Review - LEGO Architecture 21060: Himeji Castle

 
É o mais recente conjunto da linha Architecture, e possivelmente um dos mais bonitos feitos até hoje. Trata-se do 21060: Himeji Castle, um set com 2125 peças e um PVP de 159,99€ (o que equivale a cerca de 0,075€ por peça. Pode-se pensar que é um excelente preço, mas também é necessário ter em conta que normalmente conjuntos deste tema têm muitas peças de dimensões reduzidas.
Estará à venda ao público a partir de 1 de Agosto, e a LEGO teve a amabilidade de me enviar uma cópia para fazer review.




A caixa é relativamente grande e contém um envelope em cartão com as instruções, sendo que estas contém muitos apontamentos sobre o set e sobre o edifício em si. 2023 marca o 30º aniversário desde que a Unesco tornou o Castelo de Himeji património mundial (sendo que também é conhecido como o Castelo da Garça - por se assemelhar a esta quando se prepara para voar)

O LEGO Designer responsável pelo mesmo é Chris Mcveigh, que muitos de vocês devem conhecer por ser o autor do tema Brick Sketches, e de alguns conjuntos mais conhecidos como o modular 10278 - Police Station, ou os sets de Winter Village 10275 - Elf Club House e 10293 - Santa's Visit



Ao todo temos 18 sacos de peças para construir, numerados do 1 ao 17. O passo nº1 é o único que contém 2 sacos, com as peças necessárias para construir a base.








Aqui infelizmente... uma das falhas que mais problemas tem dado à LEGO nos últimos anos. A diferença de tonalidade em algumas das peças da mesma cor a fazer-se sentir novamente neste conjunto.



A nova peça, um plate angular 2 x 2 num dos contos, e apenas com um stud, parece ter sido criada propositadamente para este conjunto, mas parece-me que terá uma grande utilização no futuro (os fãs de Monkie Kid e Ninjago esfregam as mãos. Pode não parecer pelo efeito de óptica, mas a peça não tem mesmo mais de 2 studs de largura.



Aqui uma das técnicas e soluções mais engenhosas de construção neste set, com a dupla camada de tiles 1 x 2 em grelha a formar um efeito muito engraçado no exterior, sendo que estas estão pousadas uma cima das outras, mas presas através de round plate 1 x 1 com buraco ao meio.



Por fim, após cerca de 4 horas, aqui está o castelo em todo o seu esplendor. É realmente um modelo que impressiona. Os jardins apresentam uma cor mais clara em Sand Green, para não desviar a atenção do castelo propriamente dito.











Conclusão:

Gosto muito da linha Architecture, mas nunca tinha a oportunidade de construir um. Tenho alguns na minha colecção, oferecidos, mas nunca me suscitaram o interesse para os abrir, como acontece com outros temas. Não só não têm minifiguras, como sinto que é quase um crime ter estes conjuntos e não os ter expostos. E para quem gosta de colecionar tudo, o "espaço" rapidamente se torna um problema.
Outra das coisas que me desagradou nos últimos anos, foi a reedição de alguns sets ou mesmo novas versões.
Nos últimos anos a frequência de sets deste tema tem vindo a diminuir (um ou dois conjuntos por ano), o que na realidade até tem tornado a sua coleção menos dispendiosa.

Fiquei realmente impressionado com a construção, especialmente tendo em conta que foi o primeiro conjunto desta linha que montei.
Dada a escala reduzida, por vezes torna-se difícil recriar alguns pormenores, mas este modele consegue captar muitos dos pormenores distintos deste castelo, como os ângulos em algumas muralhas, os telhados, as enormes escadarias e até os interiores das salas principais, como por exemplo um pequeno apontamento em roxo que não fazer spoiler aqui.
A tile 1 x 8 identificativa pode ser posta em inglês ou japonês (pessoalmente coloquei ambas, uma de cada lado), e até as árvores podem ser trocadas, podendo-se substituir o rosa das cerejeiras por outras ainda sem flor. E por falar nestas últimas, são 121 "flores" 1 x 1, numa cor nova, dark green, assim como outras peças com cores novas, como o "boomerang" em cinza escuro, a slope 75 2 x 2 x 3 dupla e convexa em dark tan ou mesmo a peça sensação deste ano, o brick round 1 x 1 x 2/3 com stud lateral, aqui em branco e em 10 unidades, ou o technic brick 1 x 2 com plate 1 x 2, também a fazer a sua estreia em branco.

É uma excelente experiência de construção e para quem é fã do tema, não pode mesmo perder este conjunto.

Obrigado à LEGO pelo envio do conjunto para review, as opiniões aqui reflectidas são da minha inteira responsabilidade. 





Comentários