ONU reconhece Dia Internacional da Brincadeira

 



Bem , parece que a LEGO conseguiu, e o dia internacional da brincadeira foi mesmo ratificado pela ONU.


O Anúncio foi feito ontem, e foi com um grande contentamento que o Grupo LEGO faz saber que o movimento em prol da instauração do Dia Internacional da Brincadeira acabou de ser ratificado pela ONU, que, assim, reconhece o verdadeiro poder da brincadeira ao mais alto nível político e promove a defesa e proteção do direito que as crianças têm a brincar. O Dia Internacional da Brincadeira passará a assinalar-se a 11 de junho, com a comemoração inaugural a realizar-se já este ano.

 

Uma pesquisa global que inquiriu mais de 25 000 crianças em 36 países concluiu que até 73% das crianças não acreditam que os adultos levem a brincadeira — e como pode ajudá-las a aprender — a sério. Brincar é um direito fundamental de todas as crianças. No entanto, a importância da brincadeira na forma como ajuda as crianças a desenvolver competências ao longo da vida é muitas vezes esquecida. Com apenas 30% dos adultos conscientes de que brincar é um direito fundamental desde a nascença, adotado pela ONU em 1989, há uma necessidade urgente de voltar a ter a brincadeira na ordem do dia.

 

A UNICEF estima que 160 milhões de crianças em todo o mundo estão a trabalhar em vez de estarem a brincar ou a aprender. A adoção de uma resolução da ONU para um dia focado na brincadeira é um passo em frente. Cria um momento unificador no plano global, nacional e local, para destacar a importância da brincadeira como elemento central para a aprendizagem e o bem-estar das crianças — garantindo que o tempo para brincar, o espaço para brincar e o apoio a brincadeiras de qualidade são a prioridade.

 





Um logótipo vermelho e branco

Descrição gerada automaticamente         Um fundo preto com coração vermelho e palavras

Descrição gerada automaticamente

 

ONU assinala importância da brincadeira ao adotar oficialmente o Dia Internacional da Brincadeira

 

 

·      Parceiros globais têm resposta positiva das Nações Unidas, que vão adotar um Dia Internacional da Brincadeira para defender e proteger o direito das crianças de brincarem.

·      O Dia Internacional da Brincadeira será a 11 de junho, com a comemoração inaugural a acontecer em 2024.

·     Uma pesquisa global que inquiriu mais de 25 000 crianças em 36 países revela que até 73% das crianças não acreditam que os adultos levem a brincadeira — e como pode ajudá-las a aprender — a sério*.

 

 

Uma imagem com vestuário, sapatos, pessoa, ar livre

Descrição gerada automaticamente

 

 

Brincar é um direito fundamental de todas as crianças. No entanto, a importância da brincadeira na forma como ajuda as crianças a desenvolver competências ao longo da vida é muitas vezes esquecida. Com apenas 30% dos adultos conscientes de que brincar é um direito fundamental desde a nascença, adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1989**, há uma necessidade urgente de voltar a ter a brincadeira na ordem do dia.

 

Para levar esta ambição avante, uma rede própria de organizações globais, especialistas em brincadeira e, mais importante, as próprias crianças e jovens, lançaram um apelo aos estados-membros da ONU para acolherem a resolução de um Dia Internacional da Brincadeira. O Grupo LEGO, a LEGO Foundation e outros membros fundadores do movimento têm a satisfação de comunicar que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou este dia internacional de consciencialização.

 

Niels B. Christiansen, CEO do Grupo LEGO, afirmou sobre a adoção: «Acreditamos que todas as crianças devem beneficiar do poder da brincadeira. Há mais de 90 anos que defendemos o direito das crianças a brincar, pois sabemos que pode mudar vidas. Reforça os laços familiares e ajuda as crianças a desenvolver competências essenciais e a atingir o seu pleno potencial. Organizámos o nosso próprio Dia Mundial da Brincadeira nos últimos dois anos, para celebrar a importância de brincar. Agora, com os nossos parceiros, estamos entusiasmados em transformá-lo num movimento global que vai envolver e impactar ainda mais crianças. A adoção pela ONU de um Dia Internacional da Brincadeira é uma verdadeira demonstração do poder da brincadeira e da necessidade de defender e proteger coletivamente o direito de todas as crianças a brincar.»

