Review: 31142: Space Roller Coaster

 

Video review in English: https://www.youtube.com/watch?v=mbbdOeNtHsY
Vídeo Review em português: https://www.youtube.com/watch?v=AQWKIj4t7NU
Speed Build: https://www.instagram.com/p/Cul3AVRO-Pd/?img_index=1



É um dos conjuntos que mais interesse me despertou, dentro daqueles que foram revelados agora para o segundo semestre de 2023. Falo-vos do 31142 - Space Roller Coaster, um conjunto que apesar de não ser licenciado, tem um PVP de 104,99€ para 874 peças, o que dá um preço por peça de 0,12€, que é bastante alto para um conjunto desta gama.
No entanto o mesmo deve-se aos carris usados, que são sempre peças com um custo de produção elevado, ainda por cima numa cor nova.

O lançamento está previsto para 1 de Agosto, e já se encontra referenciado em LEGO.com. A LEGO enviou-me uma cópia para fazer review, e aqui vai ela.




Logo na caixa, identifiquei algumas diferenças comparativamente à box art que a LEGO publica. Não tem o nome do set, nem o nº de peças, o que não deixa de ser peculiar. Referência aos 3 modelos que se podem construir alternadamente, todos eles de atracções de temática espacial, todas elas bastante interessantes. Mas claro que a que mais atenção chama, é a montanha russa.
Como é habitual nos conjuntos deste tema, não existem stickers, e temos 3 livros de instrução, um para cada modelo, contidos dentro de um envelope de cartão.

Conforme podem observar nas próximas fotos, a espessura é bem diferente entre os livros ( ainda para mais tendo em conta que a habitual lista de peças está no segundo livro).





A divisão dos sacos pelas diversas fases de construção. Ao todo temos 11 sacos com peças, 9 deles numerados, e 2 deles com as linhas de vagão e algumas plates de dimensões maiores.



O conjunto contém 6 figuras, onde o destaque vai obviamente para a o "bebé" classic Space, igual ao que tinha surgido na série 24 de minifiguras (ficou aqui a oportunidade perdida de o lançarem noutra cor, mas a carteira agradece).
À excepção da cientista e do spacebaby (que na realidade é a operadora da atracção), todas elas têm dupla face.
 





Com os 2 primeiros sacos, temos a primeira parte da estrutura feita, assim como a mini atracção para crianças, daquelas de colocar moeda. Genialmente bem desenhada, podem ver a mesma em funcionamento no vídeo acima.


Com os sacos 3 e 4, constrói-se o módulo central (que na realidade funciona como passagem entre a cancela e as carraugens), e onde irá estar a cientista/operadora do circuito. Destaque para a estufa no topo e para a escotilha à esquerda do módulo. São também colocadas as primeiras linhas, que como já devem ter reparado, surgem numa cor nova: Dark Blue
Aqui também se vê outras peças numa cor pouco comum, nomeadamente os discos em Satin Trans Dark Blue, que apenas surgiram no 40478 Mini Disney Castle.



Após a construção dos sacos 5 e 6, temos a base finalmente completa. Destaco as cores da mesma, com a inicial numa cor mais light, cinza claro, e com a segunda parte num tom mais escuro, a representar um mundo inexplorado, sombrio... ou então ocupado pelo Batman.
O monstro embutido na rocha com os tentáculos é um excelente pormenor.


Com os sacos 7 e 8, a estrutura fica praticamente concluída. Os carris estão todos assentes, com alguns pormenores engraçados, como alguns elementos decorativos (asteroide, cometa com luz, ou o meteorito que se move ao passar o vagão). Também gosto muito do pequeno robot no centro desta zona mais sombria, e a aplicação de tiles que brilham no escuro dão outro detalhe engraçado que poderão ver mais à frente.



Por fim, a construção está concluída. O saco nº 9 permite montar os vagões e mais alguns elementos decorativos, como o foguetão e a placa a dizer "Space" com o mini shuttle
E aqui ficam alguns dos meus pormenores favoritos.











Melhor que imagens... só mesmo os vídeos com o funcionamento da montanha russa.





(as peças extra)


Conclusão:
Um bom set, com construções mais pequenas muito boas, com um layout na minha opinião mais interessante que o 31084 - Pirate Roller Coaster, do mesmo tema mas de 2018.
As figuras foram em grande parte reaproveitadas de outros temas, nomeadamente City, mas  o spacebaby é sempre bem-vindo (pena não ser mesmo noutra cor).  
É verdade que é um pouco caro, mesmo tendo em conta as peças dos carris, mas também é verdade que em Portugal poderá ser obtido de forma mais em conta se esperarmos pelas promoções certas.

Obrigado à LEGO pelo envio do conjunto, a opinião sobre o mesmo é da minha inteira responsabilidade (ou como eu costumo dizer... irresponsabilidade 😂).
Agora é ir buscar as pipocas ou comer um gelado e dar uma volta na montanha russa.


Comentários