Apresentação oficial do novo set LEGO Ideas 21337 Table Football

 


Foi hoje apresentado o novo conjunto LEGO Ideas 21337 Table Football, um set que resulta de um concurso que a plataforma Ideas realizou em Junho de 2021, onde o vencedor foi um excelente modelo de uma mesa de matraquilhos, idealizada por Donát Fehérvári , e sobre a qual depositei muitas expectativas.

O conjunto contém 2339 peças, e um PVP de 249,99€, sendo lançado a 1 de Novembro de 2022, já se encontrando listado em LEGO.com

Bem, e o que dizer sobre este conjunto?
Primeiro, é o primeiro conjunto não licenciado a incluir diversas figuras com tonalidades de pele diferentes (mas a isso já lá vamos).

Como disse anteriormente, estava muito curioso com o mesmo. Tive uma mesa de matraquilhos quando era criança (era de pé, mas não tão robusta como as que jogamos nos salões de jogos), e era algo que adorava. E honestamente revia-me agora a incutir o espirito do jogo no meu filhote.
Mas fiquei algo desiludido com o conjunto. Primeiro, falta pelo menos metade da mesa. Só tem "espaço" para 5 minifiguras, quando deveriam ser 11. E pelo vídeo que a LEGO disponibilizou, onde se vê os craques Thierry Henry e Marcus Rashford a enfrentarem-se, o tabuleiro é minúsculo, quase que parece que têm que pegar em pinças para o jogar.
Ok, se o modelo final respeitasse a ideia original, seria muito caro. Acredito, e foi por isso que foi reduzido.

Mas então se a preocupação era o preço, para que é que incluíram 22 figuras (e 43 cabelos diferentes)? Em quanto é que essa medida encareceu o conjunto?
Não seria possível só lançar o mínimo necessário para o jogo, e depois um extra pack só com as figuras? (E que aposto que seria uma loucura de vendas)?

Nada tenho contra a ideia de abranger todos os sexos e raças (se calhar sou eu que sou muito old school e para mim a figura amarela dos anos 80 incluía tudo e era o mais universal possível). 
Mas parece-me que a abordagem a este set não foi a melhor...e os comentários das redes sociais sobre este conjunto parece confirmar isso.

É que 250 euros, por um set funcional que é minúsculo e que só consigo jogar com as pontas dos dedos, parece-me ser bastante quando consigo comprar uma mesa razoável verdadeira por quase metade do preço...

Entretanto o Brickset lançou uma discussão sobre as alterações em relação ao modelo original, com perguntas feitas aos próprios LEGO Designers responsáveis , e que pode ser vista aqui.

E vocês, o que acham do conjunto? Vão comprar?

Fica aqui a press release traduzida para português.

A LEGO acabou de revelar a sua maior forma maior de celebrar o desporto rei, com o lançamento do novo conjunto LEGO Ideas Table Football. Dos altos e baixos dos golos aos aplausos que se ouvem pelo estádio, os amantes de futebol agora podem construir e jogar o seu jogo favorito com este novo e emocionante conjunto LEGO, idealizado por fãs.

 

Os primeiros a testar este novo conjunto de futebol de mesa totalmente funcional foram o lendário ícone do futebol e vencedor do Campeonto do Mundo, Thierry Henry e a atual estrela do Manchester United e da Inglaterra Marcus Rashford – que se enfrentaram com a sua equipa de minifiguras no vídeo de apresentação. Cada jogador constrói e personaliza a sua equipa de cinco minifiguras LEGO, além de uma multidão de companheiros de equipa e fãs que assistem, através de mais de 60 elementos diferentes que permitem personalizar cada figura em diversas combinações.

 

O conjunto LEGO Ideas Table Football faz homenagem a jogadores e fãs de futebol de todo o mundo e apresenta uma linha diversificada de minifiguras. No total, 22 minifiguras diferentes podem ser construídas para jogar ou assistir com uma gama diversificada de penteados, expressões faciais e tons de pele para escolher. O tamanho portátil do conjunto significa que é perfeito para transportar para jogar com amigos e jogar 'fora' ou 'em casa'. Também se torna num conjunto de exibição apreciável.

