Peças: 8/10 – Tendo em conta a quantidade de preto, quase que podia ser uma nave do Batman. Mas não há muito a fazer, já que esta era a cor predominante de Blacktron...além de trans yellow! O conjunto não tem stickers, por isso as poucas decorações são feitas com peças impressas.
Figuras 7/10 : Uns vão dizer que gostariam de ver novas versões nos equipamentos desta facção, mas os saudosistas vão de certeza adorar que o design se mantenha praticamente igual ao original. São três as figuras, iguais às que saíram no conjunto de oferta de 2023, o 40580 - Blacktron Cruiser, que por si só já era uma nova versão do 6894 Invader, de 1987 também. A diferença entre as figuras originais desse ano, é que as novas também têm impressões nas costas.
O droide é que tem algumas variações em relação aos que eram feitos na época.
Jogabilidade e Display e Valor para adultos vs Valor para crianças:
- Não há stickers
- Funcionalidades novas
- Similaridade com o conjunto original, incluindo a modularidade
- Rovers e scooters com design bem engraçado.
Pontos fracos:
- Apesar de tudo, esteticamente parece-me um design bem simples
- Dada a exclusividade do modelo original, preferia ter visto o Battrax produzido.
- Ficou a faltar um mecanismo para baixar os 4 trens de aterragem simultaneamente.
Nota:8/10
Antes de começar, um bocadinho de LEGO History:
Os conjuntos eram essencialmente decorados com peças pretas, amarelas e vidros em trans yellow, com as minifiguras completamente em preto , incluindo capacete e viseira, contendo apenas uma impressão tipo militar no torso - apesar do aspecto ameaçador, todas elas continham o clássico sorriso.
Este renegade pode não ser muito conhecido na Europa, visto que era exclusivo (supostamente) do mercado norte americano. Mas foi a maior nave do tema, e que consistia numa estrutura com vários módulos - 2 propulsores, um módulo de comunicações, cockpit, duas space scooters nas asas, e um módulo central, que permitia permuta com outros conjuntos da linha, e que transportava um rover
O LEGO Icons 10355 Blacktron Renegade contém um 1151 peças e um PVP de 99,99€ / $, é equivalente a um preço por peça de 0,086€.
Passando para o segundo livro e para a estrutura do modelo principal, o mesmo tem a forma similar ao modelo original, numa espécie de meia lua ou em "croissant". Num ponto da construção até pensei que fosse uma mini Millenium Falcon. A estrutura é basicamente em Tecnhic, com ajuda de uma peça que eu nunca tinha visto até agora. Temos 4 trens de aterragem funcionais, algo que a Renegade de 87 não tinha e que exemplificarei mais à frente.
Depois temos uma espécie de asas, onde irão ficar acopladas duas scooters, tal como o modelo original tinha. Estas também permitem uma minifigura em pé, mas no entanto têm um design mais arrojado (faz-me lembrar uma speeder bike de Star Wars), e adorei o pormenor dois três triangulos amarelos a replicar o símbolo de Blacktron.
À medida que a construção vai avançando é possível ver que tal como o conjunto original, esta estação funciona muito como módulos. Estes não são simples technic pins, mas sim conjunto de elementos com dois stud de largura e clips, de modo a garantir uma maior força para fixar os mesmos.
Atrás são colocados dois destes módulos, com os propulsores, e há ainda espaço para a inclusão de cápsulas de energia para alimentar o funcionamento da Renegade, sendo que deste modo, será possível chegar às longínquas bases de Futuron. Tendo em conta os novos torsos do set City 60446 Modular Galactic Spaceship, será que teremos mais um regresso?
Falta falar dos 4 trens de aterragem, que podem ser baixados individualmente, de modo a permitir uma aterragem suave.
No entanto, se estes tiverem recolhidos e se o rover estiver acoplado, quase que é possível fazer uma aterragem (e mesmo mover o Renegade em "terra"), como se de um avião tratasse.
Ah, e uma coisa muito importante. Depois do lançamento oficial do set, serão disponibilizadas instruções para construir um modelo alternativo...nada mais nada menos que uma nova versão do 6876 - Alienator de 1988! No início de 2025 farei um vídeo com a montagem da mesma.
Em jeito de conclusão, posso dizer que me diverti imenso a construir este set. Tinha apenas 5 e 6 anos quando o grosso dos conjuntos Blacktron foram lançados, e a minha fase de Space começou apenas com algum Futuron e M:Tron, mas sempre tive um fascínio por este subtema pois na minha óptica foram os verdadeiros espiões do tema.
Este 10355 é uma excelente réplica que consegue manter o design clássico tanto a nível estético como de construção.
Ainda não tive o prazer de construir o 10497 - Galaxy Explorer, versão de 2022, que apesar de inspirado no 497, sofreu grandes modificações no seu aspecto final. O Renegade na minha opinião assemelha-se mais ao modelo original, que de certeza será do agrado de bastantes fãs.
Gostei muito das novas funcionalidades, como os trens de aterragem e especialmente o sistema para libertar o Rover, assim como as várias referências e piadas incluídas nos livro de instruções.
É verdade que o Renegade foi um set algo exclusivo na época e que por isso preferia ver o Battrax. Mas se já fizeram o Invader, e agora o Renegade...será que o Battrax seguirá o mesmo caminho?
E Futuron vem ou não? Ficar-se-á pelas referências nos sets City? E haverá espaço para outros temas? M:Tron é algo que muitos fãs iriam adorar...
Isto são tudo perguntas que adoraria ver respondidas num futuro próximo, mas para já adoro que a LEGO esteja a pensar cada vez mais em fazer estes "revives" a conjuntos e temas que marcaram a infância de muitos fãs da marca.
Obrigado à LEGO e à LAN pelo envio do conjunto para review, as opiniões sobre o mesmo são da minha inteira responsabilidade.
(as peças extra) |
E não se esqueçam de deixar gosto, partilhar e subscrever o canal. Não percam nos próximos dias mais reviews com algumas novidades de 2025.
Video Review in English
Vídeo Review em português
Comentários
Enviar um comentário