À conversa com... Ricky Jenkins (legomoctails)




Retomo com muito agrado esta rubrica, e atravesso o canal da mancha para falar com um AFOL que se tem destacado ultimamente pelas suas belas réplicas de locais e monumentos portugueses.
O nome Ricky Jenkins pode não dizer-vos muito (ainda), mas se andarem pelo instagram e/ou estiverem atentos a este blog, se falar em legomoctails o caso muda de figura certo?

Fiquem então a saber mais sobre este talentoso fã de LEGO, e sobre as suas construções e como são feitas, nas próximas perguntas.
E se quiserem ajudar, podem votar no seu projecto do Palácio da Pena na plataforma LEGO Ideas (neste link) ou mesmo descarregar as instruções de forma gratuita no rebrickable (ver aqui)

Já sabem, se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via Facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com




1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, e o que é que fazes?

Tenho 40 anos, sou de Londres, casada e tenho 2 raparigas de 9 e 2 anos. A mais velha adora Lego. A minha mãe é portuguesa e tenho muita família em Portugal e vamos lá todos os anos.


2- Qual é a tua primeira memória com LEGO? Foi um brinquedo que fez parte
da tua infância?

Sim, eu e o meu irmão adorávamos Lego quando éramos crianças. Tínhamos o Castelo do Rei (6080), o Navio Pirata (6285), a Fortaleza do Eldorado (6276), bem como alguns dos Lego temáticos do espaço e os conjuntos “Robin Hood”.




3- Se sim, passaste por alguma “dark age”? (Nome que os fãs chamam ao período de desinteresse, normalmente ao entrar na adolescência e que dura até a uma fase mais adulta)
E o que te fez voltar novamente a colecionar ou construir?

Sem dúvida. Não me lembro exatamente quando parei - mas provavelmente nada entre os 9 ou 10 anos e os meus 30 anos. Comecei de novo quando levámos a nossa filha à Legoland no Dubai em 2019 e lhe comprámos um pequeno conjunto da Disney Elsa na loja de recordações. A partir daí, tornou-se uma bola de neve e agora a nossa casa está cheia de Lego! Guardá-lo é um problema constante!


4- Na tua página de Instagram, referes que a mesma é sobre ti e sobre a tua filha, e a redescoberta pelo Hobby LEGO. Quem vibra mais com este brinquedo e como é feita esta vivência a dois?

Normalmente, recebemos no Natal um conjunto grande que construímos juntos, e ela adora construir conjuntos de Lego Friends e Harry Potter e criações personalizadas. Antes disso, adorava os conjuntos da Disney e criar personagens personalizadas (por exemplo, personagens dos Descendentes da Disney).

Ela gosta de ver criadores como EllieV no youtube. Atualmente, estamos a construir o Salão Principal de Hogwarts (MOC) e, por exemplo, eu construo a estrutura e ela gosta de construir e organizar as mesas e a comida com todas as crianças e funcionários.

                        

5- Já sabemos que fazes MOCS, e bem bonitos, sendo todos, ou quase todos inspirados em locais em Portugal. Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é teu processo construtivo para estes MOCs? És daqueles que planeia antecipadamente, construindo primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão?

Inspiro-me em Portugal e na minha herança portuguesa e tenho muito orgulho em Portugal, por isso queria mesmo construir coisas que fossem tipicamente portuguesas e que não tivessem sido construídas antes ou em conjuntos oficiais. Antes era sempre com tijolos na mão, mas atualmente estou a usar o Bricklink Studio para desenhar as instruções para o Palácio da Pena e estou a gostar muito do processo, agora que estou a começar a ficar mais confiante com o software.


6 – As peças que usas para as tuas construções, usas as que tens na tua colecção, ou compras especificamente para cada projecto?

É uma verdadeira mistura. Temos muitos tijolos de conjuntos oficiais da Lego, tijolos da parede de escolha de tijolos da loja Lego e o resto é encomendado em linha diretamente à Lego, no eBay ou no bricklink. Por vezes, a construção torna-se lenta quando é preciso esperar que as peças cheguem.





7 – Também colecionas LEGO? Que temas?

Temos bastantes conjuntos da Star Wars, como a Cantina Mos Eisley. Alguns Harry Potter, alguns conjuntos Lego Ideas, o Friends Central Perk Café e Apartments, conjuntos Disney. Estamos gradualmente a separar os conjuntos oficiais que não têm grande valor de exposição e a preencher o espaço nas prateleiras com as nossas construções personalizadas.


8- Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

A minha filha iria adorar Lego Descendants ou Taylor Swift!


9- Se tu tivesses a oportunidade de fazer algo em LEGO, seja de que tamanho

Um familiar que tem um café de gelados em Vilamoura pediu-me recentemente para construir uma cabine telefónica cor-de-rosa em tamanho real! Acho que não tenho tempo, dinheiro ou habilidade para este projeto. Gostei muito de construir o Palácio da Pena e gostaria de tentar construir mais monumentos portugueses no futuro.



10 – Como é a tua “oficina”/espaço de exposição LEGO?

Uma confusão! Estamos constantemente a tentar acrescentar soluções de arrumação e organizá-la melhor. Para a festa do 7º aniversário da minha filha, fizemos um concurso de Lego Masters. Passámos algumas semanas antes a organizar todas as peças em recipientes separados. Foi muito trabalhoso, mas durante algum tempo conseguimos ter as peças relativamente bem organizadas.


11- Neste momento, estás a fazer alguma coisa em LEGO? Construir sets, recuperar coisas antigas, etc?

Atualmente, estamos a construir o Salão Principal de Hogwarts, como já foi referido. Também tenho algumas ideias que quero experimentar baseadas nos meus desenhos animados favoritos dos anos 1980. Muitas ideias, pouco tempo!!


12 – Além do Instagram, tens alguma conta nas redes sociais, onde partilhas as tuas construções?

Não, apenas o Instagram. (@legomoctails)


13 - Fazes parte de alguma LUG? Qual é a tua opinião sobre as mesmas?

Não sei o que é um LUG e não sou membro.


14 – O que é que a tua família e amigos pensam sobre a tua relação com este hobby? Apoiam ou ainda dizem que é uma coisa de crianças?

Penso que atualmente se reconhece que o Lego é um excelente passatempo para adultos e que é muito bom para a atenção (“mindfulness”). A minha família adora as construções portuguesas e acha ótimo que a minha filha (mais velha) e eu tenhamos uma paixão em comum.



15 – Já participaste em algum evento LEGO ou organizado por fãs?

Fomos a uma exposição de Lego em Londres há alguns anos. Gostaríamos de levar algumas das nossas construções para expor num futuro evento.


16 – Já tiveste na “capital do LEGO”, em Billund?

Não. Mas tenho um bom amigo que, na verdade, é um dos mais antigos da Lego e é responsável por decidir as linhas de produtos para os próximos anos. É literalmente o meu emprego de sonho! 


17- Como vês a tua relação com o LEGO dentro de 10 anos?


Atualmente, não posso permitir a entrada de mais Lego em casa sem desmontar um conjunto ou libertar mais espaço nas prateleiras. É a política do “um entra, um sai”. Por isso, para continuar a andar daqui a 10 anos, vou precisar de uma melhor arrumação ou de uma casa maior! Parece ser um ótimo passatempo para todas as idades, por isso acho que vamos continuar a construir enquanto nos sentirmos inspirados a construir coisas.



Muito obrigado Ricky, e boa sorte para os teus projectos, espero continuar a ver a evolução das tuas construções


Comentários