À conversa com... Rui Miguel (e com direito a uma oferta para os nossos seguidores)

 

O nosso convidado de hoje é Rui Miguel, residente em Coimbra, com formação na área do Design e Multimédia e um AFOL muito talentoso, que combina na perfeição a arte de construir com a vertente gráfica e de design, tanto em conceito como estrutural.
E deixa-nos um excelente "miminho", as instruções da sua versão da icónica nave Star Wars
 TIE Interceptor vista no episódio 6.

Fiquem então a saber mais sobre este talentoso fã de LEGO nas próximas perguntas.

Já sabem, se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com



1 - Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

- Olá antes de mais obrigado pelo convite e oportunidade por estar aqui contigo Alex. O meu nome é Rui Miguel, sou de Coimbra e tenho 28 anos. Atualmente sou freelancer designer; criador de conteúdos e arte multimédia. Sempre tive interesse por posições criativas ao qual eu devo muito ao brincar com LEGO desde pequeno. Sou fã de LEGO pelo menos desde dos meus 3 anos.

 

The Battle of Hoth, um dos MOCs de Rui Miguel

2 - Qual é a tua primeira memória com LEGO?

- É uma boa pergunta! Porque não tenho memória de o LEGO estar ausente na minha vida, o que torna difícil escolher uma primeira memória. Mas o que me vem à cabeça de relâmpago é definitivamente da dor de pisar uma peça de LEGO descalço! Sim absolutamente.

Mas uma memória que guardo muito vivida é de um natal de 98 em que recebi o castelo do Fright Knights (set 6097 - Night Lord's Castle) tinha quatro anos a construí-lo e a ver o filme Nightmare Before Christmas do Tim Burton nessa noite.

 

(set 6097 - Night Lord's Castle)

 

3 - Tiveste alguma Dark Age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

- Não, nunca passei por uma Dark Age, nunca desliguei do LEGO, posso ter tido uma fase talvez menos ativa devido aos estudos enquanto estudante. Acho que nunca perdi o fascínio, porque nunca surgiu algo suficientemente melhor que o LEGO que me permitisse criar em curto tempo o que me vai na imaginação.

  

Space Adventure, um dos MOCs de Rui Miguel

4 - Já sabemos que fazes MOCS, e que belos MOCs que eles são. És daqueles que planeia antecipadamente, construindo primeiro no computador, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

- Ah! Muito, muito obrigado antes de mais. Eu acho que ao longo dos anos à medida que fui estudando a área do Design, esses processos vieram muito a influenciar a minha forma de criar os meus MOCs. Outro aspeto a realçar é que temos hoje em dia uma maior oferta de programas digitais que nos permitem construir e renderizar os nossos modelos quase a um nível profissional.

O meu processo atual acho que posso resumir em três fases: a ideia, a construção e a publicação.

Uma das minhas receitas para ter ideias é ouvir bastante bandas sonoras de filmes. Outra receita é literalmente agarrar numa caixa e deixar-me levar pelas formas das peças e ver no que dará a seguir.

Eu construo sempre em primeiro lugar com peças físicas. O ato de construir é mais rápido (claro se tiver as peças precisas à mão) e o design é mais espontâneo. Depois, o construir com peças físicas ficamos com a percepção imediata da firmeza do modelo.

Quando estiver suficientemente satisfeito com o MOC passo então o modelo para o 3D digital. Eu antes usava muito o LDD (Lego Digital Designer) que foi destronado pelo Studio 2.0 do BrickLink. Eu construo os MOCs no digital porque dão-me me uma ideia clara de quantas peças o modelo tem; posso também fazer um estudo de cor mais rápido e posso facilmente afinar a construção e posteriormente ajustar o modelo físico.

A vantagem do programa Studio 2.0 é que nos permite criar um manual de instruções do nosso próprio MOC. Embora haja ainda muitas limitações, acho revolucionário o facto de agora eu poder proporcionar alguém a minha experiência de construção do meu MOC a outra pessoa, seja para uma criança, um adulto, um fan ou uma comunidade. E esta é a terceira e última fase do meu processo.

