À conversa com... Hugo Sampaio


Quem segue o grupo de facebook LEGO Portugal, já deve ter reparado nuns MOCs  espectaculares da temática BATMAN, e o seu construtor é o nosso convidado de hoje - Hugo Sampaio, de 44 anos , é um grande fã do Cavaleiro das Trevas, mas não só. Leiam a entrevista completa e fiquem a saber mais sobre este AFOL português.

Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com~



1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

O meu nome é Hugo Sampaio, tenho 44 anos, trabalho numa empresa de publicidade e proteção solar, estou também ligado a outras artes como part-time (Pintura, Música e Fotografia).


2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

Na realidade, as minhas primeiras recordações Lego vêm de um set (que ainda tenho - dos poucos que consegui manter ) o 6361 , eu teria uns 8/9 anos, na altura a “rivalidade” entre a Lego e a outra marca “que já vem montada” 😀 existia no grupo de amigos da escola, e tive a sorte dos meus Pais optarem pelo Lego . Depois tenho também memória de um primo meu mais velho ter vários sets maiores e eu achar fascinante o facto de podermos “misturar” peças (...)


Set 6361 Mobile Crane, de 1986


3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Sim na realidade, bastante tempo... uns 20 anos... Depois na altura do aparecimento da trilogia do Batman do C. Nolan, comecei a tentar colecionar alguns sets , mas na realidade pouca coisa saiu, e mais tarde com o Episódio 7 Star Wars, recebi a Millennium Falcon. Quando a minha filha chegou aos 2/3 anos começou a achar piada ao Duplo e ela aos 4/5 já montava Friends e Speed Champions comigo... e sempre tentei que ela percebesse através do Lego, algumas coisas que tentamos manter presentes na educação dela, nomeadamente o facto de estar a “mexer em brinquedos “reais” e ao mesmo tempo que se divirta depois das construções montadas e de misturar .



4 - Já sabemos que fazes MOCS (e que belas construções)s? És daqueles que planeia antecipadamente construir primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

Obrigado. Na realidade os meus Mocs começaram muito recentemente – excepto num ponto que vou referir mais adiante - ,depois de encontrar uns pneus antigos dos anos 80 num saco imenso que o meu Pai tinha guardado, e surgiu-me uma ideia e assim foi . Na realidade não uso formato digital por opção, trabalhei muitos anos em Arquitetura e recebi o Set Architecture Studio (21050) e comecei a fazer maquetas dos projectos com esse set, que resultava muito bem com os clientes, e assim quando abordei os Mocs temáticos, optei por pôr de parte o formato digital e seguir pela “tentativa e erro” pois não tinha (nem tenho) muitas peças para trabalhar e ao mesmo tempo descobri que também funciona melhor como “terapia” para mim :) .



Set 21050 Architecture Studio


5 - Também coleccionas LEGO? 

Sim, tenho uma pequena coleção .





6 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

Acima de tudo os sets que “fazem algum sentido mais específico” dentro dos temas que gosto.

O tema Friends da minha filha é sem dúvida a maior coleção :) . Mas depois tentei colecionar Star Wars e a temática cinematográfica DC/Batman. Depois alguma coisa de Speed Champions e outros random que, como disse “fazem sentido para mim” por exemplo, tenho o Set em homenagem a Amelia Earheart e o Audi A4 SChampions ( que me traz a memória a Michelle Mutton, pois foi uma forma de transmitir à minha filha que as meninas fazem coisas excepcionais, muitas vezes melhor que os “meninos” ) .

Há um tema que acho que poderia ser interessante, apesar de já existirem os The Beatles, seria giro ver a Lego a interpretar outras Bandas...




7 - E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?

Acho que o brick 4x2 continua a ser "A Peça" 😀


8 -Tens algum construtor LEGO favorito?

Não realidade, não estou assim tão atento, mas tenho visto que o Nuno Sousa (Grupo Lego Portugal FB), tem uns Mocs muito interessantes.


9 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

Sim, estou a tentar finalizar a minha interpretação do Batmobile de 1989, na escala Speed Champions 6 studs, apesar de haver milhares delas com certeza, é o que me falta para fechar a "garagem", apesar da escassez de peças vou tentar.



10 – Como é a tua “oficina”/espaço de exposição LEGO?

Basicamente em casa, no chão ou na mesa de jantar :).

A oficina resume-se a 4 ou 5 malas pequenas onde guardo as peças, e um candeeiro ,nada mais.



11 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções ou colecção?

Não, para já não, apenas sigo os grupos que acho interessantes além do oficial Lego (com quem troco algum feedback regular sobre os Mocs e que me vou mantendo a par dos concursos etc)


12 – Fazes parte de alguma LUG? 

Sim, o Lego Portugal e o Lego Collectors DC .





13- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

Não sabemos o dia de amanhã, quanto mais daqui a 10 anos :) ... mas assim como redescobri este gosto, facilmente me vejo a continuar a construir Mocs e a estar curioso com os Sets oficiais de temas que gosto, claro.








Muito obrigado Hugo, e boa sorte para os teus projectos!

Comentários