O set LEGO do dia: 7070 - Catapult Raft, de 2004

 


Imagens: Brickset

Quem frequenta o Facebook, já se deve ter deparado em alguns grupos ligados ao Hobby LEGO, com utilizadores a perguntar se esta ou aquela figura são originais, e a que set pertencem.
Pois bem, algumas das mais frequentes (e que custa a crer que são efectivamente da marca), são estas...

O set LEGO do dia é o 7070 - Catapult Raft de 2004, um dos 18 conjuntos 4 Juniors lançados nesse ano.

4 Juniors foi um tema patente entre 2003 e 2004, de certa forma proveniente de Jack Stone 2001 e 2002). Esta última começou por ser uma linha com uma componente muita cívica, em que o herói que dá o nome ao tema fazia um pouco de tudo: era polícia, bombeiro, piloto, operário da construção, limpava janelas e ia buscar cafés. Ok, estas duas últimas estou a inventar, mas a cunha foi tão grande, que se fosse uma personagem real não me admiraria se fosse o caso.
A questão aqui é que os conjuntos continuavam a ter peças juniorizadas, e para piorar a situação, as próprias minifiguras foram postas de parte, e substituídas por outro tipo de figuras que parece que andou nos esteroides ou submetidos a cirurgias plásticas por péssimos cirurgiões (sim, cirurgias plásticas em bonecos de plástico 😅).

O tema surgiu em 2001 com 11 sets, e como a LEGO achou que tinha sido muito bom,  prendou-nos em 2002 com mais 14 conjuntos. No ano seguinte esta linha chegava ao fim, passando a ser chamada de 4 Juniors, passando a ter 3 categorias: Piratas, Spider-Man e City. Felizmente só durou mais 2 anos, sendo que Piratas foi terminado, e as duas restantes linhas continuaram mas com figuras...e que duram até hoje felizmente (Spider-Man dentro do Universo Marvel).

Estas "figuras" LEGO, são por muitos chamados de figuras Jack Stone, independentemente de serem Piratas, Spider-Man ou City.

Este 7070 fazia parte do tema pirata e era um dos mais simples... mas imaginação lhe faltava. Era composto por uma jangada, com mastro e bandeira...e com uma catapulta que mais parecia uma colher de iogurte.
A espada estava um pouco desenquadrada, a não ser que fosse um pirata muçulmano, e relativamente à catapulta...Eu não sei, mas se estivesse numa jangada, a minha preocupação era chegar a terra, não seria andar a atirar pedras.

Segundo o Bricklink, era composto por apenas 22 peças e uma minifigura, sendo que esta apareceu ainda noutro set.
A nível de peças, nem tudo era mau, muito antes pelo contrário. A catapulta em preto só apareceu em 2 sets e é possivelmente a peça menos interessante, mas temos a espada em Chrome Silver (só surgiu em 2 também), as double curved slope 2 x 4 em reddish brown (em 2 sets apenas também) e a bandeira 2 x 2 (neste caso, em 3 conjuntos).

E por aí, alguém teve a coragem de comprar algum destes conjuntos?  É que até o miúdo da caixa está com cara de desconfiado.. :D

Imagens: Brickset, eBay (membro Magicwand prices) e The Plastic Brick



Imagens: Brickset

Imagens:  The Plastic Brick



Imagens: The Plastic Brick

Imagens:  eBay (membro Magicwand prices)

Imagens:  eBay (membro Magicwand prices)

Comentários