À conversa com... Ezequiel Alabaça

 


O nosso convidado de hoje é Ezequiel Alabaça, Engenheiro de Software com 43 anos, e homem dos mil ofícios, sendo um deles o LEGO.

Muitos já devem ter visto alguns dos seus vídeos com LEGO em stop motion, no seu canal de Youtube (e vale bem a pena ver pois têm uma qualidade extraordinária, do melhor que já vi dentro do género com LEGO), mas mais recentemente submeteu alguns projectos na plataforma LEGO Ideas, e que são bem característicos do nosso país.

Fiquem a saber mais sobre este talentoso fã de LEGO.

Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

Eu sou o Ezequiel Alabaça, tenho 43 anos, sou engenheiro de software numa empresa holandesa de consultoria financeira, sou também diretor financeiro no Conservatório de Música e Dança de Alhandra na área metropolitana de Lisboa (regime de mecenato), estou envolvido na política na minha Junta de Freguesia, toco piano e tenho alguns projetos com jovens na área da música numa comunidade religiosa evangélica.

Sou muito perfecionista e os outros dizem que tenho algum sentido de humor!

Mais importante de tudo, tenho uma família espetacular que me apoia nos meus projetos!

Sou fã de Lego desde que me lembro que existo! Acho que a primeira coisa que fiz quando nasci foi pensar como podia construir a maternidade com LEGO! (Risos)

 

(LEGO® - Lisbon Tram - stop motion animation)

2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

Lembro-me com 5 anos, passava o dia todo no chão do meu quarto a brincar e a minha mãe começou a explicar-me que brevemente iria começar a escola e as rotinas iam mudar. Já não poderia brincar o dia todo com o LEGO! Acho que o choque foi tão violento que não consigo lembrar-me do que se passou nos instantes seguintes… deve ter sido o meu primeiro apagão!

 

3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Sim, quando entrei na universidade e comecei a minha carreira profissional, deixei de ter tempo disponível e também não tinha capacidade financeira para adquirir os sets. Mais tarde quando vieram os filhos, foi a grande oportunidade de regressar ao hobby e incutir neles o gosto pelo LEGO. Estamos a falar de muitos anos em que tudo ficou arrumado e escondido nas caixas, mas eles ainda tiveram o privilégio de poder brincar com as construções que tinha deixado.


(Projecto Marco do Correio - Mealheiro na plataforma LEGO Ideas - se gostarem, podem votar aqui)

 

4 - Já sabemos que fazes MOCS , e desde já os nossos parabéns pelos projetos no LEGO Ideas. Adoramos a ideia do marco de correio, e espero que finalmente seja desta que a LEGO produza um elétrico português. Ambos estão em formato digital, és daqueles que planeia antecipadamente construir primeiro no computador, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

Em primeiro lugar os meus agradecimentos!

A ideia do marco do correio surgiu quando um dia, estava a passear com a família, e passámos junto a um. Ao olhar para o formato e todos os detalhes, pensei que era um excelente desafio pelas formas arredondadas e diferentes dimensões. Naturalmente veio a ideia do mealheiro, trocando as cartas por moedas! Foi muito interessante construí-lo e sempre que preciso começar alguma construção, faço-o sempre com as peças na mão.

O digital é apenas uma forma de perpetuar a construção e obter fotos de melhor qualidade com as cores corretas porque o que gosto mais de fazer são animações stop-motion e não consigo ficar com os cenários. Sempre que preciso filmar uma cena tenho de destruir tudo da anterior!


(Projecto Eléctrico de Lisboa na plataforma LEGO Ideas - se gostarem, podem votar aqui)

E foi numa animação que fiz para participar num concurso cinematográfico, que surgiu a ideia do elétrico. Queria promover algo da cultura portuguesa. Não ganhei nada, mas surgiu a ideia de submeter o projeto no LEGO Ideas e graças aos comentários de muitos fãs e alguns guarda-freio, a quem tenho de agradecer, fui melhorando alguns detalhes.

