O set LEGO do dia: 6989 - Mega Core Magnetizer, de 1990

 

(Imagens Brickset e Ebay)

Já há muito que queria falar sobre este conjunto (provavelmente pelo muito arrependimento que sinto por não o ter comprado quando devia), e eis que chegou o dia. O set LEGO do dia é o 6989 - Mega Core Magnetizer, de 1990, o grande conjunto de M:Tron, um subtema espacial que surgiu nesse ano e que durou até 1991. Muito estranhamente, M:Tron não teve uma base oficial, por isso muitos consideram este conjunto como a sua base "ambulante", devido às características e capacidade de transporte da mesma.

Mas vamos por partes - já que é um set enorme, também merece que se fale muito do mesmo. E comecemos pelo tema em si.

Num esforço para aumentar a jogabilidade (que na minha opinião era algo que não faltava neste tema), a LEGO introduziu ímanes neste tema, que foi concebido um pouco como uma equipa de bombeiros de resgate. Os veículos deste conjunto eram bastante distintos, pela predominância das cores vermelha, preta e trans-neon green, uma cor nova feita especialmente para o tema, e muitos eram equipados com gruas ou outros mecanismos com ímanes, que serviam para acoplar pequenas cargas e caixas de ferramentas. Eram essencialmente veículos de resgate e de reparações.
M:Tron foi o primeiro grande tema espacial que não incluiu qualquer tipo de base; todos os conjuntos eram veículos.

As minifiguras compartilhavam exatamente o mesmo uniforme - pernas brancas, torso vermelho com um logotipo M, braços brancos e um capacete preto com viseira trans-neon green. 

M:Tron também foi o último tema espacial a carregar o logótipo LEGOLAND. LEGO System foi o nome usado a partir de 1992.

Segundo o Bricklink, este set continha 473 peças e três minifiguras  - se estas últimas eram todas iguais ( apenas o torso continha uma impressão nova e o visor também era de cor nova), já a nível de peças, as novidades eram muitas.

  • Todas as peças em trans neon green apareciam pela primeira vez numa cor nova. Destas, a antena whip 8h (a "fininha", como lhe chamava quando era uma criança), era uma peça nova em 1990.
  • O enorme painel/windscreen é exclusivo em trans-neon green.
  • Também em cores exclusivas, temos as enormes rodas de plástico (em preto), a plate modified 8 x 8 com grelha (vermelho) e a slope invertida 33 5 x 6 x 2 (em vermelho)
  • A Technic Rack 1 x 20 x 2/3 apenas apareceu em vermelho neste e noutro conjunto.
  • O disco invertido 8 x 8 em preto, apenas apareceu neste e em outros três conjuntos.
  • Grande parte das peças com impressões consistiam em desenhos novos - a hinge 6 x 3 (radar), a porta do contentor/caixa em cinzento, assim como as cinzentas das caixas de cargas, e todas as outras que tinham o "M" de M:Tron
  • As duas peças que seguravam os ímanes eram peças novas
  • E por fim, o minifigure Jet Pack surgiu pela primeira vez na cor preta neste conjunto.

Sobre o design do veículo, muito há a dizer também. Como já referido, é o veículo principal  e o set maior de M:Tron, e serve como base (por assim dizer), já que eles nunca tiveram uma base oficial.
Com espaço no cockpit para três minifiguras, o Mega Core Magnetizer é usado para reparações, armazenamento, transporte e local de aterragem para outros veículos.

Além das três minifiguras, contém também dois pequenos veículos terrestres, uma pequena nave, uma cápsula de armazenamento, uma cápsula de reparações, e um módulo para armazenar as round plates 1x1 trans-neon green.

Foi durante muito tempo o maior veículo terrestre de Space até o lançamento do tema Mars Mission. É maior do que muitas naves, mas contém poucas minifiguras. Uma característica única deste set é o seu cockpit, que é coberto por um enorme painel em trans-neon green, peça que era normalmente usada para edifícios como parte estrutural.

Dentro do Mega Core Magnetizer estão então dois veículos terrestres. São colocados através de ímanes, que também servem para transportar/carregar caixas magnéticas para o veículo principal. Além destes, existe um speeder ligeiramente maior, que também tem um íman para se fixar a outros veículos ou transportar caixas magnéticas. Possui banco e um painel de controle, além de dois propulsores traseiros.

O Mega Core Magnetizer é composto por duas seções conectadas com hinges. A primeira seção é o cockpit, para controlo do veículo, e na segunda secção é onde se encontram os veículos, gruas, ferramentas e toda a parte operacional. Na parte de trás há uma porta/rampa, permitindo a entrada dos diversos veículos, que também podiam ser carregados através do enorme guindaste extensível e rotativo com íman. O veículo traz também duas enormes antenas/radares.

O LEGO designer deste set foi Jørn Thomsen, responsável por muitos e bons sets, desde Space, Comboios, Western etc. Podem clicar no nome e ver uma lista dos conjuntos onde ele esteve envolvido.

E por aí, alguém teve ou tem este enorme set? Tem espaço para o estacionamento do mesmo na vossa garagem?














Comentários