Review: LEGO® 43222 Disney Castle - Comparação com o 71040 e porque é que é indispensável para os fãs LEGO Disney

 

O LEGO® Disney 43222 Disney Castle será ao que tudo indica descontinuado até ao final do ano, e por isso os próximos meses poderão ser os últimos que os indecisos terão para comprar este conjunto. Será que vale a pena? 
Analisei os dois, e estas são as minhas conclusões:





Nº de peças: 4837
Preço:399,99€ /399,99$/ 344,99£
Preço p/ peça: 0,083€/ 0,083$/ 0,071£
Idade: 18+ 
Dimensões: 80 cm x 59 cm x 33 cm (Altura, largura, profundidade)
Video review in English: https://youtu.be/HqwDWAyPjzE
Vídeo review em Português: https://youtu.be/xgtFJcva-ss
Speed Build: https://youtu.be/RFL1kF2RcuQ
Nº de sacos: Cerca de 40, numerados de 1 a 25, em plástico
Livros de Instruções: 3
Tempo de construção: Cerca de 7 horas
Disponibilidade: 01 de Julho de 2023
Figuras/personagens: 8 
Stickers - Sim, duas folhas com 11 autocolantes (5 e 6 em cada, respectivamente)
QR Code para Insiders Points - Sim
Permite várias pessoas a construir em simultâneo? Sim, pelo menos três.



Peças: 9.5/10 - Só não leva nota máxima porque tem stickers (mas felizmente não são muitos). À data que escrevo esta review, faz 2 anos anos que o conjunto foi lançado (Julho de 2023), e ainda existem muitas peças raras e exclusivas. A tile com o sapato da Cinderella é uma das raras, mas o enorme brick na entrada, as tiles com as janelas estreitas nas torres e a tile com o brasão na entrada são exclusivas. Assim como muitas outras peças que até surgem em grandes quantidades (maioritariamente na mais ou menos recente cor light nougat, como por exemplo os 57 masonry bricks), ou mesmo noutras cores, como os 45 bricks 1 x 1 x 5 em pearl gold. Ah, e uma varinha de condão em flat silver.

Experiência de Construção: 8.5/10 - Confesso que o livro 2 com as muralhas pode ser um bocadinho repetitivo e cansativo, especialmente para quem também construiu o primeiro castelo (apesar dos excelente detalhes e técnicas das torres), mas o terceiro livro compensa toda essa sensação e ficamos desertos por mais

Figuras: 9/10 - Quando saiu, apenas Tiana não era exclusiva, já que aparecia nas Collectible Minifigures desse ano, mas entretanto já a Branca de Neve e o Princípe Florian surgiram no conjunto da cabana dos 7 anões.
Ainda assim, as restantes 5 são exclusivas (embora eu adorasse ver um conjunto 18+ com a torre da Rapunzel), cheias de detalhes, todas com impressões em duas faces e muitas nas pernas e braços.

Jogabilidade e  Display : Um dos motivos para eu adorar este conjunto, é pelo facto de ser um excelente set para display (se encontramos uma estante para isto), mas também um óptimo play set. São mais de 10 as referências a filmes e personagens Disney que encontramos no castelo, espalhadas por diversos espaços e quartos que podem ser usados para "brincar", especialmente se usarmos as restantes personagens das Collectible Minifigures. O problema para brincar é que se torna um set algo pesado para manobrar.

Valor para adultos vs Valor para crianças: Ambos podem tirar o máximo de satisfação do set. As crianças têm aqui um castelo cheio de referências aos filmes, onde podem brincar com os muitos acessórios. Os adultos, principalmente os fãs de Disney que não compraram a primeira versão do castelo, têm aqui uma representação de um dos "emblemas" mais icónicos do mundo Disney.



Pontos fortes: 
  • Excelente playset
  • Óptimo objecto de decoração
  • Maior que o anterior, com vários detalhes a serem claramente melhoradas
  • Excelente selecção de minifiguras
Pontos fracos: 
  • 179 plates 1 x 1 em dark gold (e 157 1 x 2)
  • Ficou a faltar Bela e o Monstro (ainda que já pudesse estar a ser pensada para o seu set), ou mesmo a Bela Adormecida
  • Podiam ter feito o castelo de outro parque
  • As cores poderão não agradar a muitos fãs, embora esteja fiel ao castelo original.