Existem projetos mais demorados e outros mais rápidos. Mas para mim e mesmo em termos profissionais, o importante é trazer o valor de cada ideia.

 

Star Wars 1977 Poster, mais uma das criações de Rui Miguel

5 - Também coleccionas LEGO?

- Sim, temas licenciados como Star Wars, Harry Potter e Super Heroes. Também os conjuntos Classic 3in1 e Expert agora chamado de Icons. Sets do ideas também. É um pouco de tudo enquanto a carteira puder, claro.

 

 6 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

- É difícil esta questão, porque o que me mais influência são as épocas, isto é, o percurso histórico das gamas da LEGO. Sendo um “miúdo dos anos 90” apanhei ainda a corrente dos grandes clássicos do LEGO System. Depois os anos 2000 a era do surgimento dos IPs, como Star Wars. Acho que a forma como os produtos são inovados catálogo após catálogo torna-se difícil responder à primeira parte da pergunta, porque é um pouco de tudo.

The Turtle, do universo Star Wars, um dos seus MOCs

Humm… Para segunda parte da questão, sim e são bastantes. Mas se escolher apenas um esse seria relançar o tema do Adventurers com o famoso Johnny Thunder numa nova expedição ao Egito. Sim sem dúvida, nem que fosse sob a categoria do LEGO Icons.

 


 7 - E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?

- Essa peça será a eterna brick modified 1x1 with headlight (Item 4070). Uso-a muito. Depois qualquer peça das Slope Curved são sempre bem vindas no inventário. É a tua?

Nota Play Well - Quase, a minha é a  87087 Brick, Modified 1 x 1 with Stud on 1 Side



 

8 - Tens algum construtor LEGO favorito?

- Tenho muitos. Gosto de ver e estar a par com o Estado da Arte. Eu tenho uma vasta lista que eu sigo no meu Flickr e todos eles são mestres da sua arte. Mas escolho então 3 AFOLs nacionais e 3 internacionais. Sem ordem particular esses são Sérgio Batista, César Soares, Pedro Nascimento, Jordan Schwartz, Brother Steven e Tim Lydy.

Sérgio Batista: https://www.flickr.com/photos/75394519@N03/

César Soares: https://www.flickr.com/photos/124546590@N03/

Pedro Nascimento: https://www.instagram.com/maquetesnasclego/

Jordan Schwartz: https://www.flickr.com/photos/sirnadroj/

Brother Steven: https://www.flickr.com/photos/76437548@N04

Tim Lydy: https://www.flickr.com/photos/timlydy

  

9 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

Posso sim e até melhor. Deixo aqui um Play Well Portugal Exclusive Reveal do meu mais recente projecto que é nem mais nem menos que a nave TIE Interceptor da Star Wars vista no episódio 6.

A última vez que esta nave apareceu no catálogo da LEGO foi em 2006 (set 6206) e desde então nunca mais foi lançada, deixando muitos fans ansiosos por uma versão mais moderna. E é precisamente aqui que eu entro com este MOC.

O meu principal objectivo neste projecto foi criar um conceito de produto LEGO que refletisse também os standards de um produto oficial: desde do modelo às suas play features; da sua apresentação à experiência de construção com o manual de instruções e claro acima de tudo, como fã da Star Wars, que a nave fosse tão icónica como no filme.

Tenho esperanças que a minha versão inspire a LEGO a produzir uma e para quem tenha oportunidade de construir esta versão em casa, que se divirta acima de tudo.

Manual de Instruções (Google Drive 23MB) - https://drive.google.com/file/d/1pEMMZxkjQxGLpJjRskRLEHrsAkObe20_/view?usp=sharing

 








Rui com o seu modelo da TIE Interceptor



10 - Como é a tua “oficina”/espaço de exposição LEGO?

