À conversa com... Nuno Caravela

 


O nosso convidado de hoje é Nuno Caravela, que é nada mais nem menos que o autor de um dos livros infantis com mais sucesso no nosso país, "O Bando das Cavernas". E claro que uma pessoa tão talentosa, teria de ser fã de LEGO também, tanto que até incluiu o brinquedo em um dos seus livros!

Fiquem a saber mais sobre este talentoso escritor e fã de LEGO nas próximas perguntas.

Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via Facebook, Instagram, ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com




1-Para os nossos seguidores ficarem a saber mais sobre o Nuno, fala-nos um pouco de ti, a tua idade, as tuas origens e as tuas ocupações?

R: Chamo-me Nuno Caravela, tenho 54 anos, sou escritor e pai de uma futura cineasta  que é fã do LEGO. Nasci em Lisboa no dia 1 de agosto e, para além dos livros, gosto de estar em contato com a natureza. Tenho há muitos anos uma canoa modelo Old Guide com a qual já desci quase todos os principais rios do nosso país. Também gosto de passar as tardes de inverno entretido a fazer construções LEGO com a minha filha. Ela já deve ter quase todos os conjuntos do Harry Potter e da Star Wars. O espaço começa a faltar:)







2 - És o criador de um dos livros infantis com mais sucesso no nosso país, o Bando das Cavernas. E não só escreves as histórias, mas como fazes todas as ilustrações para as mesmas. Como começou todo este processo? Escrever para crianças sempre foi um objectivo teu?

E: Desde novo (muito antes sequer de sonhar que um dia viria a ser escritor) que gosto de escrever. Quando era miúdo passava o tempo todo a inventar histórias. Desenhar também me deu sempre um enorme prazer, principalmente personagens ao estilo cartoon. De início não tinha na ideia propriamente escrever literatura infantil/juvenil, mas quando surgiu a primeira oportunidade de publicar um livro nesta área, adorei. Até porque posso juntar à escrita a ilustração, duas coisas de que tanto gosto.




3 - Num dos livros, “O Mistério da Gata Cristy!”, introduzes LEGO à narrativa da história. Como surgiu esta esta ideia?

R: Há imensas tribos espalhadas pelas selvas do Bando. E todas elas têm sempre qualquer coisa relacionada com o imaginário dos jovens leitores e leitoras. Quem é que nunca se divertiu a fazer uma construção com LEGO? Claro que a Tribo LEGO não podia faltar.





4- Qual é a tua primeira memória com LEGO? Foi um brinquedo que fez parte da tua infância?

R: Sim. Ainda hoje tenho no meu escritório uma casa LEGO oferecida pelos meus avós e que construí quando tinha dez anos.




5- Se sim, passaste por alguma “dark age”? (Nome que os fãs chamam ao período de desinteresse, normalmente ao entrar na adolescência e que dura até a uma fase mais adulta)

R: É verdade. Nunca tinha pensado nisso. Mas realmente na adolescência houve um período de desinteresse.



6 – Já como adulto, voltaste a comprar ou a receber algum conjunto? Quais são os temas que mais gostas de coleccionar ou construir?

R: Voltei a descobrir o prazer do LEGO quando fui pai. Desde então até aos dias de hoje tenho oferecido imensos conjuntos LEGO. Principalmente, como já referi antes, com os temas do Harry Pottter e da Star Wars. Temos muitos, mas ainda nos faltam alguns.





7 - Sendo alguém com uma imaginação enorme, necessária para criar tantas e diferentes histórias, também te aventuras nas construções originais, criando coisas ao teu gosto e sem seguir instruções?

R: É curioso porque, durante uma das últimas construções que estávamos a fazer, comentei com a minha filha que era capaz de ser giro fazer qualquer coisa original. Ainda não experimentámos, mas vai ser uma das próximas experiências.



8 - Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

R: Bem, isso está-se mesmo a ver qual é a resposta: O Bando das Cavernas!



9- Se tu tivesses a oportunidade de fazer algo em LEGO, seja de que tamanho for… o que farias?

R: Não me quero repetir, mas seria com certeza um dos personagens do Bando das Cavernas… talvez o Tigre-dentes-de-sabre. Acho que ficaria espetacular feito em LEGO e num tamanho grande.




10 – Como é a tua “oficina”/espaço de exposição LEGO?

R: Normalmente construímos na sala e depois fica em exposição no quarto da minha filha. Apesar de ter um espaço relativamente grande, já começa a ter de retirar outras coisas para caber tudo.



11 - Neste momento, estás a fazer alguma coisa em LEGO? Construir algum set por exemplo?

R: Terminamos há pouco tempo a nave espacial da Star Wars que ficou com uma dimensão considerável.



12- Abriu recentemente uma loja LEGO Certificada em Portugal. Já a visitaste? Se sim, o que achaste do painel que retrata Lisboa?

R: Ainda não. Mas estou curioso. Tenho de lá ir.



13 - Costumas oferecer LEGO aos outros...ou compras só para ti?

R: Os conjuntos LEGO são, juntamente com os livros, as minhas prenda de eleição para os mais novos.



14- Da nossa conversa, percebi que a criatividade e gosto pelas artes não é algo exclusivamente teu na tua família… Já pensaste juntar o talento da tua filha com o teu e criarem juntos uma história em LEGO?

R: É uma excelente ideia. E nós adoramos desafios.


Obrigado Nuno, continuação de boas construções e que as tuas obras literárias continuem  a fazer sorrir e a despertar o interesse na leitura nas crianças (e porque não nos graúdos também) em Portugal.

Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com

Comentários

  1. Cá em casa gostamos muito do Bando Das Cavernas! Excelente entrevista! Obrigada, Play Well :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário