Catálogos LEGO : 1990 - Catálogo médio Europeu - O melhor ano de LEGO Town?

 

Voltando à análise de catálogos, hoje vou pegar num que é algo especial para mim. Não foi o meu primeiro catálogo (esse foi o médio de 1988, versão Espanhola/Portuguesa/Grega), mas foi aquele que mais vezes abri, reli, desenhei, marquei, rasurei...enfim...acho que até devo ter dormido com ele. E cheguei a ter várias versões do mesmo, nomeadamente a tal versão Espanhola/Portuguesa/Grega (que vinham dentro de sets), mas também uma versão apenas em português, com preços em escudos, que se podiam trazer de alguns retalhistas.

Esta versão média trazia um pequeno resumo dos melhores conjuntos da altura, e logo pela capa dava para perceber algumas das novidades e temas espectaculares que nela constavam : M:Tron, Comboios, Castle (com Forestmen ainda presente), Piratas e City


Não vou mostrar todas as fotografias do catálogo (podem ver as mesmas no Brickset), mas vou mostrar as páginas que mais me chamaram a atenção. Logo ao abrir, uma imagem muito forte e que se perdeu infelizmente, na minha opinião. Diversas crianças de várias idades e origens, a brincar lado a lado como se mostrasse a evolução natural da brincadeira, passando pelas diversas fases e etapas de desenvolvimento e complexidade do brinquedo.

Os catálogos de hoje só mostram imagens renderizadas de conjuntos...o que é uma pena.
 



Começamos com Duplo, com uma linha que se perdeu ao longo do tempo: Baby, dos 0 aos 3 meses, e que procurei desesperadamente no eBay algumas referências em 2021 para oferecer ao meu pequenote quando ele nascesse.
Nota: Apesar de dizer dos 0 aos 3 meses, não recomendo nada que metam um destes elementos nas mãos deles até aos 4 ou 5 meses, altura em que começam a controlar melhor o tacto...senão arriscam-se a levar com uma roca no queixo e acreditem, não é agradável 😁


Um rápido exemplo a mostrar a compatibilidade entre bricks Duplo e Basic, que revela a progressão do brinquedo conforme a evolução das idades. Na página abaixo, adorava estes conjuntos de circo e estes mais "familiares".




Chegamos ao Basic. A introdução destes contentores/caixas com baseplates a servir de tampa, foi um conceito para mim fantástico. Muito pedi eu o 545 , e o choradinho valeu a pena pois recebi um pelo Natal... e o sortido de peças era tão bom que deve ter sido dos conjunto que mais usei durante toda a minha infância. Casas, veículos, quarteis de bombeiros/polícias (ou 115 como eu lhe chamava). E ainda por cima, tinha ali uma óptima caixa para guardar as peças suplentes (que não eram muitas).

E model team, com aquele que foi o mais belo conjunto desta linha para mim, o 5580!




Piratas! A geração original! E por mim, nem precisava de dizer nada, visto que na minha opinião, foram os melhores conjuntos do tema, que tinha surgido (e de certa forma revolucionado o mundo LEGO) no ano anterior.
Dois conjuntos novos a merecer destaque, o 6270 - Ilha do tesouro, e um Battle Pack de piratas e soldados imperiais.




Já em castelo, a oferta era menor que em outros anos, mas a loucura ia mesmo para a nova figura do fantasma que brilhava no escuro, e que aparecia no 6081 - O castelo Assombrado - e sobre o qual já falei aqui.
Destaque ainda para o último set sobrevivente de Forestmen, o 6054 - A árvore oca (que bela tradução...ou não), e que recentemente surgiu como uma nova versão, o 40567 - Forest Hideout.




Espaço. A grande novidade foi o aparecimento de M:Tron, que , possivelmente depois de Classic Space, é a linha favorita de muitos fãs deste tema. As cores em trans neon green, e a jogabilidade dos conjuntos, principalmente com a funcionalidade magnética, tornavam estes conjunto muito muito engraçados. E o 6989 - Centro Móvel de Salvamento, ainda hoje é um dos meus calcanhares de Aquiles...
Na última página, alguns dos "sobreviventes" de Space Police, Futuron e a linha original de Blacktron, incluindo o icónico Battrax



E aqui, começou a loucura. Se 1988 foi um excelente ano para este tema, 1990, com o novo Aeroporto e o lindíssimo Monorail (aqueles que muitos consideram um dos melhores conjuntos City - e até da LEGO de sempre), veio para arrasar tudo. Se estes só já eram suficientes, foram muitos os pequenos veículos novos a surgir, mas icónicos, como o carro amarelo 6530 ou o avião 6375 ou o 6673 Avião particular (Solo Trainer), tivémos também o belíssimo restaurante italiano 6376, com uma belíssima vista panorâmica para a cidade.





Por fim, o resto da linha de Town, com um pequeno display a mostrar outro tema, que fazia mais ou menos parte deste - Barcos!
Sendo que estes flutuavam mesmo.



Por fim... Technic. O destaque era um modelo mais antigo, o 8865 - Carro de ensaios, e a nível de novidades, apenas algumas coisas mais pequenas.



E por hoje é tudo! Lembram-se deste catálogo? O que acham do mesmo? Foi mesmo o melhor ano Town?

Comentários