O set LEGO do dia: 6394: Metro Park & Service Tower, de 1988

 


Hoje é uma edição especial para mim, pois vou falar de um dos meus 5 magníficos. E o que são os 5 magníficos, perguntam vocês?
Os 5 magníficos, foram os 5 conjuntos LEGO que eu mais desejei, implorei, chorei baba e ranho por eles, e inclusive, acredito que devo ter feito algumas enormes birras para os ter (daquelas que algumas crianças têm e que os seus pais desejam automaticamente não ter tido filhos).

Infelizmente nada disto resultou, e enquanto criança, nunca os tive. Quando regressei da dark age, em 2003/2004, e descobri aquele site que foi durante muito tempo a minha ruína financeira (também chamado de eBay), prometi a mim mesmo que não ia descansar enquanto não adquirisse esses 5 sets. Estudava e trabalhava em part time, por isso o poder financeiro era quase nulo, e todas as compras tinham que ser escrupulosamente bem ponderadas...por isso levou o seu tempo. Mas este foi o primeiro...e ainda é um dos conjuntos que mais prazer me dá a construir e a reconstruir.

O set LEGO do dia é o 6394: Metro Park & Service Tower, de 1988, um dos 21 conjuntos LEGO Town lançados nesse ano. (Já agora, se quiserem, podem tentar adivinhar os outros 4 magníficos - são todos anteriores a 1995 e do mesmo tema).

Tinha 6 anos, quase 7, quando o vi pela primeira vez. Nasci em Alcobaça, mas fui cedo para a zona de Lisboa, e voltava às origens nas épocas festivas. No centro da cidade, existe um centro comercial (ainda se lembram destes?), chamado Gafa, que nos rés do chão tinha uma loja que vendia brinquedos. Nesse Natal, estava patente uma pequena exposição com alguns dos conjuntos da época, e esta era a jóia da coroa (juntamente com outro dos 5 magníficos - e já estou a dar uma pista :) ).

E babei-me muito por ele. Todas as vezes que voltava a Alcobaça, lá ia eu para a montra da loja, tipo pega-monstro, pedir a todos os santos por um.
Não sei o que me atraía mais no conjunto, se o facto de ser enorme (se não estou em erro, era o maior conjunto de LEGO Town até à data), se era ter tantas funções que permitiam uma grande jogabilidade - bombas de combustível, loja, elevador para os carros, lavagem "automática", se era o facto de estar muito na moda este tipo de brinquedos, estações de combustível com parques com rampa...ou se era todas estas coisas juntas! E em LEGO, que era bestial.
Continha duas roadplates, (que apesar de não ser a primeira vez, não era habitual) onde numa estava o parque de estacionamento, com o serviço de lavagem, e na outra a loja de conveniência, a estação propriamente dita, e uma pequena e vazia "oficina". Esta secção era muito similar em termos estruturais ao set 6378 - Shell Service Station, que tinha saído 2 anos antes. Aliás, este dois conjuntos partilham algumas peças exclusivas.
As roadplates estavam unidas por "brick hinges" que permitiam rodar as mesmas de forma a permitir diversas configurações.

A montagem era relativamente simples, apesar de achar que muitas crianças (e até adultos) hoje em dia teriam sérias dificuldades em construi-lo. Não havia sacos numerados, não havia lista de peças nas instruções, nem "highlights" nas peças colocadas. Se hoje em dia um set de 20€ com 200 peças tem 40 ou 50 passos, as instruções deste conjunto tinham 16 páginas. Os veículos ocupavam 2 páginas, a estrutura 14 páginas - em 15 passos. Por passo podiam ser colocadas 20 ou mais peças, e nem sempre era fácil de perceber onde (e como)!

Penso que também foi o edifício mais alto que a LEGO Town teve até à data, e até 1990.

Segundo o Bricklink, continha 566 peças e 6 minifiguras (a contagem de peças difere do Bricklink para o Brickset por causa da separação das peças das figuras).
E este set tem mesmo muitas peças novas...e exclusivas:

Foi preciso esperar 24 anos para a LEGO voltar a fazer algo do género...mas sobre isso falarei noutro dia.

E por aí? Quem teve ou quem é um feliz proprietário deste conjunto?
Nos tempos áureos do eBay alemão, cheguei a comprar três, um para mim e outro para colegas meus do Hobby. Hoje em dia, é uma raridade e dispendioso.

Se gostaram desta review, podem ver também esta do utilizador Rapseflaps, no Eurobricks, feita em 2010,muito emotiva e nostálgica, e de onde usei grande parte das fotografias aqui contidas. A minha cópia deste set está bem arrumada, depois de ter participado em dezenas de exposições pelo país :)

Imagens: Brickset, eBay e Rapseflaps(Eurobricks)


















Comentários