REVIEW: LEGO® Icons 10326 Natural History Museum

 



Enquanto não chega um novo modular, vou analisar os antecessores. Começo pelo 10326 Natural History Museum, o mais recente e curiosamente o que tem mais peças: 4014.
Na altura que foi lançado, o conjunto recebeu críticas mistas, sendo que a principal fonte de "queixa" era a cor predominante, o Olive Green. Mas independente disso, este conjunto define-se muito mais do que pela sua cor. Vamos então ver com detalhe este set.


Antes da minha review, fica aqui um pequeno resumo:

Nº de peças: 4014
Preço:299,99€ /299,99$/259,99£
Preço p/ peça: 0,075€/ 0,075$/0,055£
Idade:18+
Video review in English: https://youtu.be/sC9Z7A5_Kiw
Vídeo review em Português: https://youtu.be/CHF_M4yQKNU
Nº de sacos: 33, em plástico
Livros de Instruções: 1
Tempo de construção: Cerca de 360 minutos - 6 horas) 
Disponibilidade: 01 de Dezembro de 2023
Figuras/personagens: 7+2...e um cão
Stickers - Não
QR Code para Insiders Points - Sim
Permite várias pessoas a construir em simultâneo? Se estiverem a ver as instruções em formato digital...pelo menos 3 pessoas, uma por piso.



Peças: 8/10 - Como é habitual nestes conjuntos, tem um excelente preço por peça, e um sortido bem interessante com algumas peças raras e até exclusivas,  como as janelas curvas em preto, minifig heads em tan e dark tan, as slopes das escadas em medium nougat, a tile impressa com a palavra museu, os banners em plástico, e as plantas de 3 folhas em branco, exclusivo do set em branco, e que aqui aparecem 30 vezes (se contarmos com a peça extra)

Experiência de Construção: 9/10 - Sou suspeito: este é o meu tipo de construção favorita. Edifícios, modulares, cheios de pormenores e detalhes, e ainda por cima com muito storytelling. Adoro as histórias do artefacto partido, dos ossos roubados e as referências a conjuntos históricos da LEGO

Figuras 9/10 : São 9, que parece-me o número ideal para o conjunto. Temos dois funcionários do museu (com um torso exclusivo), o curador (head e torso exclusivos), uma épica referência ao Dr. Kilroy do tema LEGO Adventurers do final dos anos 90, dois visitantes, uma mãe com uma prótese na perna e o seu filho, e uma senhora que gosta de pombos. Todas estas figuras têm dupla face, à excepção da 7ª o limpador de janelas, uma referência ao LEGO Designer do set, Chris Mcveigh.
Temos ainda duas estátuas, creio que sem referência a nenhuma personalidade, mas com torsos bem raros.

Jogabilidade e Display e Valor para adultos vs Valor para crianças:
Eu diria que seria um set vocacionado para adultos, mas depois olho para o meu filho de 3 anos a brincar com ele. E a verdade é que o facto de ser grande e espaçoso, convida muito a isso.
É um set mais adequado para display, mas tem tanta história envolvida que dá mesmo vontade de recriar algumas cenas.




Pontos fortes: 
  • Peças e a sua utilidade
  • Preço por peça
  • Referências a muitos elementos da história LEGO
  • Grande e espaçoso
Pontos fracos: 
  • Talvez a questão da cor, embora para mim não seja um problema.

Nota:8,5/10 (não é o melhor modular de sempre, mas está entre os 10 melhores sem dúvida -isto em 19 conjuntos)


O Natural History Museum é o 19º conjunto da série Modular Building, iniciada em 2007, isto contando com o Market Street e não contado com os que saíram no Bricklink Designer Program.

E pela segunda vez, é apresentado como um conjunto com 48 studs de largura, ao invés das habituais 32. É um edifício de 1º andar, com escritório e claraboias no telhado, e é bastante largo, ocupando praticamente toda a traseira da baseplate. É o conjunto da linha com mais peças até ao momento: 4014.





Mas primeiro, vamos então falar das cores. Olive Green é a cor predominante, algo que não é consensual junto dos fãs. Pessoalmente não desgosto, a mesma tonalidade foi usada no Parisian Restaurant e resultou muito bem. No entanto, percebo que aqui a área "pintada" é tão grande que acabe por ser uma cor saturante. Creio que cores como Light Bluish gray e Banco não seriam escolhidos. Talvez um Sand Green, ou um Dark Tan /Dark Bluish Gray + Tan?
Talvez o ideal, em vez de termos uma estrutura para limpar vidros, devesse ser uma para um pintor usar, e assim podíamos ter mais uma cor na fachada.



