À conversa com... Nuno Meneses



O nosso convidado de hoje é Nuno Meneses, de 29 anos e videógrafo de profissão, um fã de LEGO desde criança que tem aliado a sua paixão com a sua profissão, e que tem um canal de youtube onde retrata algumas das suas vivências com o hobby.

Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

Sou o Nuno, tenho 29 anos e gosto de LEGO desde que me lembro de lembrar.

Não gosto de estar parado.

Sou videógrafo de profissão (Whale’s Mouth) e músico de coração (Yellow Beanie, Virar DaSquina e mais recentemente Marvelous Talking Machine).

Desde pequeno que brinco com LEGO. A minha mãe guardou-me os Duplo e alguns dos meus sets mais antigos (Star Wars, Cowboys, Bionicle…).

Durante o segundo ciclo competi em 3 First LEGO League (Portugal, Bélgica e Dinamarca) e mantive assim o bichinho.

Durante o liceu e licenciatura, em Som e Imagem, estive mais afastado desta paixão. Não me recordo de ter comprado nenhum set nessa altura.

No final do mestrado, em Cinema, voltei a pegar em LEGO, nas minifiguras. Comecei a tirar fotografias com minifigs e “criei” o hashtag #ALegoADayKeepsTheSadnessAway , que agora uso nas minhas publicações no instagram.


2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

A mais antiga é certamente “brincar aos filmes” com o set do Spielberg (Nota Playwell - set 1349 de 2000) que trazia uma câmara. Acho que este set teve uma enorme influência em mim e naquilo que adoro fazer, contar histórias. Seja em vídeo, música ou fotografia.

Depois tenho imensas memórias divertidas das First LEGO League, especialmente da que aconteceu na ESA.

Set 1349 - Steven Spielberg Moviemaker set, de 2000


3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Como disse, antes de terminar o mestrado andava mais afastado deste hobby, mas o começar a tirar fotografias com as minifiguras, numa altura em que precisava de afastar as ideias menos boas que nos vão na alma e na cabeça ajudou muito, daí o #ALegoADayKeepsTheSadnessAway . E também foi nessa altura que me apaixonei pela Gabi, a pessoa com que partilho a vida.

Retirado da sua página de Instagram, " a_lego_away"



4 - Apenas colecionas, ou também fazes Mocs? Se sim,  és daqueles que planeia antecipadamente construir primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

Já tentei várias vezes começar um Moc, mas acho que ainda não construí o suficiente para conseguir reproduzir algumas das ideias; até para fazer a minha estrela do Build to Give tive dificuldade em fazê-la como imaginei. Mas hei-de chegar lá. Para já a minha Moc é a minha cidade.


5 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

Adoro tudo o que está ligado a Piratas, Medieval, Parque Temático… nem sei.

Há dois sets no LEGO Ideas que adorava que fossem produzidos: Astérix e Steampunk Explorers. Era incrível voltarmos a ter o LEGO Adventurers.


Alguns sets mais icónicos do tema LEGO Adventurers, neste caso sobre o subtema deserto/Egipto

6 - E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?

O quadrado amarelo (Nota Playell - Brick 2 x 2). Tem que ter sempre.


7 -Tens algum construtor LEGO favorito?

Construtor não, mas tenho sets favoritos - Sesame Street, Roller Coaster, Haunted House e Pirates of the Barracuda Bay.

Set 10261 - Roller Coaster



8 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

A minha conta do Instagram (A_LEGO_Away) continua ativa. Tento continuar a partilhar fotografias diárias, mas nem sempre é fácil.

Estou de momento a tentar criar um stop motion para o próximo calendário de Natal, do  género do que fiz há uns anos.

E vou tentando aumentar a minha cidade LEGO, que idealmente se transformará num “estúdio”/parque de atrações com as várias áreas temáticas, desde os Piratas ao Harry Potter.


9 – Como é a tua “oficina”/espaço de exposição LEGO?

No início do ano passado mudei de casa e “ganhei” um sótão.

Na verdade foi aí que voltei mesmo à séria a este hobby. Consegui finalmente montar alguns dos sets antigos e pude finalmente comprar outros, porque tenho um espaço onde os montar.


10 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções ou colecção?

Instagram - @a_lego_away

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCz6MltQvuhW93XwSuW6F0iA


11 – Fazes parte de alguma LUG? 

Sim, registei-me recentemente na Comunidade 0937, mas ainda não tive muito tempo no fórum. Aos poucos. 


12- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

Tenho um certo medo. No último ano tive que ir ao IKEA três vezes para aumentar a cidade; daqui a dez anos não vou ter espaço 😂




Muito obrigado Nuno, e boa sorte para os teus projectos!

Comentários