 

Sidsel Marie Kristensen, CEO da LEGO Foundation, acrescentou: «Na LEGO Foundation, a nossa aspiração é que as crianças se tornem criativas, aprendentes vida fora que sejam capazes de prosperar num mundo em constante mudança. Sabemos que brincar alimenta a curiosidade, estimula a criatividade, desbloqueia competências essenciais, aumenta o bem-estar e serve de inspiração a um caminho de aprendizagem ao longo da vida. Brincar é o superpoder das crianças, mas nem todas as crianças experienciam os benefícios da aprendizagem por meio da brincadeira. O desafio para todos nós é fazer do brincar uma parte da realidade de cada criança. Haver um Dia Internacional da Brincadeira é um reconhecimento importante do direito que a criança tem a brincar. Vamos trabalhar juntos para garantir que todas as crianças tenham espaço e tempo para brincarem e serem os super-heróis que são.»

 

Brincar nunca é apenas brincar

A brincadeira é universal e capaz de aceder ao entusiasmo e curiosidade naturais que as crianças têm de aprender. Ensina-as a explorar e a interrogar-se, a ligar ideias e experiências e a obter uma compreensão mais profunda do mundo. Quando as crianças brincam, desenvolvem competências essenciais para a vida, que são fundamentais para o seu próprio progresso e para o da sociedade.

 

Amine, membro do Grupo Consultivo para Crianças e Jovens em França, disse: «Brincar não serve apenas para nos divertirmos. É uma parte essencial da nossa natureza humana. É através da brincadeira que aprendemos, crescemos e desenvolvemos competências que darão forma ao nosso futuro.»

 

É por isso que a rede de organizações do Dia Internacional da Brincadeira está empenhada em promover um movimento de brincadeira global para crianças por toda a parte e por muitas gerações. O trabalho foi iniciado pelo Grupo LEGO e pela LEGO Foundation em parceria com a ADEA, ARUP, BRAC, Change X, Concerned for Working Children, Eurochild, Hasbro, INGKA, International Play Association, IRC, KidZania, NIKE inc., PEDAL, Plan International, Right To Play International, Save the Children, Sesame Workshop e The Mattel Children's Foundation.

 

O movimento baseia-se noutras observações globais***, as quais mostram que, em média, três em cada cinco (59%) crianças gostariam de brincar mais do que fazem agora, ao passo que quatro em cada cinco (79%) crianças gostariam de brincar mais com os pais ou cuidadores. A pesquisa demonstra ainda que oito em cada dez (78%) crianças dizem que os adultos nem sempre acham que brincar é importante e sete em cada dez (73%) não acreditam que os adultos levem a brincadeira — e como as pode ajudar a aprender — a sério****.

 

O mundo precisa de mais brincadeira

A UNICEF estima que 160 milhões de crianças em todo o mundo estão a trabalhar em vez de brincar ou aprender*****. No entanto, mesmo nos momentos mais difíceis, as crianças podem, por meio da brincadeira, reencontrar o caminho da esperança, saúde e felicidade.

 

A adoção de uma resolução da ONU para um dia centrado na brincadeira faz o direito das crianças subir um degrau. Cria um momento unificador no plano global, nacional e local, para destacar a importância da brincadeira como elemento central para a aprendizagem e o bem-estar das crianças — garantindo que o tempo para brincar, o espaço para brincar e o apoio a brincadeiras de qualidade são a prioridade.

 

É com grande contentamento que a coligação de parceiros do Dia Internacional da Brincadeira vê este importante movimento ser agora ratificado, reconhecendo o verdadeiro poder da brincadeira ao mais alto nível político. Convidamos todas as pessoas a juntarem-se a nós na comemoração do poder da brincadeira no dia 11 de junho deste ano e daí em diante.

 

 

Notas:

 

  1. LEGO Play Well Study 2024
  2. LEGO Play Well Study 2024
  3. Inquérito do Dia Internacional da Brincadeira 2023
  4. LEGO Play Well Study 2024
  5. Trabalho infantil chega a atingir os 160 milhões — primeiro aumento em duas décadas (2021). https://www.unicef.org/press-releases/child-labour-rises-160-million-first-increase-two-decadesUNICEF 2021

 

 

 

Sobre o Inquérito do Dia Internacional da Brincadeira

  • Recolha de dados do Inquérito Infantil e Juvenil realizada pelo Child Friendly Governance Project e YouGov.
  • Trabalho de campo online 01.06.2023-13.12.2023.
  • O inquérito foi realizado a crianças 10-15 anos escolhidas do painel YouGov pelos seus pais. As respostas no México e no Ruanda foram recolhidas separadamente pelo Child Friendly Governance Project.
  • Amostra total de crianças e jovens inquiridos pelo YouGov e pelo Child Friendly Governance Project: 10 148 crianças inquiridas em 21 países. Os resultados foram ponderados com cruzamento de idade e género.
  • Estas conclusões do inquérito foram também complementadas com workshops lúdicos que abrangeram mais de 600 crianças, conduzidos pelo Grupo LEGO e pelos parceiros, para compreender os pontos de vista das crianças quanto à brincadeira.