Brincadeiras à parte, vamos às figuras. São 7...ou 9 se considerarmos as duas estátuas, que parece-me o número ideal para o conjunto. Temos dois funcionários do museu (com um torso exclusivo), o curador (head e torso exclusivos), uma épica referência ao Dr. Kilroy do tema LEGO Adventurers do final dos anos 90,três visitante visitantes, uma mãe com uma prótese na perna e o seu filho, e uma senhora que gosta de pombos. Todas estas figuras têm dupla face, à excepção da 7ª - o funcionário que está a lavar janelas, uma referência ao LEGO Designer do set, Chris Mcveigh.
Temos ainda duas estátuas, creio que sem referência a nenhuma personalidade ou divindade, mas com torsos bem raros.


A nível de exterior, a fachada do edifício é dominada por dois pilares, um de cada lado junto à entrada, suportando um frontão triangular no topo, algo que não era visto nesta tema desde o Town Hall de 2012..

Ao lado destas, um par de estátuas cinzentas - um homem à esquerda e uma mulher à direita, que creio não terem nenhuma referência histórica ou mitológica, o que é uma pena.



Do lado direito temos uma árvore com ramos rosa e brancos, algo que na minha opinião resulta bem para quebrar um pouco a monotonia da cor do edifício. É verdade que muitos fãs não gostaram da cor escolhido, mas creio que qualquer que fosse a cor, dada a dimensão do museu, ira ficar sempre monótono. Talvez o Tan resultasse melhor, mas teria de ter muitos outros elementos para quebrar a cor.




Dois banners estão pendurados no primeiro andar, introduzem também mais alguma cor e anunciam as duas exposições patentes no museu: Go Back in Time” (Historia Natural) e Explore the Future, com muitas referências a Espaço e a elementos LEGO (pena não ensinarem isto na escola). Estes são facilmente removíveis para mostrar mais duas janelas.

Do lado esquerdo temos também mais um detalhe com o limpador de janelas, com a minifig do Designer, Chris Mcveigh.





Em baixo, temos um banco de jardim e alguns pássaros a debicar um biscoito no chão (possivelmente uma referência ao assaltante do 10246 Detective's Office.

Gostei muito da vedação, apesar de ser a parte mais tediosa de construir no set, que protege alguma vegetação. 

Atrás, uma porta e um cano com as águas pluviais do telhado, com uma poça de água e uma flor, com uma nota nas instruções que parece fazer referência a uma icónica frase de Ian Malcom no Jurassic Park: Life always finds a way. 

Não existe muito mais nas traseiras, à excepção de um caixote onde se pode por um osso gigante (já lá vamos), mas fica para a nota para o facto de , ao contrário do que acontece em muitos outros sets do tema, as paredes do set são homogéneas, sem outras cores fruto de construções extra das paredes.



(imagem do Detective's Office)


No telhado existem duas claraboias semicirculares que proporcionam luz natural às galerias. A cúpula intermédia alberga o escritório do curador do museu, com livros, uma máquina de escrever, plantas, uma bússola e um mapa de tesouro (será que Johnny Thunder também anda por aqui), e até duas estatuetas, que segundo as instruções são referentes a dois prémios que ele ganhou devido a dois documentários, e que até estiveram patentes no Palace Cinema.





No que toca aos interiores, existem aqui uns pormenores que só se tem acesso durante a fase de construção. 
Nas fundações, a presença de alguns ossos (esperemos que de um dinossauro e não de uma figura, senão teríamos de voltar a chamar os polícias da Police Station), e de um queijo. Não existem ratos no set, mas já ficamos a saber por onde entraram...


O piso do rés do chão tem várias alturas, sendo composto por duas galerias de exposições em cada lado, com um hall de entrada onde existe uma bilheteira, que também vende souvenirs, incluindo livros e artefactos. Atrás do corredor existe um pequeno laboratório e um WC. A galeria da direita alberga exposições de dinossauros e a da esquerda contém uma coleção de potes antigos e uma exposição de geologia.






A parede atrás no hall pode ser removida para uma melhor visualização dos quartos ao fundo. Um pedaço de papel higiénico branco da Technic foi usado como papel higiénico e no laboratório ao lado está um microscópio (muito simples e giro por acaso) e uma tigela em cima de uma mesa.

