À conversa com... Sérgio Batista



Para muitos fãs de LEGO que estão atentos ao panorama deste hobby a nível nacional, o nome Sérgio Batista não é certamente desconhecido. Hoje vamos ficar a conhecer um pouco mais de um dos mais talentosos AFOLs portugueses, que se tem destacado pelas réplicas de comboios e locomotivas, mas que produz também excelentes construções de outras temáticas. Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com

1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

Sérgio Batista, 33 Anos de idade, gosto de brincar com Lego desde dos 3 anos de idade com algumas paragens "Dark Age" pelo meio.

2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

O Primeiro set que recebi que me lembro foi o 6675 Road & Trail 4 x 4 é a minha primeira memória de Lego, depois fui tendo outros Sets do tema City assim de carrinhos pequenos nos finais dos anos 90, em 92 comecei a apaixonar-me pelo Metroliner no catálogo, mas era demasiado caro na altura para os meus pais.


3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

Tive várias, a primeira a de adolescente, mas ainda me lembro com 15 anos de idade tentar replicar em Lego bandas que ouvia de metal na altura, os Sepultura. Depois com mudanças de casa o Lego foi ficando encaixotado e fui deixando para trás,a primeira Dark Age terminou aos 19 anos com Bionicles, sempre fui fã de Sci-fi de terror e Oriental, o 8591 - Rahkshi Vorahk lembrava-me um Xenomorph do Alien mas versão semi Mech como os animes japoneses. Foi o que me voltou a querer comprar Lego outra vez, não demorou muito a ter uma batelada de Bionicles e de fazer MOCs com eles. Já vendi ou ofereci ou troquei praticamente todos eles, quando me deu na cabeça ir eBay e finalmente adquirir um Metroliner em segunda mão mas completo. A partir daí lembrei-me que sempre gostei de comboios portugueses e pensei será que consigo fazer algum?... Foi o descalabro total... Tenho tido algumas paragens no Lego, tenho vários hobbys eles vão e voltam, com Lego não é exceção.


4 - És daqueles que planeia antecipadamente construindo primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Podes falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

Vai parecer estranho, mas quem me dera nunca ter de ligar o computador para planear seja o que for... Infelizmente ou felizmente a minha ligação ao Lego é 99% MOCs, o Lego para mim é na verdade apenas matéria para chegar ao fim de uma obra/objetivo, é como a tinta para um pintor ou madeira para um carpinteiro.
Mas a matéria neste caso não é assim tão fácil de obter então, passei a usar muito programas de construção digitais (LDD e atualmente Stud.io) para planear por falta de peças, e porque quando tenho uma ideia tenho uma ansiedade que não me deixa dormir (não estou a brincar neste ponto) e tenho de por a ideia em prática para ficar descansado.
Tenho tido muitas mais ideias que na verdade sou capaz de suportar em formato físico, devo ter cerca de 300 ou 400 MOCs digitais a aguardar a Luz do dia. Enquanto esperam, vou renderizando da forma mais realista possível para poder pelo menos ter uma forma de ver o resultado idêntico ao final acalmar a minha ansiedade criativa.




5 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

Como disse na pergunta anterior, vejo Lego como matéria, atualmente nenhum set ou tema me desperta atenção e prefiro ser eu a criar algo, do que comprar um produto final criado por outrem, no entanto gostei muito do 21311 - Voltron do Ideias.


6 - E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?

Hose 3mm de qualquer tamanho ou cor (eu corto-os e admito) e clips sejam em
barra, sejam em plate, seja em tile, sejam em tijolo. E por último tudo o que tenha Studs para os lados, sejam bricks, plates ou Brackets (tenho mais que uma e nenhuma delas são as rodas dos comboios)

7 -Tens algum construtor LEGO favorito?


O Eva 01 dele é a melhor coisa que já alguma vez vi na vida, feito com peças de Lego



8 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

Continuo a explorar a ferrovia nacional e vou fazendo um ou outro conjunto musical que gosto, volta e meia também "respondo" a alguns desafios fora da minha zona de conforto.



9 – Como é a tua “oficina” LEGO?
É um computador! E meia dúzia de peças ainda por organizar.




10 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções?

Na minha conta pessoal de Facebook raramente partilho coisas, o Flickr tem quase toda a minha coleção e o Instagram também costumo publicar muita coisa entre outros Hobbys que tenho.
Quem tiver curiosidade, Instagram.com/cletus_kassady



11 – Fazes parte de alguma LUG?

Já fiz, de várias, mas decidi seguir rumo sozinho ao meu próprio ritmo.


12- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

Gostava de ter 5% pelo menos de alguns projetos construídos em peças reais, nem que seja por outras pessoas que me tem comprado instruções.




13-Queres deixar algum conselho para quem se está a iniciar no hobby, nomeadamente na criação de construções originais?

Nas construções originais apenas é preciso ter um bocadinho de paciência, tudo o que faço é na base do "tentativa e erro" e raramente acerto à primeira.


Obrigado Sérgio pela disponibilidade, e continuação de excelentes construções. Quem quiser saber mais sobre as construções deste talentoso AFOL e adquirir algumas das suas instruções, podem contactá-lo via Facebook ou Flickr.




Comentários