O Lowlands L-Gauge Model Train Club é um pequeno grupo de entusiastas, dedicados à construção de modelos ferroviários em escala tão (in)humanamente possível. Embora os comboios sejam o seu foco principal e o que os une, vários membros também tentam construir dioramas e os respectivos elementos paisagísticos na mesma escala dos seus comboios. Geralmente usam uma escala de 1:45, embora as restrições que as peças LEGO colocam, por vezes podem resultar em variações entre 1:48 e 1:43. E sempre, 8-wide.
Não é fácil entrar para este grupo, já que as novas entradas resultam apenas de convite directo. Recentemente organizaram um pequeno evento em Sittard, uma pequena cidade no sul dos Países Baixos, e Sérgio Batista, que acho que a este ponto já dispensa qualquer apresentação, foi um dos convidados a expor, juntamente com algumas dos seus detalhados comboios.
Sérgio teve a amabilidade de fazer um pequeno resumo do que foi estes dias, sendo que o podem ler já de seguida ilustrado com algumas fotos e vídeos.
Podem também ver alguns bloopers na conta do Instagram (h@eltc_trainposting_unofficial), ou na galeria do Flickr ou na conta oficial no Instagram (@llmtcnl).
Sérgio teve a amabilidade de fazer um pequeno resumo do que foi estes dias, sendo que o podem ler já de seguida ilustrado com algumas fotos e vídeos.
Podem também ver alguns bloopers na conta do Instagram (h@eltc_trainposting_unofficial), ou na galeria do Flickr ou na conta oficial no Instagram (@llmtcnl).
Review LLMTCWORLD 2023
"Há alguns anos que sigo o trabalho da LLMTC, um grupo de construtores de comboios e layouts com peças de LEGO que se focam no realismo e nas construções originais - por exemplo SETs são totalmente proibidos, assim como usar as curvas oficiais não realistas da LEGO, as chamadas "R40"
Este grupo foca-se em construir na escala 1:45, que coincide com os comboios serem 8wide, mas atenção, não confundir 8wide com escala, 8wide é uma medida, não uma escala, seria o mesmo que dizer "3metros é uma escala"
Este grupo também não é aberto, só se pode participar por convite dos mesmos devido às regras acima indicadas.
Através do Flickr, de algumas redes sociais e do Discord, fui mantendo contacto com alguns deles, até porque nos admiramos e nos inspiramos mutuamente.
Tentei junto de uma organização que cria um evento num local grande de 2 em 2 anos trazer alguns membros da LLMTC a Portugal, mas infelizmente devido a falhas de comunicação, ficou sem efeito.
Mas se Maomé não vai há montanha, a montanha vai a Maomé (ou será o oposto?), e como tal, eles convidaram-me a participar num dos seus encontros que se realizou no fim de semana de 21 e 22 de Outubro, na pequena cidade de Sittard, a sul dos países baixos.
Para além da minha participação foram também convidados vários membros de outros grupos da Alemanha, Hungria e França.
Agendei a viagem um dia mais cedo porque ainda são 3 horas de distância de comboio do Aeroporto de Shiphol até Sittard.
A montagem foi dia 20, e conheci pessoalmente o primeiro membro que me veio buscar ao hotel, o Ties (lê-se Tis), numa carrinha bastante antiga que anda a restaurar (prometi replica-la em LEGO) Ties é um faz tudo! E um dos melhores construtores, arrecadando quase todos os anos vários prémios com as suas construções, e também faz excelentes video-reportagens e bloopers sobre os eventos, sendo que este não foi exceção. Ties é também um dos fundadores da Open-L-Gauge, uma página onde é possível partilhar instruções, e fazer download das mesmas gratuitamente.
O evento era a 4KM do centro, a viagem foi curta.
O local era enorme, mas não consigo afirmar em metros quadrados. O grupo faz a montagem do zero, desde o aluguer de mesas, organização de layouts, inclusive ir a lojas de ferragens cortar contraplacados à medida para acertar melhor os módulos, gatherings, eventos sociais, lounge, café, água, comida, cerveja(para quem bebe). um verdadeiro Do it Yourself.
Foram feitas modificações de última da hora pois existiam obstáculos num dos cantos do local que não podíamos mexer, mas isso não nos desanimou - pegámos na planta, uma tesoura e reorganiza-mos os módulos no momento.
A montagem demorou umas 5 a 6 horas, o que é bastante rápido, já que estamos a falar de um layout com cerca de 50 metros.
