À conversa com... João Campos

 


O nosso convidado de hoje é Joao Campos, de 66 anos e natural de Lisboa. Este membro da PLUG tem-se destacado por construções originais da temática Brickheadz e Speed Champions.

Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

Chamo-me João Campos, sou natural de Lisboa, tenho 66 anos e sou reformado da profissão de técnico de informática. Sou fã de LEGO desde cerca dos meus 12 ou 13 anos.


2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

A minha primeira memória com LEGO refere-se talvez ao primeiro set que recebi - o 316 - Farm Tractor, de 1967 segundo creio (do qual tenho actualmente uma réplica; o original perdeu-se há muito).

Set 316 Farm Factor de 1697


3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Tive uma longa "dark age", que começou pelos meus 20 anos (a ida para a tropa, depois o casamento...). Na altura, desfiz-me de todo o meu (pouco) LEGO! 
Em 2007, aconteceu acompanhar o meu filho, também ele grande fã de LEGO, a um encontro de sócios da PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO).
E foi ao contemplar os maravilhosos MOCs ali expostos que o "bichinho" me mordeu de novo... Não descansei enquanto não comprei um ou dois pequenos sets e no ano seguinte eu próprio me tornei também sócio da PLUG.




4 - És daqueles que planeia antecipadamente construindo primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

O meu processo usual de criação de um MOC começa por experimentar digitalmente os primeiros esboços em Studio (antes era em LDD), para testar formas, dimensões e possibilidades de encaixe das peças.
Com a forma básica definida, passo a usar o MLCAD para conseguir detalhar a sequência da montagem (um parêntese para referir que gosto sempre de, no final, ficar com as instruções de montagem de cada MOC). 
Quando o modelo está já numa espécie de "versão beta", e usando agora o Studio para escolher as cores a utilizar, inicio então a montagem física. É aqui que surge a necessidade de alterações pontuais, que vou fazendo em paralelo com as próprias peças e no MLCAD, até finalmente dar o MOC como pronto. 



5 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

Os meus temas de eleição têm variado ao longo do tempo: já tive uma "fase" Racers, uma de comboios, uma de autocarros... Ultimamente, prefiro os temas BrickHeadz e Speed Champions; não só colecciono os conjuntos oficiais, como também neles me inspiro para os meus MOCs.

Brickheadz "Einstein", de João Campos, que foi usado pela própria LEGO para ilustrar o seu site.




6 - Qual o teu conjunto favorito? E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções? 

Não tenho propriamente um conjunto favorito. Dos que possuo - e tirando BrickHeadz e Speed Champions - gostei muito, por exemplo, de montar os Creator Ferrari F40 - 10248 e Ford Mustang - 10265.
Da mesma forma, não tenho uma peça favorita; naturalmente, tudo depende do MOC que estou a construir. Falta-me é sempre aquela peça de que necessito, na cor que pretendo! :)


7 -Tens algum construtor LEGO favorito?

Dentro da LEGO, admiro especialmente o Marcos Bessa e o Christopher Stamp (os "designers" principais dos "meus" temas...).
De entre os construtores de MOCs, destaco o Paweł "Sariel" Kmieć, o Petey Bird, o František Hajdekr, o "Jerry Builds Bricks" (desconheço o seu verdadeiro nome), para além de tantos outros...

Christopher Stamp



8 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?  

Sendo o modelismo automóvel outra das minhas paixões, estou sempre a magicar algum novo MOC de quatro rodas... Neste momento, em concreto mas em "banho-maria" à espera de ideias de praticabilidade, tenho um projecto de carro de corridas clássico em Technic.


9 – Como é a tua “oficina” LEGO?

Como o meu espaço de construção é muito limitado (chamo-lhe  "o cockpit"), tenho as caixas de peças (daquelas plásticas com divisórias) amontoadas junto a mim, e um tabuleiro junto do teclado do PC para manipular as peças. Um verdadeiro micro-espaço! :)

The Lone Ranger & Tonto, por João Campos


10 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções?

Tive uma conta nas MOCpages até estas acabarem. Anteriormente, usava o Brickshelf, mas o processo de publicação é algo complicado. Assim, actualmente uso o Tumblr, mas apenas como alojamento de fotos avulsas dos MOCs - nada de organizado.
Assim, tenho acabado por divulgar as minhas "obras" praticamente apenas no fórum da nossa LUG. 

Salvador Dali



11 – Fazes parte de alguma LUG?

Como referi acima, sou sócio da PLUG - Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO.


12- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

Daqui a dez anos, terei 76. Ficarei muito feliz se lá chegar, e mais ainda se continuar a construir MOCs! ;D


Obrigado João, e continuação de boas construções!

Comentários