Catálogos LEGO : 1994 - Catálogo grande Europeu - E fez-se...neve!


 Creio que não foi o primeiro que a LEGO fez (houve também pelo menos em 1993), mas foi o primeiro que me chegou às mãos. O catálogo LEGO com uma capa alusiva ao Natal/Inverno. Na verdade, o interior era igual à versão normal, apenas diferia na capa, onde foram buscar as principais novidades desse ano, criando um desenho muito engraçado e alusivo à época. Mas neste ano de 1994, existiu também outra curiosidade, com a introdução de um pequeno jogo nas páginas dedicadas aos temas system, onde uma figura Town (nomeadamente Max Timebuster), aparecia nas páginas de outros temas a roubar peças exclusivas dos mesmos. E com a polícia no seu encalce claro.


Em relação às capas, a original faz menção a várias "marcas" desse anos. A introdução de Islanders, no tema piratas, Belville, um tema nome a apelar o público feminino, Spyrius, uma nova linha para espaço, e os Hot Rods, uns veículos com um look fantástico que surgiram no tema Town.

Já a capa de Natal, não faz referência a Belville mas em compensação mostra alguns dos novos conjuntos (alguns emblemáticos deste ano), como a Pizzeria e o novo Aeroporto...e não só.



Não vou mostrar todas as fotografias do catálogo (podem ver as mesmas no Brickset), mas vou mostrar as páginas que mais me chamaram a atenção. Logo ao abrir, uma imagem muito forte e que se perdeu infelizmente, na minha opinião. Diversas crianças de várias idades e origens, a brincar lado a lado como se mostrasse a evolução natural da brincadeira, passando pelas diversas fases e etapas de desenvolvimento e complexidade do brinquedo.

Os catálogos de hoje só mostram imagens renderizadas de conjuntos...o que é uma pena.




Começamos com Duplo, com uma linha que se perdeu ao longo do tempo: Baby, a partir dos 4 meses, e que procurei desesperadamente no eBay algumas referências em 2021 para oferecer ao meu pequenote quando ele nascesse.
Nota: Apesar de dizer 4 meses, eu não recomendo que metam um destes elementos nas mãos deles até 5/6 meses, altura em que começam a controlar melhor o tacto...senão arriscam-se a levar com uma roca no queixo e acreditem, não é agradável 😁




Mais duas linhas interessantes de Duplo, a PlayHouse, estilo casa de bonecas, onde se constrói diversas divisórias de uma casa, e Toolo, um tema muito curioso, onde é necessário uma espécie de chave de fendas para apertar as peças. Não sei é se seria indicado mostras às crianças como desapertar parafusos.




Mais à frente, duas linhas também a apelar ao público feminino. A introdução de Belville, com umas figuras novas, de proporções diferentes das minifiguras, e por outro lado Paradisa, que apesar de ter muitos conjuntos com tons em cor de rosa, era do agrado de muitos fãs de Town (inclusive eu), por trazer conceitos diferentes a uma tema que não fugia muito a Polícias, bombeiros e veículos (que hoje ainda é pior).




Depois...um dos temas favoritos de todos: Town!
A introduzir um "jogo", onde teriam de encontrar o "brincalhão Max Timebuster, que em todas as páginas dos temas seguintes aparecia escondido a roubar alguma peça. A nível de sets novos, destaco o novo aeroporto, quartel dos bombeiros, estação móvel/camião da polícia um novo comboio de mercadorias, a pizzaria, a marina e o Hot Rod Club (o quanto eu adorava estes três conjuntos - do qual só tive o 6350, os outros vieram bem mais tarde já como adulto).
Já agora aproveitem e tentem descobrir todos os aparecimentos de Max nas seguintes fotos.









Piratas, com a grande (e única) novidade de Islanders, uma tribo indígena (e quiçá canibal) que não deixava os simpáticos corsários enterrar os seus tesouros nas suas ilhas, Castelo, que infelizmente não teve novidades, e Space, que contou com a linha Spyrius (e por aqui acabam as aparições do "brincalhão".





Por fim...Technic! Com aquele que foi um dos mais icónicos sets desta linha durante muito tempo, o 8880 - Super Car.


E por hoje é tudo! Lembram-se deste catálogo? O que acham do mesmo? 

Comentários