À conversa com... Pedro Costa



O nosso convidado de hoje é Pedro Costa, 36 anos, de Aveiro e coordenador de um ATL...mas com uma paixão enorme por fotografia e LEGO, pois claro. 

Fiquem então a saber mais sobre este talentoso fã de LEGO nas próximas perguntas.

Já sabem, se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO? 

Em primeiro lugar, muitíssimo obrigado pelo convite, Alex.

O meu nome é Pedro Costa, tenho 36 anos e moro na Praia da Barra (Aveiro). Sou coordenador de um ATL, o qual, para minha grande felicidade, sendo eu um fã desde a idade que eles têm agora (6 anos), já tem uma considerável quantidade de LEGO disponível para as crianças brincarem. Bem, não só para as crianças!

 

2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

Esta é sempre uma boa questão… apesar de ainda hoje ter alguns sets (incompletos infelizmente) que mediante as possibilidades da altura os meus pais me ofereciam, a memória que me vem sempre à cabeça é do set 6552 Rocky River Retreat, que até era do meu irmão.



 

3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Durante vários anos. O gosto e a tentativa de aquisição constante, essencialmente de minifiguras, regressaram após uma visita à Exposição: Um mundo de sonho com a LEGO em Estarreja (Aveiro) há cerca de 11 anos. Foi onde comprei a minha primeira minifigura das séries colecionáveis: a bruxa da série 2.

 


4 - Tens-te destacado pelas fotografias que tens tirado com as minifiguras. E que belas fotografias, é difícil escolher uma favorita porque são todas espetaculares.
Além disso, em cada uma tu descreves de forma detalhada através de imagens todo o processo de captura das mesmas, e a maneira como foi feito o cenário.
Como surgiu esta ideia de fazer este tipo de fotografias?

Muito obrigado Alex. Eu costumo dizer que faço estas fotos essencialmente para mim, ou seja, porque aprecio bastante o resultado final que tenho conseguido alcançar em cada uma, mas sinto-me sempre lisonjeado quando recebo comentários positivos sobre algo que, à partida, seria apenas eu a gostar.

Eu sempre gostei muito de fotografia. Única e exclusivamente como passatempo mas sempre a tentar manter-me ativo, criando perfis em alguns sites de fotografia onde ia partilhando as minhas fotos. Em 2017, havia um site que lançava regularmente desafios fotográficos, nos quais podíamos participar selecionando a foto que tivéssemos que melhor se enquadrasse no tema lançado (B&W, flores, paisagem, animais, ect.). Um dia lançaram um desafio sobre fotografia de brinquedos e eu não tinha nenhuma foto com que participar. Aliás, nem fazia ideia de que existissem pessoas dedicadas exclusivamente a este tipo de fotografia. Quando, ao fazer uma breve pesquisa na internet, descobri algumas fotos com minifiguras LEGO…pufff, fez-se luz na minha cabeça. Peguei nas minifiguras que tinha na altura e escolhi o Marinheiro da série 4, visto que moro a 100 metros da praia e achei que fosse o mais “fácil” de enquadrar na paisagem. E assim tirei a minha primeira foto, que intitulei de Look…A lighthouse! Uma foto muito, muito mais simples do que aquilo que faço neste momento, claro. Sem desmembramentos de minifiguras e principalmente sem adereços ou cenários manufaturados, mas achei que finalmente tinha encontrado o meu “estilo de fotografia”.


 

5 -Como escolhes o tema para cada foto? Vês uma figura e pensas "olha, era engraçado fazer algo deste género com ela a fazer isto"? ou é outro tipo de inspiração?

No início desta “brincadeira”, era tal e qual como descreveste. Ainda tinha poucas minifiguras e não fazia sequer publicações regulares, por isso de vez em quando costumava fazer esse exercício mental de me sentar a olhar para a coleção e pensar o que poderia fazer com ela. É algo que continuo a fazer mas não com tanta frequência, isto porque existem (principalmente) duas comunidades dedicadas a este hobby nas redes sociais, que lançam concursos semanais e mensais, o que leva a que agora, por norma, eu pense primeiro no cenário e só depois é que tento procurar minifiguras que se adequem.

