Nova campanha LEGO para promover e incentivar a "brincadeira" com os mais pequenos! - Brincar é um superpoder
Segundo alguns dados mais recentes (que eu até considero optimistas), em média, as crianças passam apenas 2 % da semana (o equivalente a sete horas) a brincar, com uma em cada três (32 %) a passar menos de três horas por semana a tirar proveito da brincadeira. Por outro lado, o adulto médio passa 26 horas por semana a fazer scroll no telemóvel.
Por isso, com ou sem LEGO, vamos lá dedicar um bocadinho mais de tempo aos nossos pequenotes, e pode ser que este geração se torne uma das mais criativas de sempre!
Press release em Português (e a propósito, adoro aquele barco anfíbio):
A brincadeira está sob ameaça: Brincar É o Teu Superpoder, uma nova campanha do Grupo LEGO, incentiva as famílias voltarem a dar prioridade à brincadeira
- Uma nova pesquisa mundial descobriu um déficit global quanto à brincadeira, com um terço (32 %) das crianças à escala global a passarem menos tempo a brincar por semana do que a maioria dos adultos gasta por dia a fazer scroll no telemóvel
- Brincar é uma parte fundamental do crescimento das crianças, que desenvolvem «superpoderes» ou capacidades fundamentais que as ajudam agora e no futuro
- O Grupo LEGO está a incentivar as famílias a darem prioridade à brincadeira, enquanto destaca a sua importância no desenvolvimento infantil, depois de concluir que 70 % dos pais, em vez de brincadeiras, escolhem para os filhos atividades baseadas no cumprimentos de objetivos
- A campanha é apoiada por Tan France, Naomi Watanabe, Bindi Irwin e Stephanie Beatriz, figuras inspiradoras que atribuem às brincadeiras de infância a responsabilidade pelas capacidades que deram forma às suas vidas
O Grupo LEGO anunciou hoje a sua nova campanha Brincar É o Teu Superpoder, destinada a falar da escassez global de brincadeira entre as crianças. Juntamente com uma equipa de apoiantes global, o Grupo LEGO inspira as famílias a voltarem a dar prioridade à brincadeira, enfatizando a sua importância crítica no desenvolvimento infantil e o papel que desempenha em levar a brincadeira às famílias por todo o mundo.
A campanha baseia-se numa pesquisa global recente que concluiu que, em média, as crianças passam apenas 2 % da semana (o equivalente a sete horas) a brincar, com uma em cada três (32 %) a passar menos de três horas por semana a tirar proveito da brincadeira. Por outro lado, o adulto médio passa 26 horas por semana a fazer scroll no telemóvel, mais de três horas e meia por dia*. Este défice lúdico atual é motivo de preocupação para os especialistas, dado o papel crucial da brincadeira na formação das capacidades cognitivas da criança, no seu bem-estar geral e, mais importante, na capacidade de elas se conseguirem divertir.
O estudo também destacou que 70 % dos pais estão a optar por dar prioridade a atividades baseadas no cumprimentos de objetivos para os filhos, em vez da brincadeira sem barreiras, porque acreditam que isso os levará a um maior sucesso no futuro. As atividades que os adultos mais frequentemente escolhem em vez da brincadeira incluem desporto de competição, aprendizagem de uma língua e aulas particulares.
O Dr. Paul Ramchandani, Professor of Play na Universidade de Cambridge, afirma: «Há um enorme valor em as crianças participarem em todas as atividades que lhes proporcionam uma educação completa e um conjunto de capacidades, mas brincar oferece às crianças algo realmente especial. Através da brincadeira, as crianças desenvolvem competências essenciais que melhoram todas as outras áreas do seu desenvolvimento, aprendizagem e crescimento. Se o seu filho tiver tempo suficiente para brincar, pode desenvolver competências como a criatividade, a confiança, a resolução de problemas e a comunicação, que o ajudarão a alcançar todo o potencial na vida adulta.»
Quando questionados, 57 % dos pais disseram que o tempo que os filhos despendem em atividades baseadas no cumprimento de objetivos aumentou nos últimos três anos, muitas vezes com sacrifício do tempo de brincadeira.
