As imagens já tinham saído na semana passada, mas só hoje a LEGO anunciou a campanha Play Unstoppable, para inspirar as raparigas (e não só) a jogar e a brincar livremente e a derrubar estereótipos há muito enraizados na sociedade.
Para ajudar a defender o que as raparigas podem alcançar quando têm espaço e liberdade para jogar abertamente e sem receio, algumas das figuras do futebol feminino mais capazes de promover mudanças juntaram-se para apoiar esta meta: a ex-capitã da seleção feminina dos EUA Megan Rapinoe, a multitalentosa Yuki Nagasato, a avançada de renome mundial Sam Kerr e a superestrela global Asisat Oshoala.
E para esta campanha, foram desenvolvidas diversas acções de promoção. Desde a abertura de campos de futebol nos estados unidos, como a criação de plataformas de sensibilização de modo a erradicar estes estereótipos, assim como um filme intitulado "Play Move Us". Para os fãs de LEGO, é lançado o set 40634 - Icons of Play ( LEGO® Ícones de Jogo).Terá um PVP de 99,99 €, e contém meio campo de futebol com baliza, e algumas estruturas como um banco de suplentes, posto de videoárbitro, bancadas e tribuna de entrega de troféus. Ao todo são 899 peças, o que dá um preço por peça de 0,111€
E por aí, o que acham do set e da iniciativa?
Na minha opinião, a iniciativa é boa e é sempre de louvar... já o set, infelizmente creio que não terá grande sucesso, ainda para mais tendo conta o preço/tamanho. Seria preferível algo mais pequeno e parece-me que cometeram o mesmo erro que fizeram com o 21337 - Table Football.
Fica aqui a press release em Português:
Grupo LEGO junta-se às estrelas do futebol feminino para inspirar as crianças a aprender o que significa Play Unstoppable
As jogadoras de classe mundial Megan Rapinoe, Yuki Nagasato, Sam Kerr e Asisat Oshoala juntaram-se à equipa para ajudar o Grupo LEGO a defender a forma como as raparigas jogam — dentro e fora de campo.
A nova campanha Play Unstoppable surge no seguimento de estudos que concluíram que as raparigas se sentem menos limitadas do que os rapazes por preconceitos de género típicos associados ao jogo— a 82% das raparigas parece bem as raparigas jogarem futebol e os rapazes praticarem ballet, perante apenas 71% dos rapazes.
O potencial ilimitado das raparigas quando podem jogar sem fronteiras é celebrado num novo set LEGO® Ícones de Jogo que contém minifiguras das quatro futebolistas pioneiras.
O Grupo LEGO acaba de anunciar Play Unstoppable, uma nova campanha focada em celebrar o potencial infinito das raparigas quando lhes são dadas oportunidades para jogar sem limites. Para ajudar a defender o que as raparigas podem alcançar quando têm espaço e liberdade para jogar aberta e ferozmente, algumas das maiores criadoras de mudança no futebol feminino juntaram-se à equipa em apoio deste movimento: a ex-capitã da seleção feminina dos EUA Megan Rapinoe, a multitalentosa Yuki Nagasato, a avançada de renome mundial Sam Kerr e a superestrela global Asisat Oshoala.
Celebrar a brincadeira que muda as regras do jogo
Play Unstoppable tem como objetivo pôr em causa estereótipos em torno da brincadeira e da construção criativa e incentivar as raparigas a desbloquear a liberdade de que precisam para brincarem sem fronteiras.
Uma pesquisa levada a cabo para o Grupo LEGO, realizada pelo Geena Davis Institute, em 2021[1], concluiu que as raparigas se sentem cada vez mais confiantes para se envolverem em todos os tipos de brincadeira e atividades criativas, mas permanecem condicionadas pelos estereótipos de género enraizados na sociedade.
Chegou ainda à conclusão que as raparigas se sentem menos limitadas e apoiam menos os preconceitos típicos de género do que os rapazes quando se trata de brincadeira criativa (74% dos rapazes vs. 62% das raparigas acreditam que algumas atividades se destinam apenas às raparigas, enquanto outras se destinam aos rapazes) e estão mais abertas a diferentes tipos de brincadeira criativa em comparação com o que os seus pais e a sociedade normalmente incentivam, sendo o futebol um dos principais elementos distintivos — a 82% das raparigas parece bem as raparigas jogarem futebol e os rapazes praticarem ballet, perante apenas 71% dos rapazes.
