À conversa com...Francisco Freixeda



O nosso convidado de hoje é Francisco Freixeda, alfacinha de gema, com experiência na área de comércio e vendas. Actualmente é trabalhador-estudante, e no meio de tanta coisa, ainda consegue conciliar tudo e reservar algum tempo para o nosso hobby predilecto.


Fiquem então a saber mais sobre este talentoso fã de LEGO nas próximas perguntas.

Já sabem, se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

 

-Olá, antes de mais, muito obrigado pelo convite Alex.

Sou o Francisco Freixeda tenho 42 anos e sou natural de Lisboa. Sou apaixonado por LEGO desde os meus 3 anos, desde os primórdios do LEGO BASIC, LEGOLAND e SYSTEM, até aos dias de hoje, por novos temas, mas sempre com a mesma paixão por LEGO.

Sou formado em comércio e serviços mas atualmente sou trabalhador-estudante.

 


 2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

-É uma boa questão! Não consigo precisar qual foi a primeira memória que tive com LEGO, mas guardo para sempre na memória que em 1989, após um período complicado na minha infância, por motivos de saúde, ofereceram-me o LEGO LEGOLAND 6661 (meu set favorito) nascendo assim esta minha paixão. Ainda hoje passo na loja centenária onde me compraram esse set e recordo-me daquele dia. 

(Nota PW: a loja é a papelaria Ovni, na Ericeira).

 



 

 

3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Sim. Tive um período de 12 anos sem contacto com LEGO quando mudei de casa.

A paixão/hobby ficou mais séria e voltou quando em 2011 fui com um colega meu ao EL Corte Inglês. Ao ver a quantidade de sets que existiam, adquiri o LEGO CITY 7637 e o LEGO CITY 7684; na semana seguinte adquiri o set 60051 - High Speed Passenger Train e até aos dias de hoje não tenho parado. O último foi o novo LEGO IDEAS- LIGHT HOUSE 21335 (risos)

Se em 2011 tinha uma cidade com pouco mais de 50 cm, hoje tenho cerca de 10 m2 de cidade, repartida em dois espaços, sempre em expansão e desenvolvimento... e claro muitos e muitos sets (sendo que alguns modifiquei e desmontei para outras criações).

 


A minha primeira cidade LEGO em 2011

 


 

4 - Já sabemos que fazes MOCS, e posso dizer que são muito interessantes. És daqueles que planeia antecipadamente, construindo primeiro no computador, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo.

-Muito Obrigado pelo reconhecimento e apoio Alex!

O meu processo atual resume-se em duas fases: A ideia e a construção. Basta ter imaginação e tento construir algo nem que seja com meia dúzia de bricks (risos).

Geralmente gosto sempre de planear primeiro no computador através do Studio.io , nomeadamente quando se trata de um trabalho mais complexo e porque nem sempre me é possível construir de imediato com bricks reais. Esta é uma das razões para ter mais de 400 criações em formato digital. Aos poucos vou passando para formato físico (bricks reais).

Utilizo esse software porque me permite ter a noção dos bricks necessários para uma futura construção real, assim como criar manuais para as mesma.

 

 

5 - Também colecionas LEGO? 

Sim também gosto de colecionar LEGO. Inicialmente adquiria muito City e Creator para a minha cidade, mas o espaço começou a ficar reduzido. Com a comercialização de certos sets da linha HELMETS, STAR WARS, IDEAS, CREATOR EXPERT e agora ICONS fui aos poucos adquirindo alguns conjuntos dessas temáticas e arranjando um outro espaço em casa  (risos).

 

6 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

Gosto muito da Linha LEGO IDEAS e LEGO ICONS que tem lançado ultimamente grandes sets. Tive a possibilidade de adquirir o LEGO IDEAS 21318 The Tree House e LEGO IDEAS 21322 Pirates of Barracuda que para mim foram dos melhores sets que já montei até hoje.

Gosto também da linha Ninjago e adquiri também o LEGO Ninjago Gardens 71741 - tem técnicas e detalhes fantásticos.

Também sou um apaixonado por comboios e elétricos, uma temática pouco explorada pela LEGO apesar de terem lançado o LEGO Creator 10194 - Expert Emerald Night e o LEGO 10277 Creator Expert Crocodile Locomotive.

Gostava de ver um dia um modular relacionado com a ferrovia, um modular em forma de uma estação de comboios ou de elétricos. Ou porque não um diorama? Não faltam ideias boas na plataforma LEGO IDEAS 😊

  

7 - E peças LEGO? Tens alguma predileta ou que não dispenses nas tuas construções?

Não tenho assim uma peça predileta, mas não dispenso o Modified  Bricks 1 x 1 with stud on one side, curved slopes, e todas as peças Technic.


