Resultados financeiros da LEGO do 1º semestre de 2021

 


Numa altura que se fala nos aumentos nos preços dos produtos LEGO em 2022, derivado em parte por causa do aumento das matérias primas que se têm sentido em todo o mundo (ainda que este aumento não deverá ser significativo para Portugal, mas sim para outros países como a Alemanha),  o Grupo LEGO publicou os resultados provisórios para o primeiro semestre de 2021, revelando aquilo que já se esperava, principalmente com o "boom de vendas" causado pela pandemia, ou seja um excelente desempenho em todas as áreas durante este período.

 

Principais pontos:

 

- As vendas ao consumidor global aumentaram 36%.

- A receita cresceu 46%, para DKK 23,0 biliões.

- O lucro operacional aumentou para DKK 8,0 biliões, aumentando em 104%, enquanto o lucro líquido atingiu DKK 6,3 biliões, um aumento de 140%.

- A participação de mercado cresceu globalmente e em todos os principais mercados.

- Os temas mais vendidos incluem City, Star Wars, Technic, Creator Expert e Harry Potter.

- Sacos de papel recicláveis serão introduzidos em 2022.


Como já dissemos anteriormente, este resultado para nós não é nenhuma surpresa, já se sabia que as vendas tiveram um crescimento forte nos último ano e meio, devido à pandemia Covid. Mesmo com a reabertura gradual do sistema e do regresso à vida "quase" normal, a LEGO tem continuado a servir os mercados, e de que forma, corrigindo ao que tudo indica os problemas de stock que se verificaram no ano passado.
Além dos pontos já referidos, destacamos também o facto de pela primeira vez, o tema Creator Expert ser mencionado como um dos mais vendidos, o que reflecte a importância que os fãs adultos têm cada vez mais na venda de produtos LEGO.

Traduzimos a press release oficial para português, mas a original pode ser consultada aqui.



BILLUND, 28 de setembro de 2021: O Grupo LEGO revelou hoje os resultados do primeiro semestre , até 30 de junho de 2021. A receita do período cresceu 46 por cento para DKK 23 biliões em comparação com o mesmo período em 2020. As vendas ao consumidor cresceram 36 por cento, ultrapassando a indústria de brinquedos e impulsionando o crescimento da participação de mercado globalmente e em todos os principais mercados.

 

 

O lucro operacional foi de DKK 8 biliões, um aumento de 104% em comparação com o 1ºSemestre de 2020, apesar de um ambicioso programa de investimentos estratégicos para apoiar o crescimento a longo prazo.

 

O CEO do LEGO Group, Niels B. Christiansen disse: “Estamos muito satisfeitos com o progresso que fizemos em todas as áreas de negócios durante o primeiro semestre. Nosso desempenho foi impulsionado pela forte procura do nosso portfólio, o que atraiu novos construtores para a marca LEGO. O nosso crescimento este ano beneficiou de menos restrições relacionadas com o COVID, em comparação com 2020, uma vez que as nossas fábricas operaram ininterruptamente e a maioria das lojas de retalho foram reabertas.

 


“Também vimos os benefícios dos investimentos de vários anos em e-commerce, inovação de produtos e uma rede global de cadeia de fornecimentos. O nosso forte desempenho financeiro permite-nos acelerar os investimentos estratégicos em sustentabilidade e digitalização.

 

Christiansen continuou: “Estamos especialmente gratos pela nossa incrível equipa. Apesar de todos os desafios e incertezas dos últimos seis meses, eles trabalharam extraordinariamente e arduamente para levar o brinquedo a mais famílias em todo o mundo ”.

 

Todos os grupos de mercado cresceram dois dígitos

 

Todos os grupos de mercado apresentaram crescimento de vendas ao consumidor de dois dígitos, impulsionados por uma excelente execução e um portfólio diversificado que atraiu construtores de todas as idades e interesses. Os temas de melhor desempenho incluem LEGO City, LEGO Star Wars, LEGO Harry Potter, LEGO Creator Expert e LEGO Technic.

 


 

O lucro operacional mais do que dobrou, apesar dos investimentos significativos em grandes iniciativas de longo prazo, como um novo formato de lojas de retalho; recursos de e-commerce; uma transformação digital em toda a empresa; e esforços para tornar produtos e operações mais sustentáveis. O lucro operacional também foi compensado pelo aumento dos custos de transporte e matéria-prima.

