A "reinvenção" do tema LEGO Friends - Novas personagens e novas histórias!

                                           


Foi uma das grandes novidades da semana passada, o anuncio de uma nova geração de LEGO Friends. As nossas cinco amigas cresceram (inclusive uma delas já é mãe) e abriram alas para uma nova "fornada de personagens". Desta vez o grupo é composto não só por raparigas, mas sim por diversos jovens de todos os sexos, incluindo aquela que é a primeira personagem do tema com uma deficiência motora: Autumn, que nasceu sem uma mão, e que é filha de Mia, uma das personagens originais do tema.

O objectivo é óbvio: além de dar um novo alento ao tema, a introdução destas personagens com vários backgrounds e origens é de aumentar a inclusão, de género e de diversidade, algo que tem sido um dos motes do Grupo LEGO nos últimos anos. Também estão previstas novas personagens, algumas com síndrome de down, e outro tipo de deficiências, assim como o aparecimento ocasional das personagens originais (Emma, Stephanie, Mia, Olivia e Andrea).

Foram também apresentados alguns dos novos conjuntos de 2023, e aí confesso que fiquei algo desiludido, até porque alguns me fazem lembrar muito alguns modelos de outros conjuntos. O 
41724 - Paisley's House recorda-me o 10686 - Family House e o 41728 - Heartlake Downtown Diner faz-me lembrar o 3061 - City Park Cafe. Fico a aguardar por imagens dos nvos conjuntos.

Sobre esta "refresh" ao tema, confesso que estou bastante curioso. Percebo o conceito e o motivo, e parece-me que Friends é o tema certo para esta alteração. Louvo a inclusão de figuras masculinas, e acredito que seja uma questão de tempo até surgir a primeira assumidamente gay ou não-binária, ainda que tenho algum receio de como a comunidade AFOL irá lidar com isso.

O que eu não consigo concordar, é com um dos resultados do estudo:


"
Os estudos chegaram também à conclusão que 3 em cada 4 (73 %) crianças sentiam que não havia brinquedos suficientes com personagens que as representassem e, ainda, que 8 em cada 10 (80 %) crianças gostariam que houvesse mais brinquedos com personagens que se parecessem com elas. "

Eu, e os meus amigos, há 30 nos atrás...até paus e pedras usávamos para nos identificarmos em jogos e brincadeiras. Nos videojogos, só podiamos escolher entre duas ou três personagens, fossem mulheres, homens ou animais. Nunca houve problemas com isso, ninguém se importava com o que quer que fosse.
Parece-me que o grande problema de hoje em dia, é que não deixam as crianças ser crianças, não as deixam usar a (infinita) imaginação que elas têm, e as obrigam a ver problemas onde eles não existem... e isto é tema para um dos meus próximos "dilemas de AFOL".

Fica aqui o press release em português desta nova campanha:






41724 - Paisley's House


41727 - Dog Rescue Centre

41728 - Heartlake Downtown Diner


41730 - Autumn's House


41731 - Heartlake International School






                                            A reinvenção da amizade:

Grupo LEGO anuncia nova geração de LEGO® Friends



  • 3 em cada 4 crianças sentem que não há brinquedos suficientes que as representem*
  • As personagens LEGO® Friends reinventadas são mais representativas do mundo em que as crianças de hoje vivem, com inclusividade de género, cultura, etnia, traços físicos e capacidades, deficiências não visíveis e neurodiversidade
  • Os enredos têm como base os altos e baixos da amizade, com as personagens a superarem desafios, obstáculos e diferenças no mundo moderno dos dias de hoje

 

As 8 personagens principais da nova geração de LEGO® Friends

 

 

Uma década depois do lançamento de LEGO® Friends, o Grupo LEGO reinventou o universo de Friends com a apresentação de novas personagens, diversas, para que, durante a brincadeira, mais crianças se sintam representadas. Esta nova geração é concebida para comemorar as amizades diversas no mundo moderno.

Uma vez que o Grupo LEGO considera as crianças os seus exemplos a seguir, esta nova geração de LEGO Friends assimila o contributo de estudos com crianças, pesquisa e feedback de cartas enviadas à empresa, os quais concluíram que as crianças sentiam vontade de se ver a si próprias e de ver os amigos e a família mais bem retratados.

O novíssimo universo de personagens autênticas, interessantes, apaixonadas e diversas contempla a inclusão de múltiplos tons de pele, de culturas, de deficiências físicas e não visíveis e da neurodiversidade. Os novos sets e série apresentarão personagens com diferenças nos membros, síndrome de Down, ansiedade, vitiligem e um cão com uma cadeira de rodas. Os novos amigos também exploram e trabalham para superar os desafios modernos que enfrentam — paixões, obstáculos e diferenças — enquanto procuram fazer amizades.