Alero Akuya, VP of Brand Development do Grupo LEGO, declarou: «Se não reconhecermos que reservar tempo para uma criança brincar todos os dias é fundamental para o seu bem-estar e sucesso futuro, vamos ter uma geração de jovens adultos sem capacidades vitais. Com esta campanha, pretendemos reformular a forma como os adultos veem a brincadeira e os seus muitos benefícios, e incentivá-los a redefini-lo na sua vida familiar. Deve ser visto como tão importante como ler às crianças uma história ao deitar ou ajudá-las a comer bem para terem uma saúde melhor.»
Para lançar a campanha, o Grupo LEGO contou com a ajuda de um grupo de figuras culturais importantes que reconhecem o papel das capacidades desenvolvidas durante a brincadeira na infância em tornar os seus sonhos realidade. O Play Squad, que inclui Tan France, Naomi Watanabe, Bindi Irwin e Stephanie Beatriz, vai partilhar os superpoderes únicos que a brincadeira lhes deu e porque acreditam que deve ser uma prioridade para todas as crianças.
O estilista e empreendedor Tan France afirmou: «Quando era rapaz, em Doncaster, no Reino Unido, a ideia de estar onde estou hoje parecia muito distante. Mal sabia eu que as capacidades que estava a desenvolver com a brincadeira no meu quarto teriam impacto direto na minha vida futura. Brincar ajudou-me a imaginar possibilidades infinitas, o que me permitiu ver as coisas de forma diferente e descobrir o meu lugar no mundo. Uma grande parte da minha carreira centra-se em incutir essa sensação de imaginação ilimitada nos adultos; às vezes, gostaria de poder voltar atrás no tempo e encorajar as pessoas a entrarem nas suas próprias aventuras por meio da brincadeira.»
Para a apaixonada conservacionista Bindi Irwin, as brincadeiras de infância ensinaram-lhe o poder de se ligar aos outros e ao mundo ao redor: «Em criança, ligava-me ao meu amor aos animais e ao nosso mundo natural por meio da brincadeira. Criava os meus próprios mundos imaginários em que corria em liberdade com todos os tipos de animais. Queria estabelecer uma ligação com todas as espécies e aprender mais sobre elas. O meu pai construiu-me uma casa na árvore e era o meu lugar favorito no mundo para brincar. Era onde eu podia ser uma criança rebelde! Rodeada de vida selvagem, junto ao riacho, era onde me sentia mais ligada à natureza e ao meu pai. Para mim, essa ligação foi tudo, e levei-a comigo até à idade adulta. O meu mundo agora gira em torno da conservação da vida selvagem, incentivando outras pessoas a cuidar da nossa Terra e a compreender que estamos todos ligados.»
Para acompanhar a campanha, o Grupo LEGO lançou hoje um filme de cinco minutos, Play Is Your Superpower, com a atriz de Hollywood Jane Lynch no papel de uma CEO obcecada pelo trabalho que acaba por ver a luz quanto às vantagens da brincadeira, através do olhar de criança, ao ver o impacto que ela tem nos seus funcionários. A atriz superestrela Sun Li assume o papel de CEO numa adaptação para a família na China. O filme é jogável e repleto de Easter eggs; os espectadores vão poder brincar e encontrar o seu próprio superpoder lúdico em LEGO.com.
Não são apenas as crianças que beneficiam das brincadeiras. Brincar torna toda a família mais feliz, constrói laços familiares mais fortes e melhora o bem-estar, de acordo com 95 % dos pais**. O Grupo LEGO sabe que o dia das famílias é cheio de responsabilidades, sendo o trabalhar horas a fio (31 %) e as tarefas domésticas (28 %) as maiores barreiras para a brincadeira em família, de acordo com os pais***. Para os ajudar a voltar a dar prioridade à brincadeira, o Grupo LEGO e o seu Play Squad vão apoiar os pais, inspirando-os a criar momentos de brincadeira até mesmo nos horários mais movimentados, no World Play Day, a 12 de outubro de 2023.
Saiba mais sobre a campanha e assista ao filme Play Is Your Superpower aqui: LEGO.com/SuperpowerOfPlay.
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