova com óculos e bigode farto, e um torso novo com casaco, colete e laço.

Irene Adler também não podia faltar, com cabelo encaracolado numa cor rara, saia e torso exclusivos com um bonito padrão de um vestido em Medium Lavender.

Apesar de desaparecido, o Prof. Moriarty também surge, com um fato com um torso novo. preto e às riscas, sendo que a cabeça também uma nova impressão, com barba por fazer, monóculo e um sorriso bem diabólico.

Por fim, Paige, uma jovem ardina que vende jornais à porta da casa de Sherlock, com elementos mais comuns mas que se adequam lindamente a esta época.

A construção está divida em 10 sacos, dividindo-se essencialmente em três fases, as duas secções onde estão as casas, e as capas que irão cobrir(ou fechar as traseiras das mesmas).

Com a primeira, montamos uma livraria (Elementary Bookshop, referência ao "Elementar, meu caro Watson). Ao abrir a porta, revelam-se dois stickers com estantes e vários livros (e uma máscara misteriosa). Ao lado, uma janela circular que se pode rodar, sendo que atrás da pilha de livros se encontra um biscoito para cão (O cão de Baskerville) - algo que também se encontra dentro da mala de Watson! (querem ver que...).




O rés do chão tem tons em Reddish Brown, enquanto que o piso superior está em dark tan, e apresenta uma enorme janela, com uma silhueta misteriosa no canto, referência ao livro (The Adventure of the Empty House).




Ao todo, na rua, são três edifícios, sendo que o central, em tons cinzento em baixo e sand green em cima, será parcialmente construídos nos primeiros 4 sacos (na primeira "metade), e depois unido através de hinges à segunda metade).



Nesta, encontramos também a casa de Sherlock, com um rês de chão em branco, com alguns masonry bricks nesta cor incluídos, com uma porta preta (cor rara), com um sticker colado para lhe dar um padrão mais vintage. Ao abrir, mais um sticker , com uma prateleira e um bengaleiro, com alguns elementos icónicos da personagem.



Em cima, o piso superior em tom dark orange, com uma varanda e outra janela grande, que se pode abrir e revelar mais alguns Easter eggs, como um quadro com as cataratas de Reichenbach, na Suíça, o icónico violino, e um quadro onde estão algumas notas de um casa, que irei falar mais em detalhe noutro post.



Falta falar do edifício central, completamente oco e sem referências...excepto que contém um mecanismo que ao ser rodado, abre a porta e revela o desaparecido Professor Moriarty, sendo que tem um detalhe curioso, mas útil, ao estar em cima de uma wedge plate, para ser mais fácil a sua colocação e remoção.



Depois disto, não olhem para as traseiras, pois só vão encontrar buracos. Mas felizmente existem mais peças, suficientes para fazer as capas dos livros, sendo que uma tem um bonito detalhe com uma enorme silhueta de Sherlock.
Posto isto, falta apenas colocar as tiles com o nome da rua.



E aqui fica o set completo.



Adorei a construção, e tirei daqui algumas excelentes notas de técnicas de construção, mesmo não sendo um edifício super detalhado como por exemplo, o French Café (aliás, este último até podia ser mais como este.

As referências aos livros e à personagem são excelentes e são uma fonte "extra" de entretenimento, os mecanismos são uma boa adição que conferem mais jogabilidade ao set, tem excelentes peças, e o sortido de minifiguras é boa, embora preferia ver uma selecção afecta a algo mais recente como os filmes ou à série televisiva.

O preço parece-me um bocado elevado, mas também poderá ser devido às complicadas questões relacionadas com os direitos desta autor (muitas disputas).
No entanto, o melhor elogio que posso dar a este set, é que vou manter um exposto, e quero comprar outro (se possível com desconto), pelas peças.


(as peças extra)

Mas esta é a minha opinião, por isso quero saber a vossa.

E por aí, qual a vossa opinião sobre o set? Vão comprar?



Obrigado à LEGO e à LAN pelo envio do conjunto, as opiniões sobre o mesmo são da minha inteira responsabilidade.

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar gosto, partilhar e subscrever o canal, para não perder nos próximos dias mais reviews e speed builds com novidades de 2025, ou mesmo de conjuntos já retirados.


Video review in English: (coming soon)
Vídeo com a análise em Português: (em breve)


Speed Build:







Comentários