 



 

Christiansen disse: “Ao olharmos para o segundo semestre de 2021, continuamos a ver uma forte procura pelos nossos produtos. A longo prazo, esperamos que o crescimento da receita se estabilize em níveis mais sustentáveis ​​à medida que as pessoas voltem aos padrões de gastos anteriores à pandemia. Espera-se que essa tendência, combinada com os nossos planos de acelerar reinvestimentos no futuro do negócio, resulte em níveis de lucro mais regulares no futuro.

 

“OS nossos investimentos são projetados para criar um futuro sustentável para os negócios e avançar a nossa missão, de ter um impacto positivo nas crianças e no mundo que elas herdarão. A digitalização e a sustentabilidade terão um papel especialmente crítico nisso, e estamos extremamente satisfeitos com o progresso das nossas equipas nessas áreas. Também continuaremos a desenvolver as nossas experiências lúdicas e a expressão de marca para que o brinquedo LEGO seja diversificado e acolhedor para todos. ”

 



Construindo um futuro sustentável

 

A empresa avançou na sua ambição de criar produtos mais sustentáveis. Em junho, ela revelou uma peça protótipo feita de garrafas descartáveis ​​recicladas, um passo importante para reduzir a sua dependência de matérias-primas não renováveis. Ela também concluiu um teste bem-sucedido de sacos de papel projetados para substituir o plástico de uso único em caixas e começará a introduzir as novas embalagens de papel no início de 2022. Esse desenvolvimento garante que o Grupo permaneça no caminho certo para tornar todas as embalagens 100% sustentáveis ​​até 2025.

 

Experiências de marca memoráveis ​​online e na loja

 

Os investimentos do Grupo LEGO nos seus canais de retalho físicos e digitais foram recompensados ​​no primeiro semestre. As vendas de comércio eletrónico nas plataformas próprias e de outros parceiros cresceram 50% em comparação com o mesmo período do ano passado.

 

A empresa também lançou um novo formato de loja de retalho que será apresentado a cerca de 60 lojas durante o segundo semestre de 2021. O formato foi revelado na inauguração de uma nova loja na cidade de Nova York em junho e é projetado para criar um ambiente envolvente e divertido e momentos memoráveis ​​da marca.

 


O Grupo LEGO continuou a expandir sua presença global no retalho, abrindo mais de 60 novas lojas da marca LEGO no primeiro semestre de 2021, mais de 40 na China. Isso eleva o número total de lojas LEGO a 30 de junho para 737, sendo 291 delas localizadas na China.

 

Durante o segundo semestre de 2021, a empresa acelerará os investimentos em transformação digital por toda a empresa. Novas plataformas digitais, produtos e formas de trabalho apoiarão uma ambição de longo prazo em habilitar digitalmente a marca LEGO para criar experiências fantásticas para crianças, consumidores, parceiros e funcionários. Centros de talentos digitais foram abertos em Xangai e Copenhaga, além da sede da empresa em Billund e a hub em Londres para apoiar esse esforço.

 

Impacto positivo nas gerações futuras

 

A empresa continuou a ajudar crianças em todo o mundo a se desenvolverem através da aprendizagem por meio de brincadeiras. Mais de 1,2 milhões de crianças beneficiaram com a doações de produtos e atividades de ajuda da comunidade local.

 

No acumulado do ano, o Grupo LEGO através da LEGO Foundation, que detém 25% do grupo, prometeu mais de DKK 1,5 billião (cerca de 200 milhões de euros) em doações para agências que apoiam crianças e famílias, especialmente aquelas que mais precisam .

Isso incluiu DKK 940 milhões para combate à COVID, com foco na saúde e no desenvolvimento das crianças; DKK 140 milhões para apoiar a educação das crianças; DKK 100 para agências que trabalham com famílias afetadas no Haiti e no Afeganistão; e financiamento para programas que promovam a aprendizagem por meio de brincadeiras nas comunidades onde grupo LEGO opera.

 

Christiansen disse: “A maior força motivadora para todos no Grupo LEGO é saber que podemos ter um impacto positivo nas gerações futuras. Quer seja em tempos de extrema necessidade ou ajudando uma criança a desenvolver novas habilidades que durarão para toda a vida, o brinquedo LEGO e a marca LEGO podem, e deverão, fazer a diferença. Estamos orgulhosos de estar nesta posição e estamos empenhados em fazer tudo o que pudermos para continuar a inspirar e desenvolver os construtores do amanhã. ”

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