 

Sobre o LEGO® Play Well Study 2024

  • Encomendado pelo Grupo LEGO, realizado pela Edelman DXI
  • 36 países, incluindo Austrália + Nova Zelândia, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Quénia, México, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Singapura, Eslováquia, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Suécia, Arábia Saudita, Taiwan, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.
  • Amostra total: 61 532, incluindo 36 000 pais (aprox. 1000 por mercado) e 25 532 crianças 5-12 anos (aprox. 700 por mercado).
  • Trabalho de campo: 13.12.2023-24.01.2024

 

 

Sobre o Dia Internacional da Brincadeira

Um momento de união todos os anos de modo que se possa estimular a iniciativa global, nacional e local para proporcionar à brincadeira o tempo, o espaço e o apoio que merece, assinalar o progresso no sentido de alcançar mais e melhor brincadeira para todas as crianças e permitir que tanto elas como a comunidade em que estão inseridas celebrem a brincadeira. O Dia Internacional da Brincadeira foi comandado por um Núcleo de Estados-Membros da ONU: Vietname, El Salvador, Bulgária, Jamaica, Quénia e Luxemburgo. Este núcleo trabalhou com outros estados-membros da ONU na sua região para conquistar o apoio à resolução. Saiba mais em www.internationaldayofplay.org.

 

 

Envolvimento de Crianças e Jovens:

Foi formado um Grupo Consultivo de Crianças e Jovens, consultores-chave para esta iniciativa, que inclui membros da Colômbia, França, Alemanha, Índia, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda e Espanha. No contexto do seu papel, vão desenvolver um Apelo à Ação de Crianças e Jovens que será partilhado com os líderes mundiais, convidando-os a reforçar o compromisso de inscrever a brincadeira na ordem do dia.

 

 

Declarações de membros do Grupo Consultivo de Crianças e Jovens sobre a importância que para eles tem a brincadeira:

 

«Brincar não serve apenas para nos divertirmos. É uma parte essencial da nossa natureza humana. É através da brincadeira que aprendemos, crescemos e desenvolvemos competências que darão forma ao nosso futuro.» (Amine, França)

 

«Brincar aumenta a nossa inteligência, salva-nos a vida e constrói amizades.» (Maheshwari, Índia)

 

«Brincar fez de mim quem hoje sou. Graças aos desafios, êxitos e fracassos, tenho sido capaz de explorar e abordar os meus sentimentos. Mas brincar não é só sobre conseguirmos compreender-nos a nós mesmos, é também sobre descobrir o mundo ao redor.» (Lilou, França)

 

«Brincar é uma aventura em que podemos criar o nosso próprio mundo.» (Astrid, Dinamarca)

 

«Brincar cria pontes para nos ligarmos a outras crianças.» (Mikkel, Dinamarca)

 

«Brincar é uma ferramenta para criar memórias e experiências com os outros.» (Ida, Dinamarca)

 

 

Sobre o Grupo LEGO

A missão do Grupo LEGO é inspirar e desenvolver os construtores de amanhã, através do poder de brincar. O LEGO System in Play, assente nos tijolos LEGO, permite às crianças construir e reconstruir tudo o que possam imaginar.

 

O Grupo LEGO foi fundado em Billund, Dinamarca, em 1932, por Ole Kirk Kristiansen, derivando o seu nome da junção das palavras dinamarquesas LEg GOdt, que significam «Brincar Bem». Hoje, o Grupo LEGO permanece uma companhia familiar, sediada em Billund, sendo os famosos tijolos vendidos em mais de 140 países em todo o mundo. Para mais informação, www.LEGO.com.

 

 

Sobre a LEGO Foundation

A LEGO Foundation e o Grupo LEGO partilham da mesma missão: inspirar e desenvolver os construtores de amanhã. A LEGO Foundation dedica-se a construir um futuro em que a aprendizagem lúdica permite que as crianças aprendam de forma criativa e interessada ao longo da vida. O seu trabalho tem como propósito redefinir o lúdico e repensar a aprendizagem. Em colaboração com fazedores de opinião, influenciadores, educadores e pais, a LEGO Foundation tem como objetivo apetrechar, inspirar e ativar campeões para a brincadeira. Saiba mais em www.learningthroughplay.com.

Comentários