À Conversa com fãs - Fernando Pimparel


Hoje falamos de Fernando Pimparel, de 49 anos e actualmente a residir em Bragança, que é presença assídua nas páginas de Facebook relacionadas com LEGO em Portugal, onde nos mostra regularmente as suas construções em LEGO


1 -Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

Olá.Sou o Fernando, tenho 49 anos e vivo numa pequena cidade do nosso Portugal, mais propriamente em Bragança. Sou um grande fã e coleccionador de LEGO,

 

2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

Esta minha paixão já vem dos meus 6 anos , ou seja desde que a minha mãe me ofereceu o primeiro set que foi o 540 - Police Units, tal como todas as crianças temos alguma admiração pelos sets de bombeiros , policia e hospitais e como tal o meu primeiro set foi mesmo esse lindo carro da policia e com uma minifigura. Em pequeno tinha um enorme fascínio pela construção e desde cedo comecei a tentar criar as minhas construções e guardava religiosamente desde pequenino as minhas pecinhas.

 

3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

O gosto por construir foi sempre aumentando , mas os tempos eram outros, os meus pais tinham outras prioridades o LEGO era caro, mas em todos os aniversários e Natal eram  sempre as minhas prendas… LEGO. Claro que depois temos a nossa dark age a fase da nossa adolescência em que passamos a ter outros gostos , o quereremos estar com os amigos o sair a noite e ainda no meu caso seguir uma carreira desportiva como profissional de futebol e como o meu tempo era escasso entre estudos, deporto, família e amigos , o LEGO foi ficando de lado, mas nunca perdendo aquela paixão e aquele desejo de um dia com o meu dinheiro poder ter muitas peças e contruir tudo que por vezes idealizava.

 

4 - Consideras-te construtor ou coleccionador? Se crias as tuas próprias construções, preferes planear antecipadamente construindo primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Podes-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo? Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO?

Depois de me casar e já com a minha vida organizada e com mais algum poder financeiro comecei novamente a comprar pequenos sets e ir coleccionando modelos que iam saindo com peças novas que já nos permitiam fazer construções mais pormenorizadas, passado uns tempos sai o primeiro modular, que não sei se insere na classe dos modulares, uns dizem que é da linha Factory, outros que é o primeiro modular, que foi o 10190 - Market Street e dai a iniciar novamente no mundo LEGO foi um passo. 

Sai logo de seguida o Café Corner e pronto começa ai a minha desgraça. Nessa fase que volto a entrar para coleccionar os sets que mais gostava conheço o Luis Baixinho e a Tânia, que em parte lhe devo muito do que tenho na minha colecção e informação que me iam dando e ajudando no que era possível. A partir desse momento segui uma linha que tal como todos os coleccionadores seguem, no meu caso foi o City, porque eu adoro criar cidades, edifícios e tudo que tem a ver com planos de urbanização. 

Para alem de construir sets a minha preferência vai sempre para a criação de algo novo, a internet através de grupos LEGO entre as mais diversas formas permite nos aprender alguma coisa, tirar ideia aqui e ali, para depois criarmos alguma coisa a nosso gosto. Por isso alem de coleccionador considero me construtor, mas curiosamente nunca o fiz de forma digital, prefiro ir pegando nas peças e ir construindo, alterando durante o processo de construção e ir alterando conforme as ideias com que me vão saindo. Para alem do tema City sou um grande fã das construções Technic porque nos permite perceber como na realidade funcionam muitos dos mecanismos nas diversas áreas de maquinarias.



 

5 -Tens algum construtor LEGO favorito?

No que respeita a construtores sempre fui um fã do Marcos Bessa, inclusive numa das minhas construções basiei-me numa construção dele, embora reconheça que neste momento existem muitos e bons construtores a nível Nacional, o próprio Luis Baixinho, Cesar (Soares), Tiago (Catarino) entre outos que nos deliciam com construções fabulosas. Por falar em construções adorava que a LEGO criasse um set com aquelas casas medievais que o Cesar tao bem constrói, que para mim tem uma beleza ímpar.

 

6 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO (não necessariamente construção)? Se sim, podes falar-nos dele?

Neste momento o projecto que tenho em mente é a criação de um edifício, neste caso um stand da Ferrari , mas ainda não tenho a ideia bem definida.

 

7– Como é a tua “oficina” LEGO?

Para as minhas construções e colecção tenho um espaço dedicado, onde também tenho todas as minhas peças devidamente organizadas em gavetas e com separador, onde estão por cores e por género de peça.

 





8 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções?

As minhas construções podem ser vistas na minha pagina do Facebook , que deixo aqui o link https://www.facebook.com/nandolego.pimparel/.

 

9 – Fazes parte de alguma LUG?

Não faço parte de nenhuma LUG, mas tenho alguns amigos que fazem parte dessas LUGs, com quem troco ideias e vamos falando, prefiro ser independente e ir mostrando aquilo que gosto de fazer. Prefiro observar ir a eventos, exposições mas nunca como participante, porque na realidade fazer uma exposição da muito muito trabalho e grande parte das pessoas não tem noção do que isso envolve.

 

10- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

Vejo me rodeado de uma grande cidade Lego , cheia de cor e iluminação porque acredito que a lego irá apostar na iluminação e novos módulos controlados por smartphones , para dar mais vida as construções. 

Agradeço a vocês esta oportunidade de dar a conhecer mais um pouco de mim a todos os fãs lego, muito obrigado


Obrigado nós Fernando, e continuação de boas construções.
Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com

Comentários