 

«No Grupo LEGO, entendemos que as crianças querem que as personagens que encontram sejam mais parecidas com as personalidades diversas que vão conhecendo na vida real», disse Tracie Chiarella, Head of Product, LEGO Friends do Grupo LEGO. «Estamos permanentemente a melhorar os nossos produtos para que espelhem a sociedade de hoje, e é por isso que nos orgulhamos de lançar esta novíssima geração de LEGO Friends. Queremos que as crianças vejam o novo universo LEGO Friends, tanto no produto físico como no conteúdo que vamos lançar em 2023, como reflexo das suas próprias amizades e que vejam as personagens como autênticas. Optámos por repensar o universo LEGO Friends e o programa de TV para serem mais inclusivos de modo que dessem aos pais e às crianças mais ferramentas para lidarem com a amizade e as emoções à medida que crescem e aprendem.»

O reinventado universo LEGO Friends pretende ajudar as crianças a tornarem-se melhores amigas de si mesmas e dos outros e possibilitar o desenvolvimento emocional e social por meio da brincadeira, o que as ajudará a compreender melhor a individualidade, a diversidade e o mundo moderno.

Além de estudos, de informação recolhida em experiências com crianças e da análise de cartas de crianças pelos designers, o Grupo LEGO anunciou igualmente estudos recentes que realçam ainda mais a necessidade que as crianças sentem de se verem representadas.

O LEGO® Play Well Study 2022* revelou um desejo esmagador de mais representatividade na brincadeira e mais discussão sobre a diversidade e mostrou que 97 por cento dos pais acreditam que é importante falar sobre as características únicas entre todos, especialmente a saúde mental (91 %), as deficiências físicas (82 %), as mentais (81 %) e a etnia (75 %). Além disso, os pais (84 %) dizem que a diversão e os brinquedos podem ter um papel fundamental para ajudar as crianças a aprender sobre diversidade.

Os estudos chegaram também à conclusão que 3 em cada 4 (73 %) crianças sentiam que não havia brinquedos suficientes com personagens que as representassem e, ainda, que 8 em cada 10 (80 %) crianças gostariam que houvesse mais brinquedos com personagens que se parecessem com elas. Além disso, as próprias crianças pedem um mundo mais justo e equitativo, com 9 em cada 10 (91 %) a dizerem que dão importância a todos serem tratados de forma igual.

O Grupo LEGO quer que as crianças pelo mundo fora vejam todo o universo Friends como familiar e representativo do mundo real, tanto no que diz respeito a produtos como conteúdos. Assim, os enredos do programa de TV LEGO Friends foram aprimorados em colaboração com o Geena Davis Institute on Gender in Media**, o que contribuiu para desenvolver as narrativas das personagens para garantir que são familiares, inclusivas e que espelham as dificuldades e experiências que as crianças enfrentam nos dias de hoje, em que se incluem os altos e baixos das amizades.

Os novos sets LEGO® Friends estarão disponíveis a 1 de janeiro de 2023, ao passo que um especial de TV LEGO® Friends tem transmissão prevista para fevereiro de 2023 — que marcará o início da nova série de TV.

 

 

Resumo dos produtos anunciados



41724    Casa de Paisley

41727    Centro de Resgate de Cães

41728    Café na Baixa de Heartlake

41730    Casa de Outono

41731    Escola Internacional de Heartlake

 

*Sobre o LEGO® Play Well Study 2022

Todas as conclusões do relatório, salvo referência em contrário, foram recolhidas de um total de 32 781 pais e 24 593 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos, através de um inquérito quantitativo online de 20 minutos realizado em 35 países no início de 2022.

 

Sobre o Grupo LEGO

A missão do Grupo LEGO é inspirar e desenvolver os construtores de amanhã, através do poder de brincar. O LEGO System in Play, assente nos tijolos LEGO, permite às crianças construir e reconstruir tudo o que possam imaginar.

O Grupo LEGO foi fundado em Billund, Dinamarca, em 1932, por Ole Kirk Kristiansen, derivando o seu nome da junção das palavras dinamarquesas LEg GOdt, que significam «Brincar Bem».

Hoje, o Grupo LEGO permanece uma companhia familiar, sediada em Billund, sendo os famosos tijolos vendidos em mais de 140 países em todo o mundo. Para mais informação, www.LEGO.com.

 

**Sobre o Geena Davis Institute on Gender in Media (GDIGM)

Fundado em 2004 pelo atriz vencedora do óscar Geena Davis, o instituto é o único organismo alicerçado na investigação que trabalha em colaboração com a indústria do entretenimento para criar equilíbrio de género, fomentar a inclusão e reduzir estereótipos negativos nos meios de entretenimento familiar. Para mais informações, visite www.seejane.org.

Comentários