- Acho que a minha resposta vai chocar aqueles AFOLs sensíveis à organização das peças. Hahah… pois eu tenho as minhas peças separadas por cores e só por cores tirando a cor preta. Mas quer que se acredite ou não é no meio do caos que encontro sempre a peça que preciso ou a fórmula para o problema.

Eu tenho uma secretária como podem ver na fotografia, mas acabo sempre em modo “old school” na carpete do chão no meio de um mar de peças.

Tenho também uns armários onde tenho exposto os meus sets preferidos da minha infância, incluindo o castelo do Fright Knights e outros clássicos. Depois tenho também uma parte dedicada inteiramente só à Star Wars.





 

11 - Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções ou colecção?

- Sim! Eu publico em três plataformas: no Flickr, no Instagram e nos forums do Eurobricks. Em cada um é só pesquisar por ruimiguel8722.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/167106309@N03/

Instagram: https://www.instagram.com/ruimiguel8722/

 

 

12 - Fazes parte de alguma LUG?  Qual a tua opinião sobre as mesmas em Portugal?

- Curiosamente nunca cheguei a entrar numa LUG nem da nossa famosa 0937 ou na PLUG mas conheço-as. Adoro ir aos eventos quando consigo ter oportunidade. As minhas partes preferidas são sempre as zonas dos MOCs. Trago sempre o meu telefone cheio de fotografias dos detalhes.

Como nunca pertencendo a uma LUG, posso apenas dar opinião como visitante. Eu acho importante os eventos, porque são iniciativas que estimulam o turismo local e que acima de tudo acho muito fixe quando vejo pais e crianças, que vieram de todo o lado do país para ir verem as construções. Esse elo que nos liga a todos e é no fundo a essência do LEGO.


Modular City Street, mais uma ideia original de Rui Miguel


 

13 -  Abriu recentemente uma loja LEGO Certificada em Portugal. O que achas desta acção? Estás a pensar visitá-la?

- Eu ainda não tive oportunidade de ir a Lisboa, mas li os artigos e mesmo o última podcast das Conversas em Construção com os grandes do costume.

O primeiro pensamento que eu tive sobre a loja foi literalmente este: Finalmente! Acho que com o talento nacional que já foi para Billund, a procura portuguesa e mesmo o manifesto nosso dos fãs, já estava na altura.

Gosto muito do mural feito para a loja. Acho que ainda é cedo mas iremos eventualmente ter um set exclusivo de Portugal, provavelmente um ímane com um frame dos monumentos principais.

Pessoalmente eu acharia muito mais interessante e único existir um set com nosso famoso Galo de Barcelos e com as peças que vemos em LEGO Dots permitissem enfeitar o modelo e personalizar numa forma livre e criativa. Mas vamos ver o futuro irá reservar. Alias posso sempre colocar esta ideia no meu plano de projetos a fazer.

 

 

14 - Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

- Esta última pergunta é pesada, no bom sentido, porque daqui a 10 anos eu terei 38 anos e a LEGO irá celebrar os seus 100 anos.

Eu acho que será como hoje ou como no natal de 98, apaixonado pelo puro prazer de construir e por poder partilhar essa paixão pelo LEGO com outros fãs.

Quem me conhece de perto sabe que ir trabalhar para a LEGO na Dinamarca é um sonho desde que aprendi por volta dos 8 anos o termo designer da LEGO. Talvez daqui a dez anos haja mais um português em Billund.


Ghost Rider Midnight Race SDCC Exclusive Teaser, uma criação de Rui Miguel
 

Obrigado mais uma vez por este convite e experiência Alex. Todas as perguntas foram divertidas e fantásticas. Obrigado pela oportunidade e colaboração.


Muito obrigado Rui, e boa sorte para os teus projectos e sonhos, de certeza que ainda iremos ouvir falar muito de ti
(Já pareço o Palpatine a falar de Anakin Skywalker)

E um obrigado especial ao "retoque" que deste no logo da Play Well Portugal!













Comentários