Existia um grande parque com umas 15 linhas, mais de 10 metros de comprimento tudo interligado com desvios da Bricktracks e Trixbrixx, estes 3rd parties oferecem maior variedade e uma linha mais realista e operacional que a LEGO, para além de terem raios maiores (o R40 é proibido). Após montagem do layout com vários módulos enormes e na sua maioria usando MILS, começámos a colocar os comboios nas linhas e a fazer os primeiros testes. Houve alguns descarrilamentos durante os testes, mas foram prontamente corrigidos. Regressámos aos nossos locais de estadia, já que a brincadeira começava sábado de manhã.
Dia 1, nunca tinha operado num layout destas dimensões, mas parece que o meu espírito ferroviário não necessitou de nenhum tutorial: Escolho um dos meus comboios (com cerca de 2,20metros) ligo e conecto o meu módulo Buwizz de uma das minhas locomotivas, certifico que os desvios estão alinhados, vejo não vem "ninguém" a passar e arranco lentamente.
O layout estava desenhado de uma forma muito realista, igual à circulação de comboios da Europa em linha dupla, circulando-se pela direita, (em Portugal é pela esquerda). O layout tinha um loop que ligava a linha esquerda à oposta para fazer a marcha inversa, e com este sistema podiam estar a circular várias pessoas no mesmo sentido sem risco de acidente, sendo que também podíamos escolher um caminho alternativo que ligava a duas estações, um túnel e um pequeno parque de estacionamento e manobras.
Mas... Não esqueçamos que isto é LEGO, e tal como eu, muitos construtores aqui usam técnicas avançadas que fazem com que a estabilidade reduza, e era normal que as construções com trepidação e aceleramentos, pudessem perder alguns greeblings pelo caminho. Mas a LLMTC tinha uma caixa de perdido e achados, quem encontrasse peças perdidas era só colocar na mesma,e quem perdesse, era só ir lá procurar. Mesmo assim algumas peças ficavam camufladas na linha que estava quase toda com balastro, o que provocava alguns descarrilamentos.
Houve mesmo desastres maiores, a maioria acontecendo a um membro, Enrico, e parece que já é hábito que aconteça a ele.
Chegou a hora de jantar, sendo que durante um jantar foi feito um quizz a todos os participante. No evento estava a HA Bricks, que cria modelos usando peças Lego com base nas construções de pessoas como eu, sendo que inclusive vai vender alguns dos meus modelos no próximo ano. A HA bricks patrocinou pequenos prêmios para os vencedores do quizz e dos A(k)wards, um prémio concebido para nos premiar por algo, sendo que recebi o prêmio de melhor "construção inclusiva" com o meu Miradouro pelo facto do comboio parecer um arco íris. Na verdade houve prêmios para todos, mas arranjar uma forma divertida de premiar cada membro foi bastante cómico.
Após o jantar, fomos fazer umas voltas noturnas em alguns layouts, visto que muitos dos comboios tem luzes, não só nos faróis, mas também nos interiores das carruagens. Desfilei bastante com o meu CP Miradouro que está completamente iluminado. Depois das voltas noturnas regressámos aos os nossos aposentos.
Dia2
Enrico, o azarado, tem uma composição extremamente frágil, que todos nós e ele sabemos, mas no entanto e mesmo assim, decidiu colocá-lo a circular em alta velocidade. Acho que nem uma volta completa deu sem causar problemas, e quando finalmente consegui completar o circuito, a primeira carruagem descarrilou, foi ao chão e desfez-se toda. Peguei numa das minhas locomotivas e fui resgatar o que sobrava do comboio dele e estacionar noutra linha.
Foi mais uma tarde de convívio e começámos a desmontagem às 16:00. Estes eventos são curtos porque causam muito desgaste aos nossos comboios, e confesso que já tinha dores nas pernas e costas. Ao contrário de eventos mais comuns, o dinamismo deste é bem maior, estamos sempre a andar de um lado para o outro a acompanhar os nossos modelos, e o layout é tão vasto que não dá para ficar parado sentado a comandar um comboio.
A desmontagem toda demorou cerca de duas horas e meia e deixámos o local limpo. Despedimo-nos e regressámos. Eu fiquei mais um dia no hotel mas estava estão cansado que não consegui passear, estou cheio de dores mas muito feliz por ter estado neste evento, espero conseguir repetir a experiência em breve"
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