«O jogo, dentro e fora de campo, ajuda as crianças a explorar quem são, a ganhar confiança e a sentir-se parte de uma equipa. É uma das razões pelas quais o futebol feminino é uma das modalidades que mais crescem globalmente, com recordes de público quebrados regularmente e mais de 30 milhões de raparigas a jogar em todo o mundo. Contudo, apesar de o talento das jogadoras e a emoção do jogo serem finalmente reconhecidos no cenário global, existem ainda muitos estereótipos à volta das raparigas, dos seus passatempos e da maneira como jogam que precisamos de derrubar. Espero que ao verem mulheres como eu a alcançar os seus sonhos possa inspirar as raparigas a acreditar que são imparáveis quando conseguem fazer aquilo de que gostam», declarou Sam Kerr. «Estou entusiasmada por trabalhar com o Grupo LEGO para celebrar as muitas dimensões da brincadeira para raparigas e mostrar que é tempo de o mundo se preparar para elas e de lhes permitir jogar aberta e destemidamente — e livres de estereótipos.»
Para ajudar as raparigas a continuar a quebrar as barreiras que definem a forma como jogam e as incentivar a jogar sem limites, o Grupo LEGO está a fazer uma parceria com:
- A U.S. Soccer Foundation, para abrir três minicampos de futebol permanentes em todo o país para garantir às raparigas maior acesso a oportunidades ilimitadas de jogo.
- A Football Australia, através de Legacy ’23 e Our Game, para criar uma plataforma para a comunidade pôr em causa os estereótipos de género no futebol, defender o jogo sem limites e incentivar todas as raparigas a jogar de forma imparável.
Modelos do futebol mundial a seguir
Para assinalar o poder imparável do futebol feminino e o incrível talento desportivo de Megan Rapinoe, Yuki Nagasato, Sam Kerr e Asisat Oshoala, o Grupo LEGO vai lançar um novo set sobre futebol com as quatro jogadoras e convida as raparigas a explorar o seu amor ao desporto-rei por meio da brincadeira com LEGO.
O set LEGO® Ícone de Jogo, de 899 peças, dá vida ao forte sentido de comunidade e espírito de equipa do futebol. O vibrante set de estádio de futebol apresenta uma formação de 15 minifiguras com cinco jogadores, oito adeptos, um treinador e um árbitro, para que os fãs de todas as idades possam dar o pontapé de saída ao lado de minifiguras dos seus heróis do futebol, aplaudir das bancadas ou festejar a vitória no pódio do vencedor. O set conta ainda com um posto de videoarbitragem e videoárbitro, para ajudar nas decisões mais difíceis, e um placar móvel, para que os construtores possam jogar para ganhar ou refletir o que se passa nos jogos a que assistem em direto.
Como o jogo nos move
Fora de campo, um filme inspirador chamado Play Moves Us vai explorar as possibilidades que são desbloqueadas quando as raparigas têm a liberdade de brincar sem restrições — seja qual for a paixão em que se foquem. As quatro jogadoras juntam-se a raparigas de todo o mundo para descobrirem a construção, a moda, os jogos e a música e discutirem a importância de brincar sem limites. A curta-metragem vai estar disponível em LEGO.com e terá o apoio de cada uma das intervenientes nos seus canais.
«Quando têm espaço e liberdade para se expressarem plenamente, as raparigas são uma força imparável no mundo. São inventoras brincalhonas, cientistas curiosas, sonhadoras ousadas e aventureiras intrépidas — e é exatamente isso que Play Unstoppable pretende enaltecer. Ao longo de mais de 65 anos, o tijolo LEGO tem proporcionado infinitas possibilidades de brincadeira a todas as crianças e permitido que as raparigas sonhem, construam e se tornem o que quiserem, mesmo quando a sociedade lhes diz que não», afirmou Julia Goldin, Chief Product and Marketing Officer do Grupo LEGO. «O futebol feminino tem o poder de nos lembrar do que as raparigas podem fazer quando se libertam de estereótipos — as nossas quatro futebolistas estão entre as melhores do mundo. Como mulheres fortes dentro e fora de campo, inspiram raparigas um pouco por todo o lado a atingir o seu potencial.»