As exposições no salão dos dinossauros incluem um fóssil (excelente utilização do chicote), um crânio de tigre de dentes de sabre e ovos de dinossauro.




O esqueleto do Braquiossauro é o ponto alto da galeria (literalmente) e o seu pescoço estende-se até ao primeiro andar. Foi concebido para ser removido facilmente para poder ser visto com mais detalhe







A outra sala no piso térreo tem dois níveis. A parte inferior contém vasos antigos, enquanto a parte superior tem uma exposição de geologia, incluindo uma maqueta de um vulcão, um quadro com o interior do planeta, e vários minerais e rochas.


E aqui a primeira "piada" do set, com os restos de um vaso no chão...quem será que o partiu?

As escadas, brilhantemente bem executadas, levam-nos ao primeiro andar, ocupado pela exposição 'Explora o Futuro' anunciada num dos banners pendurados , e que na realidade é uma história do grupo LEGO.

Do lado direito,  versões em miniatura de 6285 Black Seas Barracuda, 6054 Forestmen's Hideout e 375 Castle, juntamente com o capacete das minifiguras neles contidas, compondo o display LEGO. 
Não é algo que não se encontre em museus de história natural...mas no futuro, quem sabe?




Ao centro, uma representação com o sistema solar. Utiliza uma mistura de microfones, cabeças de minifig e outras peças de forma redonda para os planetas. Os anéis de Saturno foram representados e de forma brilhante.




Por fim referências a mais alguns elementos LEGO. Um mistura do Classic Space Logo, mas com o que parece ser o continente americano, e ao lado o que também aparenta ser uma referência ao icónico 483 Alpha 1 Rocket base, com a torre em azul.





Do lado esquerdo, uma mesa tirada de uma exposição de fãs de LEGO, com representações de 3 icónicos conjuntos Classic Space: Galaxy Explorer, Space Command Centre, e creio que o Space Buggy. Ainda nesta secção, temos um meteorito e um velho telescópio pendurado, e o acesso a mais umas escadas, que se encontram interditas.


Estas conduzem a uma porta horizontal através da qual se pode aceder à tal cobertura (onde se encontra mais um telescópio) e ao escritório do curador. Não sei que idade este senhor tem, mas as condições de acesso não são as ideais para os senhores idosos...






Falta falar da história "escondida". Parece que o cão encontrou um osso, e andou a correr com ele dentro do museu. Este osso pode ser colocado no caixote nas traseiras, ou no passeio à frente. E agora, quem quebrou a tigela? Ele ou o funcionário?





Nota:8,5/10 (não é o melhor modular de sempre, mas está entre os 10 melhores sem dúvida -isto em 19 conjuntos)

E aqui fica o modelo completo.






Gostei muito de construir o modelo, mas também é verdade que sou suspeito já que estas é uma das minhas linhas favoritas. Dá-me um gozo enorme pura e simplesmente colocar brick básicos e fazer paredes, tal como fazíamos as "casinhas" nos anos 80 e 90, quando éramos crianças. 
Tirando as vedações e as tiles no rés do chão e exterior, não houve nenhum processo mais cansativo, muito antes pelo contrário. 



Os museus são normalmente edifícios imponentes e foi bem representado como modular, sendo o edifício maior da série.
Seria sempre um desafio, visto que sem outros prédios ou estruturas juntas, seria sempre visto como algo monótono.

Creio que este conjunto sofre do mesmo "problema" que o Botanical Garden. Apesar de poder ser incorporado junto de outros modulares (e não fica mal com a Police Station, Detective's Office ou Assembly Square por exemplo), destaca-se mais se construirmos um jardim envolvente e colocarmos separados dos outros conjuntos.




Os interiores têm excelentes detalhes, e na minha opinião só pecam por ser poucos. Mas isso sou eu que gosto de ver muitas coisas, já que em museus verdadeiros, normalmente existem sempre muito espaço entre os artigos expostos.

Já o anterior, o Jazz Club, é bem recheado, e será analisado por mim nos próximos dias.

E por aí, qual a vossa opinião sobre o set? Qual é o vosso modular favorito?

(as peças extra)

Obrigado à LEGO e à LAN pelo envio do conjunto para review, as opiniões sobre o mesmo são da minha inteira responsabilidade.

E não se esqueçam de deixar gosto, partilhar e subscrever o canal. Não percam nos próximos dias mais reviews deste tema... e em breve algumas novidades de 2025.

Video Review in English:



Vídeo Review em Português:




Comentários