 

6- Se não estou em erro, em todas as tuas fotografias, os únicos elementos LEGO são as próprias figuras. Todo o cenário é criado com outro tipo de materiais ou estruturas. Algum motivo para não usar LEGO? 

Acho que é o facto de não utilizar apenas LEGO que distingue as minhas fotografias. Ou pelo menos gosto de pensar que sim. E apesar de existirem alguns artistas fenomenais a fazerem fotografias exclusivamente com LEGO, penso que graças a estes cenários consigo atribuir às cenas captadas um sentido menos “artificial”.

(Foto 2: BTS da Turning to Stone)

7- Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse? Ou minifiguras, para as tuas fotografias?

Adorava ver produzido algo dentro da temática Steampunk! Já tive a oportunidade de criar duas fotos dentro deste tema e acho fenomenal, pois, por norma, dedico a maior parte do tempo a trabalhar nos cenários, mas, nestes casos, o importante é mesmo o trabalho minucioso nas minifiguras.

(Foto 3: Captain Cyrus Steamborg)


8 - Atualmente, colecionas algum tipo de tema, ou constróis MOCs? 

Tenho sempre queda para comprar sets do Harry Potter. Ainda que, até hoje, não lhe tenha dado grande destaque no que diz respeito às fotografias. Quanto a MOCs, tenho apenas uma caravana cigana que me dediquei afincadamente a desenhar e construir peça a peça para uma das minhas fotos.


(Foto 4: Sellers Of Futures)


9 -Tens algum construtor LEGO favorito ou fotógrafo de LEGO?

Bem, em relação a construtores nem tanto, mas fotógrafo, sem dúvida o senhor Patrick dos Países Baixos com a conta de Instagram @legoinspire. A luz, as cores, todo o trabalho de edição, é incrível!


@legoinspire, no Instagram

 10 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente relacionado com fotografia)? Se sim, podes falar-nos dele?

Existe uma ideia em mente, que adorava conseguir concretizar, relacionada com as fotos que vou tirando e com a possibilidade de conseguir fazer uma exposição com elas, mas nada de muito concreto ainda. 

 

11 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções?

Quase de forma exclusiva e, sempre que posso, com publicações semanais, no Instagram (@alexandre_coelho22), mas há cerca de 3 meses, no Tumblr também, ainda que menos ativo.

 


12 – Fazes parte de alguma LUG (LEGO User Group)? Qual a tua opinião sobre as mesmas em Portugal?

Faço parte de algumas comunidades LEGO online, mas não de nenhuma LUG. Mas já tenho marcado na agenda o Paredes de Coura Fan Weekend de 2023, organizado pela comunidade 0937!

 

13-  Abriu recentemente uma loja LEGO Certificada em Portugal. O que achas desta ação? Estás a pensar visitá-la?

Acho fenomenal! Os amantes da marca em Portugal já mereciam um espaço deste há muito tempo. Quanto à visita, creio que não será para breve, pois sendo eu de Aveiro não me fica propriamente perto. Mas mal surja uma oportunidade, lá estarei.

 

14- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

Sinceramente, não sei... Neste momento, o tempo que tenho disponível e a forma como disfruto deste hobby, fazem com que exista sempre muita vontade de dar continuidade ao projeto e enquanto assim for, seja por 1 ou 10 anos, lá continuarei com a “brincadeira”.



Mais uma vez, muito obrigado pelo convite Alex e Play Well Portugal. Foi um gosto enorme poder dar a conhecer mais um pouco do que faço e em português! 


Muito obrigado Pedro, boa sorte para os teus projectos e sonhos, e espero continuar a ver muitas fotografias tuas!

 

Comentários