O set LEGO do dia: 7047 - Coast Watch HQ, de 2004

 

2004 foi para mim um ano marcante relacionado com LEGO. Comecei lentamente a terminar a minha dark age e voltei a "reparar" nos conjuntos LEGO, dando os primeiros passos na minha vida de AFOL (ou por outras palavras, comecei a desgraçar-me financeiramente). Isso também se deveu à mudança que a LEGO operou no ano anterior, na sua imagem e nos seus conjuntos, sendo que para mim, o melhor motivo foi mesmo o aparecimento de csets citadinos não juniorizados, agora chamados de World City. E este é um dos maiores conjuntos deste subtema, que serviu de base para o lançamento de City, em 2005.

O set LEGO do dia é o 7047 - Coast Watch HQ, de 2004, um dos 10 conjuntos World City lançados nesse ano. (O Bricklink lista-o como de 2003, mas vou considerá-lo como de 2004 pois foi nesse ano que apareceu nos catálogos).

Era o Quartel da Guarda Costeira, o maior de um conjunto de sets dedicados ao salvamento na praia e no mar. E tinha algumas semelhanças com os sets lançados a meio dos anos 90. A base era enorme (um modelo "raised" , de 32x48 studs, sendo que este molde era usado em alguns conjuntos Belville) , mas que com este padrão encaixava-se perfeitamente neste conjunto. A estrutura apresentava um heliporto e um cais para o barco, e o quartel propriamente dito, um edifício bastante alto com diversas salas de operações. Continha também como veículos uma lancha rápida e um helicóptero.
O set tinha alguns pormenores engraçados, onde o destaque vai para a plataforma amovível (com um sistema similar ao que se encontrava no 6394 - Metro Park Service Tower), que permitia que esta subisse e descesse, do helicóptero para a zona de tratamentos médicos.

Para quem conhece e/ou se lembra, uma parte da estrutura faz lembrar a estação de comboios do ano anterior, a 4513 - Grand Central Station - quase que apostava que a ideia para este 7047 surgiu como modelo alternativo de quem estava responsável pelo 4513.

Segundo o Bricklink, este conjunto apesar da envergadura, possuía apenas 346 peças e 4 minifiguras, sendo que destas últimas apresentavam torsos e cabeças com impressões novas, e alguns acessórios são quase exclusivos deste set, como por exemplo o colete e o boné em dark blue, ou o torso do médico, que só apareceu neste e em outro conjunto. 
A nível de peças. algumas novas, tanto como molde ou em cores novas, e algumas exclusivas:

E por aí, o que acharam desta "reintrodução" do tema?
Alguém teve ou tem este conjunto? O que acharam do mesmo?

Por aqui, consegui comprar um por 18,48€ no Ebay, em 2011.










Comentários