À conversa com.... João Catarino




O entrevistado de hoje é João Catarino, fã de Classic Space e que construiu algumas dioramas muito interessantes de Space e Adventurers. Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

João Catarino, tenho 43 anos, sou barman e joguei basket federado durante muitos anos.

 

2- Qual é a tua primeira memória com LEGO? 

Tive o meu primeiro lego em 1980, era um 928 - Space Cruiser And Moonbase. Descobri depressa todas as possibilidades daquele brinquedo e apaixonei-me pela construção. E talvez por isso continue a gostar de classic space até hoje.



 

 3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby? 

A partir dos 15 anos, até aos 40, altura em que fui a casa dos meus pais e encontrei os meus antigos brinquedos em caixas na cave.

 


4 - És daqueles que planeia antecipadamente construindo primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo? 

Peças na mão e freestyle, sem dúvida, no entanto, alguns faço primeiro em digital.

 

5 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse? 

Sou fã do classic space, mas gosto de tudo o que é espaço e culturas ancestrais. Gostaria de um revivalismo de classic space e Adventures.

 

6 - Qual o teu conjunto favorito? E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções? 

928 - Space Cruiser And Moonbase e o 6990 - Monorail Transport System são os meus favoritos. Uso sempre tiles.

(6990 - Monorail Transport System)

 

 7 -Tens algum construtor LEGO favorito?

Masao Hidaka (fã de LEGO perito em Monorail) e Luciano Faustino (membro da PLUG)

 

8 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

A nível de construção pessoal, a minha mulher e eu estamos a começar a construir o universo do Harry Potter, um diorama azteca e um projecto miniscale da Ribeira do Porto. A nossa associação, da qual sou presidente, também tem um projecto Lego, a par com um município, para o ano de 2021, que abarcará vários construtores portugueses.




 

 9 – Como é a tua “oficina” LEGO? 

Vivo num apartamento, e a oficina é, neste momento um dos quartos. Um pouco caótica, com uma mistura de estilos, entre o meu, o da minha mulher e o da minha filha. Aguardamos neste momento a sede da nossa associação, para fazer uma oficina maior e mais produtiva.




 

10 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções? 

Não, as minhas construções são, normalmente partilhadas em grupos Lego das redes sociais, a partir da minha conta pessoal.


11 – Fazes parte de alguma LUG? 

Não.

 

12- Como te vês no hobby daqui a 10 anos? 
Quero continuar a trabalhar e a evoluir. Quem sabe o que o futuro nos reserva





Obrigado João pela disponibilidade, e continuação de excelentes construções. 

Comentários