Review: LEGO DC Comics 76265 - Batwing: Batman vs. The Joker


É um dos novos conjuntos LEGO DC Comics que a LEGO lançou este mês de Agosto e que faz parte de uma linha tributo ao filme Batman, de 1989, que conta com os lendários Michael Keaton e Jack Nicholson nos papéis de Bruce Wayne e Joker respectivamente. Falo do 76265 - Batwing: Batman vs. The Joker, um conjunto com 357 peças e um PVP de 37,99€, equivalente a pouco mais de 0,10€ por peça.
LEGO teve a amabilidade de me enviar uma cópia para fazer review e confesso que estava muito curioso com o mesmo.


Dentro deste tributo, e além do 76265, foi também lançado o 76224 Batmobile Batman vs The Joker Chase, com exactamente as mesmas figuras, alterando apenas o chapéu/cabelo de Joker. Ao mesmo tempo, foi ainda produzido o 76264 Batmobile Pursuit Batman vs The Joker, virado para o público mais jovem, visto ser um set 4+, contendo as mesmas duas personagens, mas aqui com uma versão diferente de Joker. Além destes, temos ainda o 76252 - Batcave Shadow Box, também tendo como referência Michael Keaton e Tim Burton, mas este já é alusivo ao segundo filme :Batman Returns. Mas sobre estes falarei mais ao longo do mês. 
Depois do Batmobile, a Batwing é possivelmente o veículo mais icónico de todo o universo Batman,  ficando imortalizado na cena em que aparece com a lua por trás. Já existiram várias versões da Batwing em LEGO, com vários estilos e adaptações diferentes, sendo que a mais icónica será possivelmente a 76161 - 1989 Batwing de 2020, um modelo claramente de colecção.



Este 76265 é claramente uma versão mais reduzida do modelo de coleção, e uma boa oportunidade de aquisição a que não teve oportunidade de comprar o modelo UCS.
Contém apenas um livro de instruções e uma folha de autocolantes muito reduzida, com apenas 3, necessários para os painéis de controlo da nave.
A construção é dividida em 4 sacos, sendo que a primeira se faz a base, a segunda e terceira as asas esquerda e direita respectivamente (visto de frente) e com o último saco, os pormenores e acabamento da nave...além de Joker.






As novas impressões das figuras estão muito boas e bem fieis ao filme. Batman com o simbolo com fundo amarelo, os peitorais bem definidos e o icónico cinto amarelo. Joker, com o chapéu roxo (não é a primeira vez que aparece nesta personagem), casaco da mesma cor, camisa laranja com colete e lenço ao pescoço em azul turquesa. Luvas em violeta, um tom mais claro como no filme.
No entanto, aqui falhou um pormenor, que eu não me importaria de pagar mais um pouco para o ter. As calças com padrão xadrez.



Ambos os torsos têm impressões nas costas, e apenas a cabeça de Batman é de dupla face. Provavelmente Joker não a tem devido ao facto de ter chapéu e não cabelo que escondesse a face posterior.



Aqui a grande novidade: um novo molde para a máscara de Batman. Se até agora o efeito dos olhos nesta personagem era feito com uma impressão extra nas cabeças das minifiguras, agora esse efeito é conseguido com um molde branco dentro da máscara preta de Batman.
Fica aqui a comparação entre algumas das figuras dos últimos anos.



Conforme podem ver, nem todas as figuras podiam ser Batman. Para ser esta personagem, era necessário aquela lista branca nas cabeça, para criar o efeito pretendido. Se fosse uma cabeça "normal" dentro da máscara...ficava com um aspecto um pouco estranho (mais parecia uma máscara de Carnaval).



Agora não... todos podem ser Batman. Incluindo eu 😀


Voltando à construção, a mesma é relativamente simples e sem grandes técnicas a salientar.


Após o primeiro passo, aqui fica o cockpit....



Segundo passo, asa esquerda...



Terceiro passo, asa direita e alguns pormenores no veículo.




Com o quarto passo, talvez o pormenor mais interessante na construção com a cauda do Batwing.








E aqui fica o modelo construído.



Atrás do cockpit, existe um espaço para guardar alguns acessórios, ou então para guardar as compras da semana quando o Batman vai às compras e não lhe apetece levar o Lamborghini. 



A Batwing vista de trás. Fiquei surpreendido que a mesma se equilibra em pé. Possui também um Technic Pin Connector Block, Liftarm 1 x 3 x 5 with Cutout, comum nos conjuntos LEGO Art e que permite que a mesma seja facilmente pendurada numa parede.




As peças extra... poucas mas sempre bem-vindas. 


E por fim, alguns vídeos. A Batwing contém dois blasters laterais que disparam round plates 1 x 1, tentei a minha sorte e após algumas tentativas, lá consegui acertar no Joker.

E vocês, o que acham do conjunto? Vão comprar? Pessoalmente gostei, a construção é simples e relativamente rápida, e não é um modelo caro para aquilo que traz. E claro, que com a promoção certa, fica ainda mais em conta.

Podem também ver aqui o speed build do set, e nos próximos dias vou colocar mais alguns reviews sobre este tema.

Brinquem bem! 








Comentários