Numa altura que se fala nos aumentos nos preços dos produtos LEGO em 2022, derivado em parte por causa do aumento das matérias primas que se têm sentido em todo o mundo (ainda que este aumento não deverá ser significativo para Portugal, mas sim para outros países como a Alemanha), o Grupo LEGO publicou os resultados provisórios para o primeiro semestre de 2021, revelando aquilo que já se esperava, principalmente com o "boom de vendas" causado pela pandemia, ou seja um excelente desempenho em todas as áreas durante este período.
Principais pontos:
- As vendas ao consumidor global
aumentaram 36%.
- A receita cresceu 46%, para DKK
23,0 biliões.
- O lucro operacional aumentou para
DKK 8,0 biliões, aumentando em 104%, enquanto o lucro líquido atingiu DKK 6,3 biliões,
um aumento de 140%.
- A participação de mercado cresceu
globalmente e em todos os principais mercados.
- Os temas mais vendidos incluem
City, Star Wars, Technic, Creator Expert e Harry Potter.
- Sacos de papel recicláveis serão introduzidos em 2022.
Como já dissemos anteriormente, este resultado para nós não é nenhuma surpresa, já se sabia que as vendas tiveram um crescimento forte nos último ano e meio, devido à pandemia Covid. Mesmo com a reabertura gradual do sistema e do regresso à vida "quase" normal, a LEGO tem continuado a servir os mercados, e de que forma, corrigindo ao que tudo indica os problemas de stock que se verificaram no ano passado.
Além dos pontos já referidos, destacamos também o facto de pela primeira vez, o tema Creator Expert ser mencionado como um dos mais vendidos, o que reflecte a importância que os fãs adultos têm cada vez mais na venda de produtos LEGO.
Traduzimos a press release oficial para português, mas a original pode ser consultada aqui.
BILLUND, 28 de setembro de 2021:
O Grupo LEGO revelou hoje os resultados do primeiro semestre , até 30 de junho
de 2021. A receita do período cresceu 46 por cento para DKK 23 biliões em
comparação com o mesmo período em 2020. As vendas ao consumidor cresceram 36
por cento, ultrapassando a indústria de brinquedos e impulsionando o
crescimento da participação de mercado globalmente e em todos os principais
mercados.
O lucro operacional foi de DKK 8 biliões,
um aumento de 104% em comparação com o 1ºSemestre de 2020, apesar de um
ambicioso programa de investimentos estratégicos para apoiar o crescimento a
longo prazo.
O CEO do LEGO Group, Niels B.
Christiansen disse: “Estamos muito satisfeitos com o progresso que fizemos em
todas as áreas de negócios durante o primeiro semestre. Nosso desempenho foi
impulsionado pela forte procura do nosso portfólio, o que atraiu novos
construtores para a marca LEGO. O nosso crescimento este ano beneficiou de
menos restrições relacionadas com o COVID, em comparação com 2020, uma vez que
as nossas fábricas operaram ininterruptamente e a maioria das lojas de retalho
foram reabertas.
“Também vimos os benefícios dos
investimentos de vários anos em e-commerce, inovação de produtos e uma rede
global de cadeia de fornecimentos. O nosso forte desempenho financeiro permite-nos
acelerar os investimentos estratégicos em sustentabilidade e digitalização.
Christiansen continuou: “Estamos
especialmente gratos pela nossa incrível equipa. Apesar de todos os desafios e
incertezas dos últimos seis meses, eles trabalharam extraordinariamente e arduamente
para levar o brinquedo a mais famílias em todo o mundo ”.
Todos os grupos de mercado
cresceram dois dígitos
Todos os grupos de mercado
apresentaram crescimento de vendas ao consumidor de dois dígitos, impulsionados
por uma excelente execução e um portfólio diversificado que atraiu construtores
de todas as idades e interesses. Os temas de melhor desempenho incluem LEGO
City, LEGO Star Wars, LEGO Harry Potter, LEGO Creator Expert e LEGO Technic.
O lucro operacional mais do que
dobrou, apesar dos investimentos significativos em grandes iniciativas de longo
prazo, como um novo formato de lojas de retalho; recursos de e-commerce; uma
transformação digital em toda a empresa; e esforços para tornar produtos e
operações mais sustentáveis. O lucro operacional também foi compensado pelo
aumento dos custos de transporte e matéria-prima.
