À conversa com... João Luz ( Também conhecido por Star Wars Builder ou Take a Brick no Flickr)




O nosso convidado de hoje é João Luz, de 18 anos e estudante de engenharia Física, que tem revelado os seus trabalhos na conta Take a Brick (Flickr), ou na Comunidade 0937 (como Star Wars Builder). A evolução deste jovem AFOL tem sido notória, e as suas mais recentes construções têm merecido inúmeros elogios por parte da comunidade AFOL.

Fiquem a saber mais sobre este talentoso fã de LEGO.

Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

1 - O meu nome é João Luz, tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Física. Quando era pequeno tinha uns quantos sets, alguns dos quais ainda quase completamente preservados e o resto (maior parte deles) desmontados. Acho que só entrei no hobby "mais ao sério" há cerca de 8 anos.

 Life at sea, por João Luz



2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?
2 - As minhas primeiras memórias com LEGO (não sei exatamente qual a primeira) foram com os conjuntos 5598 Dino Valley, 7882 Shark Attack e 7741 Police Helicopter, tendo os 2 primeiros sobrevivido aos anos de brincadeira nas mãos de uma criança :) .



3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?
3 - Houve uma de pelo menos 4 anos que foi quebrada em 2014 quando, tendo as minifiguras de quando era pequeno na cave e não me lembrava, decidi comprar uma saqueta CMF para poder brincar com as peças e restos de sets que tinham permanecido no meu quarto. A partir daí o tamanho dos conjuntos que comprava ia aumentando gradualmente, estando agora mais focado em fazer construções originais.

Algumas das Collectible Minifigures de 2014




4 - És daqueles que planeia antecipadamente construir primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?
4 - O meu processo construtivo tem um pouco de tudo. Às vezes surge uma ideia e consigo chegar a algo simplesmente com as peças que tenho à mão, mas se estiver a fazer algo maior dá sempre jeito ter o LDD. Não é que faça uma construção inteira no programa, mas sim partes dela em separado. Por exemplo, se estiver a fazer uma casa, faria no LDD a estrutura de coisas como o telhado. Já a vegetação à volta da casa faria na hora, simplesmente com um pequeno plano mental.

Q-R10US unit




5 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?
5 - Ligo mais aos temas Ideas e Creator Expert, por serem temas bastante abrangentes, daí diversificar ao máximo o meu conjunto de construções originais. Gostava que a LEGO fizesse mais dos sets que gosto de chamar "mid-modulars" como o 31097 da Creator 3 in 1, de modo a dar uma oportunidade a quem não pode gastar 160€ num edifício por ano para construir uma cidade bastante decente.




6 - E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?
6 - Adoro as peças de vegetação no geral, mas delas gostava de destacar a peça 32607.





7 -Tens algum construtor LEGO favorito?

7 - Das centenas que podia enumerar, vêm-me agora à cabeça Marcel V., César Soares e Markus Rollbühler.


8 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?
8 - Estou pois! Estou já a finalizar um moinho medieval, acrescentando todos os dias mais uns pequenos detalhes aqui e ali até ficar satisfeito.


9 – Como é a tua “oficina” LEGO?
9 - Para além das prateleiras com sets, tenho a minha coleção de peças quase toda numa gaveta em sacos que as separam por tipo.


10 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções?
10 - Tenho no Flickr e no Instagram, onde sou conhecido por Take a Brick.

"Deep Treasure", por João Luz



11 – Fazes parte de alguma LUG?
11 - À quase 4 anos encontrei e juntei-me à Comunidade 0937, onde sou conhecido por StarWarsBuilder.

Participação de StarWarsBuilder para o último concurso de Natal da Comunidade 0937


12- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?
12 - Daqui a 10 anos espero continuar a focar-me nas minhas MOCs, talvez já com um espaço próprio e dedicado ao hobbie e, quem sabe, já a pensar nos futuros aprendizes que me ajudarão nas construções :p. 

Piece 'a cake



Muito obrigado João, e boa sorte para os teus projectos!


Comentários