Nota:9.0/10 



Assim que foi anunciado em 2016, comprei logo o 71040 Disney Castle. Sendo fã de LEGO e Disney, sabia que esse conjunto se iria tornar num marco, retratando o castelo situado no Disney World de Orlando. Tendo sido descontinuado no final de 2022, fiquei algo surpreendido pelo anúncio de uma nova versão 6 meses depois, novamente baseada na na mesma atracção do parque norte americano. A principal diferença é que era maior, e tinha novas cores.
Porquê? Vários motivos. O principal "culpado", foi mesmo a direcção do parque de Orlando. Este iria comemorar 50 anos, e o próprio filme de animação Cinderella iria celebrar os 70 anos após a sua estreia. Como a cores do castelo estavam a ficar bastante degradadas (o branco não se dá bem numa zona tão solarenga), decidiram fazer algumas remodelações, incluindo pintar com cores novas.

No âmbito da licença com o Grupo LEGO, e a propósito da comemoração dos 100 anos do grupo norte americano, foi decidido fazer também um refresh ao set, aplicando as novas cores, mas com muitas coisas novas e diferentes, que irei analisar e comparar de seguida.

Acredito que muitos fãs tenham dito e pensado que não valeria a pena comprar este, tendo a primeira versão (eu fui um deles). Mas comigo essa sensação mudou depois de saber que o LEGO Desginer deste set tinha sido Ryan Van Woerkom, o mesmo do Beauty and the Beast Castle, ou do Snow White and the Seven Dwarves Cottage, dois sets que adorei construir, com excelentes pormenores. Por isso, decidi dar uma oportunidade ao set...e não me desiludiu. Vamos então analisar, e comparar com o anterior.


Minifiguras:




São 8, todas elas com dupla face, representando 4 casais: Príncipe Naveen, com uma capa e dragonas amarelas e a Princesa Tiana, a única que não era exclusiva do set, já que aparecia nas Collectible Minifigures desse ano. Tem uma tiara, vestido e braços com moldes de duas cores.


O próximo casal é o Príncipe Florian e Branca de Neve, que eram exclusivos, até terem surgido no conjunto da cabana dos 7 anões. O Príncipe tem uma capa em dark red, e pernas com moldes de duas cores e impressões na parte superior. Branca de Neve é par mim uma das melhores figuras, com braços com moldes de duas cores e impressões nas magas. A cara tem uma expressão pouco habitual em figuras LEGO, mas que retrata o ar da personagem do filme de 1937, sendo que a capa branca curta invertida dá o toque final.


De seguida, temos Cinderella e o príncipe charmoso, sendo que até é estranho nunca terem saído como minifiguras. A princesa tem braços com duas cores, por causa das luvas e o cabelo apanhado tem dois apontamentos nas pontas para simular brincos.
Já o príncipe tem dragonas douradas e pernas com impressões nos pés, e nas laterais.


Por fim, o casal mais recente, do filme entrelaçados, de 2010. Rapunzel e Flynn Ryder. Este tem pernas com duplo molde e uma das expressões mais malandrecas que já fi em figuras. E claro, não podia faltar a sacola onde ele guardava a coroa roubada. Já Rapunzel tem impressões nos braços e por mim peca por não ter um cabelo maior e as sobrancelhas ficam um pouco estranhas com o cabelo.



Relativamente ao 71040, eram 5 figuras, ou 7, se contarmos com os dois cavaleiros que encontramos no interior do hall. Temos Donald, a única que não era exclusiva já que se repetia nas collectible minifiguras, e ainda Margarida, Minnie (no seu look mais icónico vermelho de bolas brancas, e Mickey, com fato de gala. Por fim, Tinker Bell, a primeira aparição desta personagem, embora mais recentemente tenha surgido em mais dois conjuntos, com impressões e asas diferentes.


Passamos para o castelo propriamente dito. Se já falámos das cores, podemos ver que há algumas alterações estéticas no mesmo, embora, no principal, tenha bastantes similaridades. O set mais recente é mais largo e mais alto, compreensível já que tem quase 1000 peças a mais.
A base é bastante diferente já que a anterior apresentava tons mais cinza, tem elementos naturais como a água (temos mesmo uma ponte) e verde. A outra grande diferença são as muralhas, sendo que para mim estas são bem melhores e mais realistas.





Se no primeiro castelo, alguns padrões eram personalizados com stickers, o novo faz um bom uso dos masonry bricks, alternando com bricks normais. As torres têm também uma forma circular e realista, ao contrário da versão anterior que usava wedges compridas e ao alto, que até se revelavam algo frágeis. No entanto, o topo destas se não estou em erro recorre às mesmas técnicas do anterior, algo que acontece muitas vezes ao longo deste set, o que revela o excelente trabalho de Marcos Bessa na execução da primeira versão do conjunto. Uma outra diferença, à direita, de frente para o castelo, a última torre tem uma forma mais quadrangular, algo que se vê na nova versão do castelo em Orlando.