Christiansen disse: “Ao olharmos
para o segundo semestre de 2021, continuamos a ver uma forte procura pelos
nossos produtos. A longo prazo, esperamos que o crescimento da receita se
estabilize em níveis mais sustentáveis à medida que as pessoas voltem aos
padrões de gastos anteriores à pandemia. Espera-se que essa tendência,
combinada com os nossos planos de acelerar reinvestimentos no futuro do
negócio, resulte em níveis de lucro mais regulares no futuro.
“OS nossos investimentos são
projetados para criar um futuro sustentável para os negócios e avançar a nossa
missão, de ter um impacto positivo nas crianças e no mundo que elas herdarão. A
digitalização e a sustentabilidade terão um papel especialmente crítico nisso,
e estamos extremamente satisfeitos com o progresso das nossas equipas nessas
áreas. Também continuaremos a desenvolver as nossas experiências lúdicas e a
expressão de marca para que o brinquedo LEGO seja diversificado e acolhedor
para todos. ”
Construindo um futuro sustentável
A empresa avançou na sua ambição
de criar produtos mais sustentáveis. Em junho, ela revelou uma peça protótipo
feita de garrafas descartáveis recicladas, um passo importante para reduzir a
sua dependência de matérias-primas não renováveis. Ela também concluiu um teste
bem-sucedido de sacos de papel projetados para substituir o plástico de uso
único em caixas e começará a introduzir as novas embalagens de papel no início
de 2022. Esse desenvolvimento garante que o Grupo permaneça no caminho certo
para tornar todas as embalagens 100% sustentáveis até 2025.
Experiências de marca memoráveis online
e na loja
Os investimentos do Grupo LEGO nos
seus canais de retalho físicos e digitais foram recompensados no primeiro
semestre. As vendas de comércio eletrónico nas plataformas próprias e de outros
parceiros cresceram 50% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A empresa também lançou um novo
formato de loja de retalho que será apresentado a cerca de 60 lojas durante o
segundo semestre de 2021. O formato foi revelado na inauguração de uma nova
loja na cidade de Nova York em junho e é projetado para criar um ambiente
envolvente e divertido e momentos memoráveis da marca.
O Grupo LEGO continuou a expandir
sua presença global no retalho, abrindo mais de 60 novas lojas da marca LEGO no
primeiro semestre de 2021, mais de 40 na China. Isso eleva o número total de
lojas LEGO a 30 de junho para 737, sendo 291 delas localizadas na China.
Durante o segundo semestre de
2021, a empresa acelerará os investimentos em transformação digital por toda a
empresa. Novas plataformas digitais, produtos e formas de trabalho apoiarão uma
ambição de longo prazo em habilitar digitalmente a marca LEGO para criar
experiências fantásticas para crianças, consumidores, parceiros e funcionários.
Centros de talentos digitais foram abertos em Xangai e Copenhaga, além da sede
da empresa em Billund e a hub em Londres para apoiar esse esforço.
Impacto positivo nas gerações
futuras
A empresa continuou a ajudar
crianças em todo o mundo a se desenvolverem através da aprendizagem por meio de
brincadeiras. Mais de 1,2 milhões de crianças beneficiaram com a doações de
produtos e atividades de ajuda da comunidade local.
No acumulado do ano, o Grupo LEGO
através da LEGO Foundation, que detém 25% do grupo, prometeu mais de DKK 1,5
billião (cerca de 200 milhões de euros) em doações para agências que apoiam
crianças e famílias, especialmente aquelas que mais precisam .
Isso incluiu DKK 940 milhões para
combate à COVID, com foco na saúde e no desenvolvimento das crianças; DKK 140
milhões para apoiar a educação das crianças; DKK 100 para agências que
trabalham com famílias afetadas no Haiti e no Afeganistão; e financiamento para
programas que promovam a aprendizagem por meio de brincadeiras nas comunidades
onde grupo LEGO opera.
Christiansen disse: “A maior
força motivadora para todos no Grupo LEGO é saber que podemos ter um impacto
positivo nas gerações futuras. Quer seja em tempos de extrema necessidade ou
ajudando uma criança a desenvolver novas habilidades que durarão para toda a
vida, o brinquedo LEGO e a marca LEGO podem, e deverão, fazer a diferença.
Estamos orgulhosos de estar nesta posição e estamos empenhados em fazer tudo o
que pudermos para continuar a inspirar e desenvolver os construtores do amanhã.
”
Comentários
Enviar um comentário