As construções baseiam-se muito nas cenas que pretendo filmar e vai muito por tentativa erro. Como sou muito perfecionista, demoro sempre muito tempo até que o resultado seja satisfatório. Às vezes quando começo a filmar uma cena, chego à conclusão que o cenário não está adequado e acabo por recomeçar tudo de novo.


4.1 – E como surgiu o teu gosto pelas animações com LEGO?

Tudo começou durante o confinamento. Lembrei-me de fazer pequenas animações com histórias para os miúdos da comunidade evangélica, e também uma animação que exemplificava o cumprimento que passaríamos a adotar na pandemia (até teve direito a passar no Jornal das 8 na SIC). Com a curiosidade comecei a ver no YouTube como os outros animadores faziam e comecei a ganhar gosto e a aperfeiçoar as técnicas: luzes, fotos, características das construções, pós-produção, etc.

De pequenas animações com 200 fotografias, passei para mais de 3000 para 4 a 5 minutos de filme. Fui melhorando a qualidade e a certa altura desafiaram-me para fazer algumas animações para passar na RTP2 no programa Luz das Nações! É preciso muita paciência e as construções têm de estar pensadas para todas as cenas e de forma a garantir que nada se mexe entre cada fotografia, que o enquadramento vai ficar perfeito, que os movimentos estão de acordo com os stubs disponíveis, etc. É um grande desafio, mas que me dá imenso prazer, acima de tudo porque as minhas filhas também me ajudam imenso e vibram com estes trabalhos.

(LEGO® - Ristiano Cronaldo - stop motion animation)


 


 

5 - Também colecionas LEGO?

Não me considero um colecionador. Compro alguns sets que gosto, mas no final acabam todos separados em peças e arrumados nas caixas! Há algumas exceções que resistem a este destino: as prendas que dão aos miúdos e o “Grand Piano”, porque é o meu instrumento musical preferido e uma bela peça decorativa!




 

6 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

O tema que mais gosto é o CITY e fico deliciado ao ver o mundo ao meu redor representado em “pecinhas”. Dá-me um certo gozo ver a criatividade dos construtores ao representar a realidade, utilizando apenas as formas disponíveis. É sempre a área que mais gosto de ver nas exposições.

Gostava muito que existisse um tema oficial “instrumentos musicais”, acho que comprava todos os sets! Cá em casa respira-se música!




 

7 - E peça LEGO? Tens alguma predileta ou que não dispenses nas tuas construções?

Não tenho nenhuma peça predileta. Talvez aquela que ajuda a desmontar (risos)!




 

8 -Tens algum construtor LEGO favorito?

Não posso dizer que tenha um construtor favorito. Sigo aqueles que me chamam a atenção, mesmo que não sejam os mais conhecidos.

 

9 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projeto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

O maior projeto é arranjar forma de arrumar as peças que o miúdo mais novo vai desarrumando (risos)!

Ideias são muitas! Estou a trabalhar em mais alguns símbolos turísticos de Portugal, neste caso construções, mas ainda numa fase embrionária, e estou a pensar na próxima animação stop-motion.

Um outro grande projeto que tenho em mãos neste momento é arranjar maneiras e meios para fazer chegar ao conhecimento das pessoas o Elétrico de Lisboa.




 

10 – Como é a tua “oficina”/espaço de exposição LEGO?

Não tenho exposição! Apenas o piano na minha sala de estar, e a oficina é uma secretária no sótão, onde a magia acontece! É simples e mistura-se com o meu local de trabalho.



 

11 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções ou coleção?

Tenho as minhas contas pessoais e uma página que criei para partilhar o projeto do Elétrico de Lisboa (Lisbon Tram), no LEGO Ideas.

https://www.instagram.com/ezequielalabaca/

https://www.youtube.com/c/EzequielAlabaca

https://www.facebook.com/ezequiel.alabaca

https://www.facebook.com/legoideaslisbontram

 

12 – Fazes parte de alguma LUG?

Não!

 

13- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

É uma boa pergunta! Gostava de ter mais tempo para me dedicar a este hobby e porque não, ter a oportunidade de expor as minhas construções! 


Muito obrigado Ezequiel, e boa sorte para os teus projectos!

Comentários