À conversa com... Flávio Pereira Klivert

 


Hoje o nosso convidado é Flávio Pereira, de 30 anos e a viver actualmente em Torres Novas. É bombeiro voluntário e um dos seus temas LEGO de eleição é, lá está, City e a sua facção de bombeiros.

Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

Sou o Flávio Pereira, tenho 30 anos sou fã da LEGO desde os 6 anos de idade. Sou trabalhador fabril e bombeiro voluntário há mais de 15 anos


2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

A minha primeira memória com o LEGO foi por volta dos 5 / 6 anos quando ficava com os meus avós enquanto os meus pais iam trabalhar. Lembro-me dos dias passarem mais rápido junto do meu avô que foi quem me pôs o bichinho e vício do LEGO, na altura brincava com o do meu irmão e o meu avô conseguia ter o dom de me “prender” durante horas no LEGO a construir casas e camiões. Confesso que não era fácil pois sempre fui uma criança muito traquinas, heheh.



3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Sim , como quase todas as pessoas, foi uma altura em que perdi o interesse por volta dos 15 ou 16 anos. Regressei já em fase adulta em 2010, na altura fazia coleção de réplicas dos carros de bombeiros em metal, vendi tudo e dediquei-me só a fazer miniaturas de carros dos bombeiros em LEGO, apostando muito em mocs.

4 - És daqueles que planeia antecipadamente construindo primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

Curioso que por norma faço sempre um “brainstorm” ao ver fotos na internet para ter algumas ideias e juntamente com as minhas tentar algo que me satisfaça a 100%. Sou mais de ter as peças nas mãos e deixar as minhas ideias fluir para as peças. Por vezes as minhas ideias vêm da vivencia da realidade que vejo dos bombeiros em Portugal

5 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

Por norma foco-me mais nos temas City pois dá para enquadrar o meu tema “bombeiros” facilmente,  Sobre os temas, existem vários que gostava de ver a lego a produzir. Game of thrones é um dos que adorava e julgo que a lLEO iria ter um bom feedback quanto a essa temática.




6 - Qual o teu conjunto favorito? E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?

Quanto a conjuntos favoritos  são vários, um deles é o 42083 - Bugatti Chiron dos super carros que a lego construiu e o modular 10197 - Fire Brigade. Quanto a peças, gosto de diversificar nas peças que uso mas normalmente uso muito tiles para manter superfícies lisas e  mais elegantes.

42083 Bugatti Chiron, de 2018


10197 Fire Brigade, de 2009


7 -Tens algum construtor LEGO favorito?

Não se pode dizer que tenha um favorito porque não tenho...mas sigo alguns construtores. A nível nacional sigo vários, Tiago Catarino, DC junior, Nuno Caravaca, Nuno Taborda entre outros, são construtores muito bons nos detalhes das suas construções e ideias. Pela europa fora sigo por Facebook  alguns como David Kidd, Michal Simoník, Hugo Huang, em termos de detalhes são ótimos no que fazem. Mais sobre o tema de bombeiros sigo o stgolegofire via instagram, tem pormenores no contexto bombeiros muito semelhantes à realidade, identifico-me com as construções dele




8 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?  

Já há uns meses que ando a trabalhar na construção dos meus bombeiros com fardamento português super idêntico aos usados em Portugal para combate a fogos florestais.


9 – Como é a tua “oficina” LEGO?
Atualmente tenho um quarto dedicado só ao lego em que está dividido em duas partes. Na primeira parte do display, ocupando metade da cidade, está uma floresta a arder. Não está tudo montado devido ao espaço ser pouco. A segunda parte é dividida entre “oficina” e zona de arrumos para caixas e diversos. Na oficina tenho uma secretária de montagem , moveis de gavetas e caixas de arrumação transparentes. Como suport tecnológico uso por vezes um pequeno telemóvel com acesso a internet para ver algumas ideias de peças e ideias.




10 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções?
Para já vou partilhando algumas construções no Facebook pessoal e no instagram, mas para futuro estou a pensar abrir um canal dedicado só ao lego ondo irei fazer construções, aberturas de sets, partilhas de ideias , giveaways entre outras ideias.

11 – Fazes parte de alguma LUG?
Não ,durante um curto tempo fiz algumas exposições de lego com construtores nacionais brilhantes mas depois de algum tempo acabei por decidir seguir um caminho diferente .


12- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?
Vejo-me a passar tempo com/e a trocar ideias com os meus filhos e sobrinhos a fim de dar continuidade a este hobby com objetivo de aumentarmos esta cidade dos bombeiros como a chamamos cá em casa. Tenho um  filho de 8 anos e uma menina de 6 meses, e o mais velho já me ajuda muito nas construções e nas ideias, para já julgo que o “vicio” está implantado ,agora é deixa-lo brincar e criar por ele!


Obrigado Flávio, e continuação de boas construções!

 

Comentários