Catálogos LEGO : 1982 - Catálogo médio Europeu - Um dos melhores anos LEGO?

Para muitos, a Golden Age da LEGO dá-se com o início dos anos 80, começando o seu declínio a meio dos anos 90. Por esse motivo, este período está repleto de icónicos e nostálgicos conjuntos, sendo que o difícil é escolher o melhor ano.
Um dos anos para o qual fui desafiado a considerar como o melhor de sempre, foi 1982. Terá sido realmente?
Vou pegar no catálogo médio europeu, não vou considerar o catálogo grande pois esse inclui os comboios de 12V que não não chegaram a todos os países (como por exemplo Portugal).

Começo pela capa, que dá enfase aos principais temas da época, Space e Town. O primeiro inclui alguns dos conjuntos mais especiais do ano, assim como uma referência ao planeta Terra. O tema citadino, consegue incluir as linhas fortes, como Bombeiros, Polícia, serviços de reparação e até um posto de saúde.



Ao contrário do que começa a acontecer em anos posteriores, este catálogo não começa nem com Duplo nem com referências aos temas todos na marca. Inicia-se com Town, possivelmente o tema mais forte da época, com uma mensagem clara de existirem dezenas ou mais possibilidades de construir a nossa própria cidade, ao nosso gosto. Claro que para isso era necessário gastar algum dinheiro, fazer muitos peditórios aos nossos pais, e treinar a nossa cara de menino/a bem comportado/a.





Não incluí todas as páginas do catálogo, mas dá para perceber alguns dos sets mais icónicos lançados nesse ano, como a 6371 Villa e o 6362 Post Office.
Simplesmente adoro os displays feitos com os conjuntos da época.




Barcos, uma bela novidade para a época. Foram os primeiros do género que flutuavam mesmo e a incluir minifiguras (nos anos 70 já tinham surgido alguns que também boiavam, mas ainda não tinham as nossas personagens favoritas.
Uma referência também ao castelo amarelo, que ficou em catálogo durante muito tempo.



Chegámos a Space, o outro tema muito em voga na altura. Aqui as novidades eram bem menores, com o destaque a ir para o 6950 X-15 Satellite Launcher (gosto tanto). A nível de imagem e textos, se calhar aqui até peca um bocado pela confusão, parece que os astronautas andam completamente desorientados e sem saber para onde ir. Mas gostei dos pormenores dos vários planetas, do satélite n meio do espaço, e no texto descritivo, com foco na frase "é um mundo sem fim de aventuras" - e é isso que a LEGO é.




E chegámos às ultimas páginas. E aqui sim, uma referência aos outros temas não mostrados até agora. Duplo, Basic, Fabuland, Trains e Technic, tudo linhas dos 1 aos 14 anos, como é mencionado na descrição.
Mas para mim o melhor está mesmo na ultima página, com uma imagem do novo Helicóptero de bombeiros Town,  o 6685.
"A partir de um, se fazem 4 - ou mais", dando o exemplo de modelos alternativos, desde uma moto de neve, um avião, um hovercraft e até a um avião de combate aos fogos. Tudo isto com apenas 99 peças...

E vocês, o que acham? Foi 1982 realmente o melhor ano?
Comentem e digam outros anos que gostariam de ser analisados.

Imagens:Brickset




 

Comentários

  1. Respostas
    1. É de facto uma possibilidade, ainda que outros anos estejam repletos de grandes clássicos. Temos por exemplo 1981, com um novo quartel de bombeiros e alguns conjuntos icónicos de Space e Technic. No final desse ano surgiu também uma grande e importante referência para o hobby LEGO a nível nacional, que certamente ainda nos dias de hoje traz alegria e felicidade a alguns fãs da marca :)

      Eliminar

Enviar um comentário