À frente, o portão e a torre da entrada são bastante similares. Este tem alguns pormenores adicionais como uma cortina em dark blue e uma tile impressa com um brasão do castelo mesmo por cima da porta, na varanda, enquanto que na primeira versão era um sticker.
Atrás desta, o mesmo brick 1 x 5 x 6 impresso, embora numa cor diferente.


A fachada do castelo propriamente dito, é bastante similar também. As diferenças mais significativas são a grande janela, que deixa de ter vidros e passar a usar as treliças, dando-lhe um ar mais medieval sem dúvida. Algumas torres deixaram de ter janelas, passando a ter um sistema de colunas em forma circular, algo que também ficaria bem bonito na cor anterior, branco.



Outro pormenor bem evidente, é o fogo de artifício. Deixamos de ter canhoes que disparam peças coloridas, e passamos a ter duas estrelas com cores trans, seguras por barras transparentes. O conjunto contempla duas, há espaço para colocar outras duas, mas tenho a certeza que com alguma imaginação podemos colocar mais.




Antes de passar para os interiores, e para todas as referencias feitas aos filmes, menciono duas encontradas no exterior. Ambos os castelos fazem alusão à "princesa e o sapo", sendo que na versão antiga existem dois sapos junto às muralhas a guardar uma coroa, e na nova, apenas um sapo. Também na primeira, Brave é referenciada, com a presença de um alvo, o arco e as flechas da personagem, assim como 3 bolachinhas a simbolizar os irmãos, presumo. Neste infelizmente Merida não é contemplada, mas Pocahontas sim, com folhas a voar ao vento, num dos cantos da base. No também para a coroa/tiara algo escondida no interior da torre da porta, possivelmente uma alusão ao facto de a Disney ter imensas princesas nas suas histórias. 








E agora sim, os interiores e a zona de brincadeira, pelo menos o meu filho passa horas a brincar. Começando de baixo para cima, tanto num como no outro, o grande hall parece um bocado vazio, mas parece-me que o novo castelo tem mais detalhe. O 71040 tem para mim uma falha estrutural, já que alguns dos seus pilares não estão fixos ao chão... algo que testei com uma queda que o meu set deu. Além dos dois cavaleiros, existe um enorme relógio de pêndulo, assim como um vaso alto com flores, e uma parede com 3 escudos com brasões (stickers). Não creio serem referências específicas a filmes, mas sim para mostrar a imponência do castelo, com objectos grandiosos. Ao centro, um bonito padrão, com um candelabro a iluminá-lo.





Já o novo, pode ter umas colunas menos trabalhadas, mas estão todas fixas ao chão. E o set contém 4 belíssimos e enormes painéis espelhados (stickers), para cada uma das princesas: Tiana, Cinderella, Branca de Neve e Rapunzel. Ao centro, o padrão no chõ não é tão elaborado, mas tem uma funcionalidade, que serviu de inspiração para o castelo da Bela e do Monstro. Com a ajuda de umas "rodas dentadas", é possível rodar o chão e por um par romântico a dançar.



Nas laterais há ainda espaço para alguns easter eggs: A fonte, balde e vassoura (Fantasia), a bigorna na pedra com a espada (a Espada era Lei), e nas muralhas, o candelabro com o garfo (o Dinglehopper, da pequena sereia), uma espada e uma tile com o desenho de Mushu (Mulan), e uma abóbora, (Cinderella, quase de certeza). Esta tem outra referência na topo da torre, com uma tile transparente 1 x 2 com o desenho do sapato.





Mais abaixo, o piso inferior é praticamente todo dedicado à bela e o monstro, com um louceiro com Chip e Mrs. Potts, o cozinheiro transformado em fogão, e a sala de jantar com a mesa posta a representar o jantar de Bela com os objectos. 
E as referências ao filme não ficam aqui, já que por cima temos uma estante com livros (a biblioteca) e claro, a rosa dentro de uma campânula. Ao lado, temos o tapete de Aladino no chão, com a lâmpada do génio (com um fumo azul a sair) em cima de uma mesa de apoio.
Moana (ou Vaiana na Europa), também marca presença, com o remo e uma tile com sticker com a imagem de Maui.