Raparigas imparáveis
Play Unstoppable demonstra as possibilidades intermináveis do LEGO System in Play. Todo o conteúdo de Play Unstoppable, em que se inclui uma introdução à campanha, o filme Play Moves Us, artigos relacionados com Girls Play e pormenores sobre as minifiguras estarão disponíveis numa página dedicada a Play Unstoppable em LEGO.com.
O set LEGO Ícones de Jogo estará disponível a 6 de junho em LEGO.com/icons-of-play e nas lojas LEGO em todo o mundo, com PVP recomendado de 99,99 €.
INFORMAÇÃO ADICIONAL DO PRODUTO: LEGO® ÍCONES DE JOGO UNSTOPPABLE MINIFIGURES
· Código do produto: 40634
· Nome do produto: LEGO® Ícones de Jogo
· PVP recomendado: 99,99 €
· Medidas: O meio-campo de futebol com baliza e posto de videoarbitragem mede 20 cm de altura e 36 cm de largura
· Número de peças: 899
[1] O estudo inquiriu 6844 pais e filhos, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, na China, República Checa, Japão, Polónia, Rússia, Reino Unido e EUA em 2021.
Sobre o Grupo LEGO
A missão do Grupo LEGO é inspirar e desenvolver os construtores de amanhã, através do poder de brincar. O LEGO System in Play, assente nos tijolos LEGO, permite às crianças construir e reconstruir tudo o que possam imaginar.
O Grupo LEGO foi fundado em Billund, Dinamarca, em 1932, por Ole Kirk Kristiansen, derivando o seu nome da junção das palavras dinamarquesas LEg GOdt, que significam «Brincar Bem».
Hoje, o Grupo LEGO permanece uma companhia familiar, sediada em Billund, sendo os famosos tijolos vendidos em mais de 140 países em todo o mundo. Para mais informação, www.LEGO.com.
Para mais notícias do Grupo LEGO e informação relativa ao desempenho financeiro e ao compromisso com ações responsáveis, queira visitar www.LEGO.com/aboutus.
Sobre as jogadoras
Megan Rapinoe é campeã mundial e conquistou medalha de ouro olímpica. Como líder que se faz ouvir dentro e fora de campo, Megan ajudou a seleção dos EUA a conquistar o Campeonato Mundial Feminino de 2019, tendo marcado alguns dos melhores golos da competição. Levou para casa as duas principais distinções do torneio — a Bota de Ouro, de melhor marcadora, e a Bola de Ouro, para melhor jogadora do torneio. Como autora, é best-seller do New York Times, uma das 100 pessoas mais influentes da Time e foi distinguida com a Medalha Presidencial da Liberdade.
Yuki Nagasato joga pela seleção feminina do Japão e atua no meio-campo no Chicago Red Stars, nos EUA. É ainda a primeira jogadora de futebol feminino a representar a equipa masculina principal de um clube japonês. Em 2011, Yuki integrou a equipa vencedora do Campeonato do Mundo Feminino do Japão, tendo ainda competido nos torneios de 2007 e 2015, e fez parte do plantel nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012. Além de ser uma estrela dentro de campo, Yuki é uma talentosa baterista, atriz, modelo e artista.
Sam Kerr representa a seleção feminina da Austrália e é avançada do Chelsea FC, no Reino Unido. Estreou-se na equipa nacional aos 15 anos e foi nomeada capitã em 2019 — título que conserva até hoje. Marcou cinco golos no Campeonato do Mundo de 2019 e foi finalista de Melhor Jogadora Feminina no FIFA Football Awards 2019, além de ser indicada à Bola de Ouro. Sam é ainda autora da série de livros infantis Kicking Goals.
Asisat Oshoala joga na seleção feminina da Nigéria e é avançada do FC Barcelona, em Espanha. É uma das melhores jogadoras do mundo e foi eleita Jogadora Africana do Ano em cinco ocasiões (2014, 2016, 2017, 2019 e 2022). Em 2014, ganhou a Bola de Ouro e a Bota de Ouro no Mundial de Sub-20, foi também nomeada Futebolista Feminina do Ano pela BBC, em 2015, tendo recebido, em 2021, uma nomeação para a Bola de Ouro. No ano passado, Asisat lançou a Asisat Oshoala Academy (AOA), em Lagos, na Nigéria, como parte da missão de proporcionar às raparigas da sua comunidade o acesso ao desporto e à educação.
Comentários
Enviar um comentário