 

Thierry Henry diz: “Ao longo da minha carreira, joguei futebol em todos os lugares que vocês possam imaginar - do meu jardim a estádios em todo o mundo e agora num conjunto de futebol de mesa LEGO Ideas! O jogo LEGO é sobre aproveitar o espírito unificador do desporto e reconstruir o jogo para fãs de todo o mundo. Estou muito animado para ver o novo conjunto LEGO e reunir pessoas de todo o mundo enquanto dominam o jogo de futebol de mesa em forma de peças LEGO.”

 

Também falando sobre seu envolvimento na campanha, a estrela de Inglaterra e do Manchester United Marcus Rashford disse: “Adoro construir com peças LEGO – mas agora construir e jogar futebol contra Thierry Henry nesta forma é incrível! O futebol une os fãs e é ótimo ver que o conjunto LEGO Ideas Table Football faz o mesmo.”

  

O conjunto foi projetado pelo fã húngaro de LEGO de 16 anos, Donát Fehérvári, como parte do concurso We Love Sports na plataforma LEGO Ideas, e depois transformado num cenário real pela LEGO Designer, Antica Bracanov, que disse: “O que torna o LEGO Ideas Table Football tão incrível é que aproveita o espírito do desporto. O design de Donat defende a montanha-russa de emoções que os fãs experimentam ao assistir a jogos de futebol. No Grupo LEGO, estamos incrivelmente orgulhosos de ter dado vida a este conjunto, permitindo que os fãs troquem as chuteiras por peças LEGO e se inspirem a participar no jogo, pelo amor ao jogo.”













Comentários

  1. Ora viva,

    Definitivamente não.

    Não faz sentido: não é jogável - nem por miúdos pequenos - nem é bonito para estar exposto; o PPP é elevado, fruto da quantidade desnecessária de minifiguras, que parecem tudo menos jogadores de futebol. Não é, sequer, uma aproximação razoável a uma mesa de matraquilhos.

    Para os incondicionais de minifiguras, que aqui têm uma variedade muito interessante de cores de pele (mas fatos de treino horríveis...), duvido que os 249,99€ justifiquem a sua aquisição como 'minifigure pack'. Valha o bricklink!

    Concordo que este era um projecto morto à partida: o facto de a 'Idea' ser uma construção digital, cuja construção em ABS teria constrangimentos óbvios de utilização para qualquer AFOL mais ou menos experiente (será que ninguém joga matrecos na LEGO?!) leva-me a questionar se não haverá algo que não está a correr bem na actual escolha dos projectos que passam a sets.

    Este ano a LEGO já lançou 9 sets de 'Ideas', incluindo 2 como 'oferta' por compras no site da LEGO e que até serão dos mais engraçados deste ano! Os restantes 7, incluindo esta 'coisa' agora lançada, têm sempre reticências (escolha a combinação aplicável para cada um): preço exorbitante; interesse muito limitado; alterações do original que o desvirtuam parcial/completamente.

    Como nota final, este ano adquiri apenas o 'The Starry Night' - por gosto pessoal ligado a uma paixão pelas obras do van Gogh - e duas unidades do 'Cosmic Cardboard Adventures' porque me remete imediatamente para a minha infância. Com pena, não comprarei o 'Motorized Lighthouse' porque o acho caríssimo. O resto, ou não me interessa ou a LEGO estragou (o 'Jazz Quartet'... mas o que a LEGO fez com o Jazz Quartet?!... a seu tempo deixei o meu alongado 'rant' no blog do Luís Baixinho).

    Também já me alonguei por aqui. Abraço,

    Eduardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eduardo!
      De facto, é um pouco isso que acabaste de dizer. E ainda mais incompreensível é a escolha de um projecto que à partida iria ser muito difícil de concretizar. Realmente parece que algo está a correr mal na escolha dos projectos, ainda para mais existindo tantos e tantos a atingir os objectivos propostos.
      O Starry Night e o Farol são para mim os melhores deste ano. É esperar pelas promoções...

      Um abraço!

      Eliminar

Enviar um comentário