  
Technic Brick 1 x 4

Modified Brick 1 x 1 with stud on one side


 

 8 -Tens algum construtor LEGO favorito?

Tenho alguns. Os seus fantásticos trabalhos, com excelentes detalhes e com técnicas fantásticas permitindo uns realismos acima da média, inspiram-me bastante.

Em Portugal destaco claro os LEGO Designer Marcos Bessa, César Soares e ainda o antigo LEGO Designer Tiago Catarino. Todos eles com excelentes trabalhos.

Também a nível nacional, destaco ainda o fantástico trabalho do Sérgio Baptista (brickrails) do André Vaz Pinto e do Take_a_Brick.

 Os seus trabalhos podem ser vistos nas suas contas de instagram:

 Sérgio Baptista - @brickrails

André Vaz Pinto - @brickthebrick15

Take a Brick - @Take_a_brick

 A nível internacional gosto bastante do trabalho do Jonas Kramm e do @Brickybrick82

Neste momento existe uma nova geração de AFOLs e TFOLs por este mundo fora que tenho acompanhado na minha conta Instagram, todos com magnificas criações que poderiam dar muito bem em futuros sets LEGO IDEAS.


9 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projeto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

Não tenho um projeto de imediato, mas pretendo construir em bricks reais algumas das minhas criações anteriormente desenvolvidas em formato digital, assim como continuar a fazer novos trabalhos sobre a cidade de Lisboa e veículos de emergência.

 

10 – Como é a tua “oficina” /espaço de exposição LEGO?

Atualmente o meu mundo LEGO está dividido em três zonas (a minha mulher é uma santa (risos)):

Uma vez que não me é possível reunir toda a minha cidade num só espaço dividi a mesma em duas partes.

Uma cidade mais ampla e detalhada e uma outra mini cidade a que eu chamo “Barracuda Island” que atualmente está em desenvolvimento.

 

 

- Zona 1 Exposição/construção

Um quarto a que eu chamo o meu espaço LEGO, composto pela minha cidade principal LEGO City de 5 metros e 20 por 1,60 e onde tenho também o meu espaço de criação e arrumação com uma secretária, um computador e uns móveis onde tenho guardado os meus bricks por cores e categorias. Tenho também alguns sets Creator e Technic expostos em muitas caixas de arrumação com bricks.

 

A minha cidade principal


- Zona 2 apenas de exposição

 

Uma mini cidade LEGO, na garagem, com cerca de 1,50 por 50 e onde tenho alguns bricks guardados em boxes separados por categorias/cores.


Barracuda Island

Depois tenho uma coleção de alguns sets expostos na minha sala de estar.

 





11 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções ou coleção?

Sim, tenho uma conta de Instagram onde podem encontrar todas as minhas criações assim como a minha coleção, em @angeliserbricks

 

12 – Fazes parte de alguma LUG?  Qual a tua opinião sobre as mesmas em Portugal?

De momento ainda não, mas conheço a 0937 e a PLUG na ótica de visitante e dai não ter uma opinião mais formada sobre as mesmas, mas sempre que me é possível gosto de ir a eventos organizados por essas LUGs. Considero os mesmos importantes para o dinamismo das regiões e claro a divulgação de novas criações/talentos.

Nessas exposições gosto bastante de ver as últimas criações expostas. Ver pais e filhos, muitos deles que fizeram centenas de quilómetros, para verem aquele trabalho ao vivo e terem o prazer de falar com o criador.

Gosto de ver todas as novidades ali expostas principalmente a área de MOCs. Saio de lá cheio de fotografias (risos)

 

13- Abriu recentemente uma loja LEGO Certificada em Portugal. O que achas desta ação? Estás a pensar visitá-la?

Estive presente no dia da inauguração com o meu filho. Gostei bastante da Loja. Destaco a quantidade e diversidade de sets assim como da “fábrica” de personalização de minifigs. Um sucesso para os pequenos e graúdos, que o diga o meu filho (risos)

Penso que a loja tem tudo para ter sucesso apesar de ser franchising e não ter as mesmas regalias de uma loja 100% LEGO. Espero que haja possibilidade de abrir uma outra loja em outra zona do país.

 

 

14- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

Pretendo continuar a criar/partilhar com todos, tudo aquilo que a minha imaginação me permita. Continuar a adquirir novos e antigos sets e assim continuar com a mesma paixão pelo LEGO e passar passá-la ao meu filho 😊

 

Obrigado Alex e claro à Play Well Portugal pelo teu convite e votos de muito sucesso.


Muito obrigado Francisco, e boa sorte para os teus projectos e sonhos

 


Comentários