O set LEGO do dia: 601 - Shell Filling Station, de 1978

 


Continuamos nos clássicos dos clássicos, retornando ao ano em que a minifigura aparece pela primeira vez no mundo LEGO. Mas...serei só eu a pensar que este conjunto é um bocado sinistro?


Bem...eu não sei quanto a vocês... mas seu eu parasse numa bomba de combustível, e visse que um senhor se dirigia a mim, com um sorriso meio diabólico e com uma corda na mão...eu fugia era dali para fora!

Fora de brincadeiras, este é um grande clássico, ainda que com poucas peças. Este conjunto representava literalmente uma bomba de combustível (gosto de pensar que estava colocada numa cidade, assim no meio de nada, junto a uma esquina como se nada fosse). Além da bomba, tinha uma figura com o símbolo da Shell e um bonito sinal/poste com o logótipo da empresa de combustível. As bombas eram iguais às apresentadas no set 377 - Shell Service Station, lançado no mesmo ano, em que as mangueiras não tinham pega e eram compostas apenas por um cordel/fio mais grosso.

Já aqui falei das parcerias que a LEGO teve com empresas de combustível como a Shell e com a Exxon (sendo que os conjuntos desta apenas estiveram disponíveis no continente norte americano). Além de alguns promocionais que em nada estavam relacionados com combustíveis, muitos foram os conjuntos com estações de serviço, reboques e camiões cisterna, tanto nos anos 70,80 e 90. Depois veio a Octan com o Lord Business, e acabou com a concorrência (assim como a GreenPeace) . Mas isso não interessa agora.

Como curiosidade, partilhava a referência com mais dois conjuntos, sendo que um deles até já falei aqui, o 601 - Tow Truck, de 1970. Além deste, tivemos o 601 - 1:87 Morris 1100, de 1966, uma das icónicas réplicas que a LEGO fez de veículos, e sobre as quais falarei noutro dia com mais detalhe. Podem ver uma imagem deste modelo mais abaixo.

Segundo o Bricklink, o set continha apenas 9 peças e uma minifigura, sendo que esta era a grande novidade, com pernas, torsos com braços, e cabeça sorridente. O torso era simples, sendo que a impressão era feita através de um autocolante. 

Relativamente às peças, apesar de poucas, destaco algumas, até pela maneira como são usadas:
E por aí, alguém teve ou tem este conjunto? Qual a vossa opinião sobre o mesmo?

Podem ver um vídeo mais abaixo, com a montagem e o review do mesmo, do Youtuber brickitect.

Imagens: Brickset, Bricklink e Catawiki



















601 - 1:87 Morris 1100

601-2: Tow Truck


Comentários