Catálogos LEGO -1986 - Catálogo Médio Norte-Americano - Polícia, Falcões...e perseguidores lunares


1986, um ano de cheio de acontecimentos marcantes. Por um lado, coisas menos boas como o acidente do Challenger, e o desastre em Chernobyl. Por outro, o cometa Halley "regressou" à Terra, e Maradona marcou um dos golos mais bonitos de sempre num campeonato de Futebol. Portugal ingressa na CEE... e para os lados da Dinamarca? O que aconteceu no nosso brinquedo favoritos?

Foi um ano relativamente tranquilo, para variar um pouco, vou desta vez analisar um catálogo médio do mercado Norte Americano, por isso podem encontrar alguns conjuntos que não se venderam por cá (e alguns icónicos).

Começando pela capa, a fazer referência aos 3 temas principais da época, e possivelmente os que mais se vendiam na altura: Castle, Space e Town, acompanhados por uma figura de cada, a mais caracterizante de cada, a parecer que estavam a discutir para tentar chegar a um consenso de qual seria o melhor tema (coisa que acontece ainda hoje entre os fãs).


Nas páginas seguintes, a habitual comparação e evolução entre temas, de forma a mostrar que LEGO é um brinquedo para todas as idades. Curioso como começam com uma bebé, mas nos 5 temas seguintes. é sempre usado um rapaz, algo impensável nos dias de hoje. Outro pormenor interessante, com a presença de três faixas etárias iguais, com LEGOLAND (vulgo system - Town, Castle e Space), Boats e Trains.


Duplo, aqui com muitas caixas de peças soltas, de modo a que as crianças explorem a criatividade ao máximo. Uma referência à compatibilidade entre peças Duplo e system, e o aparecimento de algumas linhas específicas, como "quinta" e comboios. Estes conjuntos já estavam disponíveis na Europa desde 1985 e 1983 rescpectivamente.


Chegámos a "Basic", e aqui com uma demonstração muito engraçada do tipo de peças para cada sistema e idade. Peças mais básicas para os mais novos, e mais avançadas/technic, para os mais velhos. Aqui, uma novidade , os conjuntos Basic, no lado direito da página, com aquelas figuras "estranhas", sem pernas nem braços, que não foram muito comuns e normalmente só estavam disponíveis em baldes.


E chegámos ao que muitos de nós procuravam, os brinquedos para "gente grande"! Várias referências interessantes, como o foco na possibilidade de existirem construções alternativas para cada set, e até mesmo criar universos alternativos misturando os três temas. Curioso com o último parágrafo, onde é dito algo como " Colecionar os conjuntos é tão divertido como construí-los"... Não devias ter dito isso LEGO, não devias 😂



Town, o meu tema favorito. Destaco aqui alguns que não estiveram disponíveis na Europa, como o 6377 Delivery Center ou o 6391 Cargo Center (este esteve na Alemanha numa loja específica, se não estou em erro). Como novidades mais marcantes, a icónica Esquadra de Polícia 6386 e a estação de serviço da Shell 6378.




Space, a última fronteira (isto foi antes de Star Wars, portanto ainda posso dizer isto). Dão foco ao "Snap System", que como explicado na página, era a possibilidade de criar veículos maiores, e depois dividi-los em conjuntos/veículos mais pequenos. Destaco como novidades o icónico 6940 Alien Moon Stalker (tenho que fazer uma review deste, porque acho o nome hilariante), e o imponente 6985 Cosmic Fleet Voyager.




E por fim, Castle. Um tema que teoricamente não estaria muito relacionado com o território Norte Americano, mas que até teve bastante sucesso. Aqui era destacada a modularidade dos castelos e alguns outros conjuntos, com a possibilidade de os abrir e se tornarem enormes muralhas. Como novidades, destaco o pequeno mas icónico 6041 Armor shop (com a exclusiva espada preta e bandeira), e o mítico (e o meu primeiro castelo) 6074 Black Falcon Fortress.



Uma página dedicada a dois subtemas de Town, Trains e Boats (embora muitos considerem que Town é que é um subtema de Trains 😂)



E por fim Technic, com o sistema pneumático a ser destacado. Nesta época esta linha não tinha tantos conjuntos como actualmente, por isso as últimas páginas acabam por ser preenchidas com os packs de peças extra que podiam ser adquiridos por correio. Destaco algo como um poster de um Shuttle (por 5,50$), e um móvel com 4 prateleiras em divisórias para arrumação de peças, por 39,95$. Quase 30 anos depois, parece-me um preço bem excessivo...



E vocês, o que acham? 1986 foi um bom ano para a LEGO?
Comentem e digam outros anos que gostariam de ser analisados.

Link para o catálogo completo

Imagens:Brickset




 

Comentários