Ainda aqui, um dos meus detalhes favoritos, com uma caixa com objectos para pintar e uma varanda (sticker) com dezenas de balões de luz a subirem pelo ar... Rapunzel pois claro.
Continuado a subir, um quarto com uma cama, que segundo as instruções revelam ser o quarto da bela adormecida (embora o lavanda me fizesse pensar que era novamente Rapunzel).



Outro dos meus detalhes favoritos, é a roca onde a bela adormecida se pica, mas que esconde uma área com a magia de... Maléfica pois claro. Por cima, o espelho mágico da Branca de Neve, com mais um sticker.

Há ainda duas referências não mencionadas nas instruções: uma maça, provavelmente envenenada, escondida numa janela por cima do quarto de Aurora, e uma torre com vários objectos icónicos escondidos - uma câmara de filmar retro, o desenho de Mickey Mouse, e uma varinha mágica, numa cor exclusiva, que era o símbolo dos 100 anos da Disney e referência a muitos pormenores ao longo da história da empresa de animação, como por exemplo o enorme arco mágico por cima do castelo que serve de introdução a todos os filmes da franquia. 

Está "técnica" escondida também surge no set anterior, mas nesse caso tínhamos um sapato de cristal dentro de uma caixa, junto com um livro com uma capa linda e impressa (e exclusiva) com o castelo.

Relativamente aos interiores, bastantes semelhanças: a cozinha é uma referência à pequena sereia (lembram-se do chef Louis?), uma secção para a bela e o monstro, com a rosa e um candelabro (Lumiere), por cima um baú com uma vassoura, baldes, um livro e um chapéu de mágico ( Fantasia pois claro), ao lado da roca da bela adormecida, assim como a sua cama.
Na torre mais alta, o espelho mágico e a maça envenenada da branca de neve, e uma excelente referência a Rapunzel, com uma tesoura e uma madeixa de cabelo escuro, guardados num baú.



E aqui ficam os dois conjuntos.




Penso ter mencionado tudo o que seja importante sobre os dois conjuntos. À data que escrevo, o 43222 ainda se encontra à venda, mas está previsto ser retirado no final de 2025.
Quem gosta de Disney, e não tem o anterior, acho que este é um set que não pode faltar na colecção.
Posteriormente, deve valorizar tanto ou mais que o anterior, e depois será mais difícil comprar. Aliás, basta ver o preço das minifiguras no Bricklink, ainda que haja sempre o risco de voltarem a surgir em outros sets.



Ambos os sets têm excelentes peças, sendo que talvez as do primeiro sejam mais fáceis de usar (existe até um belíssimo modular como construção alternativa), mas sand blue e light nougat são cores cada vez mais apetecíveis.



Em termos de experiência de construção, esta é muito similar entre os dois, embora para mim o segundo ganhe visualmente por causa das muralhas (que são possivelmente a parte mais "chata" de se montar.

(as peças extra)

Um dos motivos para eu adorar estes conjuntos, é pelo facto de serem excelentes sets para display (se encontramos uma estante para isto), mas também óptimos play sets. São mais de 10 as referências a filmes e personagens Disney que encontramos nos castelos, espalhadas por diversos espaços e quartos que podem ser usados para "brincar", especialmente se usarmos as restantes personagens das Collectible Minifigures. O problema para brincar é que se torna um set algo pesado para manobrar.

Tanto os adultos como as crianças podem tirar o máximo de satisfação do set. As crianças têm aqui um castelo cheio de referências aos filmes, onde podem brincar com os muitos acessórios. Os adultos, principalmente os fãs de Disney que não têm nenhum dos conjuntos maiores, têm aqui uma representação de um dos "emblemas" mais icónicos do mundo Disney, sendo que na minha opinião, o 43222 tem vários detalhes claramente melhores que o 71040.

Mas verdade seja dita, preferia ter visto a representação do castelo de outro parque (Paris por exemplo), em vez de mais um de Cinderella...
E claro, mais um ou dois casais de personagem tornariam este set ainda melhor.

E por aí, há fãs de Disney ? Qual a vossa opinião sobre este set?  Qual o vosso modelo favorito? Deixem os vossos comentários mais abaixo

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar gosto, partilhar e subscrever o canal, para não perder nos próximos dias mais reviews e speed builds com novidades de 2025, ou mesmo de conjuntos já retirados.

Obrigado à LEGO e à LAN pelo envio dos conjuntos para review, as opiniões sobre os mesmos são da minha inteira responsabilidade.

Até já...e brinquem bem.

Video Review in English:



Vídeo Review em Português:



Vídeo com o Speed Build:





Comentários