Alerta para Minifiguras contrafeitas à venda no Bricklink

 


Para quem tem conta no Bricklink, deve ter recebido um email nas últimas 24h, da equipa que gere a plataforma. Ao que parece, estão a surgir grandes quantidades de minifiguras falsificadas no site, nomeadamente figuras mais raras/caras, que por norma não se conseguem arranjar facilmente.
Pelos vistos tem surgido lojas com grandes quantidades destas figuras, o que por si só já é altamente suspeito.
Mas o pior de tudo, é que estão a ser usadas peças LEGO verdadeiras, sendo que é feita uma impressão custom (e por vezes praticamente perfeita) o que torna muito mais difícil a sua identificação. Se em figuras clone podíamos procurar pela logo LEGO e por algumas diferenças no plástico, agora torna-se praticamente impossível a detecção do mesmo, pelo que o Bricklink pede que seja denunciada qualquer situação suspeita.

Uma das figuras apontadas pelo Bricklink, é o C-3PO exclusivo do mais recente 75341 Luke-Skywalker's Landspeeder, que, por exemplo neste momento, existe uma loja na Indonésia com 105 figuras destas... pelo menos suspeito é.

Fica aqui a mensagem do Bricklink, traduzido para Português (podem ver a mensagem original aqui) e um artigo muito bom da bricknowlogy (da qual retirei a imagem) a ensinar como se distingue figuras originas das clone.

Caro vendedor do BrickLink,

 

Lamentamos informar que o BrickLink Marketplace foi recentemente inundado com Minifiguras falsificadas. Essas Minifiguras falsas, em alguns casos, foram compradas de distribuidores dentro e fora da plataforma BrickLink, e terão sido feitas usando elementos LEGO genuínos com uma impressão personalizada.

O BrickLink tem uma política de tolerância zero [consulte as secções 1 e 3] sobre os artigos falsificados.

Estamos entrando em contato com os nossos membros porque temos visto recentemente vários exemplos flagrantes, com grandes quantidades de itens aparecendo em determinadas lojas. Por favor, denuncie esses casos usando a página do Bricklink.

Manter o BrickLink Marketplace livre de elementos falsificados é fundamental para manter a reputação do BrickLink como o principal Marketplace da LEGO.

Como vendedor no BrickLink, e sua responsabilidade garantir que os itens à venda na sua loja sejam artigos LEGO originais.

 Em alguns casos, a autenticidade de um item pode ser difícil de determinar, no entanto, as principais coisas a causar suspeita são uma a disponibilidade recente de uma minifigura LEGO rara, a aparecer em grandes quantidades numa ou mais lojas, assim como qualquer discrepância verificada na impressão.

 

Se você tem, ou suspeita que tem artigos assim na sua loja, remova-os imediatamente, pois iremos tomar medidas contra as lojas que vendem esses itens agora e no futuro. Se o problema persistir, teremos que considerar outras restrições na venda de minifiguras no site.

 

Se você vendeu recentemente Minifiguras falsificadas, sugerimos que você entre em contato com o comprador e ofereça a devolução do valor.

 

Agradecemos sua compreensão e colaboração.

 

Sinceramente,

A equipa BrickLink


Comentários